segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

IDW LANÇA EDIÇÕES "DIVERGENTES" EM MARÇO DE 2016



                A IDW Publishing vem obtendo nos últimos tempos vários êxitos com sua linha de quadrinhos licenciados, onde detém atualmente os direitos de publicação de várias séries famosas e muito conhecidas da cultura pop. E, no mês de março de 2016, a editora irá lançar alguns destes títulos em edições especiais, com histórias fechadas, mostrando os personagens destas séries em uma linha de tempo onde os acontecimentos tomaram outro rumo, e portanto, conduziram a outra face da realidade normalmente conhecida. Parece familiar, não? E não é para menos: a IDW estará repetindo o feito conduzido pela editora Dynamite Entertainment, que no mesmo mês de março deste ano, lançou edições com temática similar com alguns de seus personagens, no que chamou de linha "Altered States" (Estados Alterados, em português), colocando os personagens Sombra, Doc Savage, Vampirella, e Red Sonja, em uma nova realidade completamente diferente.
                A idéia foi inspirada nas séries "What If" e "Elseworlds", linha de histórias produzidas há anos pela Marvel e DC Comic, mostrando realidades alternativas onde fatos-chave da história de seus personagens ocorreram de modo diferente, conduzindo a versões completamente diferentes da realidade "oficial", levando os leitores e fãs a conhecerem outras linhas temporais onde a vida de seus heróis sofreu mudanças em virtude, por vezes, de detalhes mínimos ocorridos em suas vidas. No caso da empreitada da Dynamite, eram na prática novas versões dos personagens, ambientadas em uma realidade completamente diferente de suas versões originais.
                Agora, é a vez da IDW lançar a sua própria versão de realidades e linhas de tempo alternativas, no que a editora estará identificando cada um dos títulos com a palavra "Deviations" (Desvios, ou divergentes, em português). Serão ao todo 5 títulos, das seguintes séries, ao preço de US$ 4,99, com as histórias a seguir relacionadas:

# DEVIATIONS: Ghostbusters: Em um mundo onde os conhecidos Caça-Fantasmas enfrentaram o temível demônio Gozer, os intrépidos perseguidores de entidades sobrenaturais jamais chegaram a cruzar os raios de suas pistolas de prótons no combate decisivo contra o demônio, seguindo as recomendações de Egon, devido ao extremo perigo que isso acarretaria, e portanto, nunca foram capazes de destruir Gozer ou sequer fechar o seu portal dimensional. Agora, 31 dias após aquele fatídico encontro, a cidade de Nova Iorque encontra-se no mais completo caos e ruína, sendo governada pelo punho adocicado de Stay Puft, o gigante de marshmallow. Como nossos heróis reagirão a essa situação? Haverá algum meio de salvar a cidade e desfazer todo o mal causado? O roteiro é de Kelly Thompson, com arte de Nelson Daniel, que também assina a capa.

# DEVIATIONS: X-Files: A verdade está lá fora! Em um mundo onde o jovem Fox Mulder foi abduzido por alienígenas e nunca mais retornou, uma outra Mulder iniciará uma cruzada silenciosa pela busca de toda a verdade. Conheça Samantha Mulder, uma crente que não se deixará deter por nada em sua busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu irmão, o que a levará a integrar a agência do FBI, onde travará uma luta para descobrir quais verdades são divulgadas, e quais são as que nunca são divulgadas. Samantha será igual ao seu irmão Fox na busca pelo seu objetivo, ou terá sua própria maneira de buscar a verdade, através da seção dos Arquivos X do FBI? E como Dana Scully irá se relacionar com Samantha? O argumento desta edição é de Amy Chu, com desenhos de Elena Casagrande e Silvia Califano, com capa de Cat Staggs.


# DEVIATIONS: G.I. Joe: Em um mundo onde a nefasta organização Cobra dominou o mundo, nosso planeta se encontra plenamente subjugado às leis ditatoriais impostas pelo Comandante Cobra. Tão subjugado que, ansioso para demonstrar a força que possui, e mostrar aos bilhões de pessoas do planeta que desafiar a ordem estabelecida é totalmente inútil, ele decide dar uma chance a um grupo de desafiar o poder que possui, a fim de divertir-se e poder esmagar seus adversários uma vez mais, além de aliviar um pouco o seu fardo de governar o mundo inteiro. Um grupo de renegados conhecidos pelo nome daquela que já foi a maior organização de defesa militar dos Estados Unidos, a G.I. Joe. Poderão estes rebeldes fazer algo para abalar, ou colocar em xeque o poder exercido pelo Cobra sobre toda a humanidade? Roteiro de Paul Allor, com desenhos de Corey Lewis, que também faz a capa da edição.

# DEVIATIONS: Teenage Mutant Ninja Turtles: Um acidente com material radioativo transformou as vidas de quatro pequenas tartarugas, conferindo-lhes um corpo humanoíde, bem como a capacidade de inteligência e raciocínio. Treinados pelo mestre Splinter, estas jovens tartarugas tornaram-se o mais novo grupo de super-heróis de Nova Iorque, enfrentando os mais diversos perigos. Mas, o que acontece quando estes jovens são confrontados e capturados pelo temível Destruidor, sofrendo uma lavagem cerebral que os transforma completamente em seus discípulos, esquecendo as noções de justiça e honra ensinadas pelo mestre Splinter? O que era para ser uma força da justiça acaba se transformando em uma ameaça ainda mais nefasta sob o comando daquele que é o seu maior e mais terrível inimigo. Com o mal se espalhando pela cidade, Splinter decide que precisará reunir um grupo para ser treinado e salvar Nova Iorque da ameaça do Destruidor e tentar resgatar as tartarugas ninjas do controle do vilão, mas quem irá compor esse grupo, e como eles poderão enfrentar as forças do inimigo? O argumento é de Tom Waltz, com arte de Zach Howard, que também faz a capa da edição.

# DEVIATIONS: Transformers: No ano de 2005, um ataque impiedoso dos Decepctions a Autobot City, na Terra, resultou na morte de inúmeros autobots, inclusive na de Optimus Prime, seu grande lider. Esse evento, e a ameaça desencadeada pelo monstruoso Unicron levaram os autobots a uma situação quase terminal, onde Hot Rod foi alçado à condição de novo líder da facção transformer, assumindo a identidade de Rodimus Prime, e usando o poder da Matriz da liderança para destruir o gigantesco planeta assassino. Mas, estamos em um mundo onde Optimus Prime não tombou na batalha de Autobot City. No momento onde um cairia e o outro ficaria de pé, foi Optimus que caiu. Mas e se acontecesse o contrário? Optimus ficou em pé, mas poderá agora o grande líder dos autobots estar à altura do desafio de enfrentar o poderoso Unicron, da mesma maneira que Rodimus fez, ou os acontecimentos tomariam outro rumo inesperado, onde Unicron sairia vitorioso da contenda, e com isso, condenando não apenas Cybertron, mas também a Terra? O roteiro é de Brandon Easton, com arte dos brasileiros Marcelo Matere (capa) e Priscilla Tramontano (desenhos da história).

                Chris Ryall, editor-chefe da IDW, explica que este projeto é a chance de oferecer aos fãs destas séries uma resposta aos mais variados debates que são feitos sobre a história dos personagens, sobre o que poderia ter acontecido de alguns dos fatos tivessem ocorrido de outra maneira. "Eu sempre fui um grande fã de uma história de Frank Miller na série 'What If' (O Que Aconteceria Se...?), intitulada 'O que aconteceria se Elektra não tivesse morrido?'. Na maioria daquelas histórias, as histórias quase sempre terminaram muito pior para os personagens do que na continuidade oficial. Eram coisas grandes e explosivas nos quadrinhos mostrando aos leitores coisas como 'Viram? Foi muito melhor a Fênix ter morrido', porque tudo geralmente terminava muito mal. A história de Elektra de Miller, não foi tanto, mas ele levou as coisas completamente em outra direção, e lidou com tudo isso de forma única. Nosso objetivo aqui é nos esforçarmos para fazer destas edições histórias com fatos que sejam surpreendentes, com coisas inesperadas. E quem sabe, se eles fizerem isso bem o suficiente, talvez eles possam nos levar para uma série inteiramente nova desta linha do tempo divergente". A afirmação de Ryall indica que, dependendo da repercussão destas histórias, pode até ser desenvolvido um projeto para explorar estas novas realidades que serão mostradas. Caberá aos leitores e fãs darem o seu devido apoio para que o projeto vá além destas 5 edições.
                Kelly Thompson, que assina o argumento da edição dos Caça-Fantasmas, explica que é uma grande fã das histórias de realidades alternativas, e amava os Caça-Fantasmas desde que era pequena, então foi muito divertido participar deste projeto e conseguir fazer algo diferente com eles neste tipo de história. O sentimento é mútuo com o desenhista Nelson Daniel: "Os Caça-Fantasmas são meus heróis de infância, eles têm armas e veículos muito legais, e estou muito feliz por fazer parte deste time e desenhar esses grandes personagens. Quem não o faria? Eu amo o Ecto-1, o Stay Puft, e Sigourney Weaver, onde mais você pode obter tudo isso junto?".
                O sentimento é similar para Brandon Easton, que assina o texto da edição de Transformers: " A idéia que nós começamos a espreitar de uma continuidade diferente onde os eventos tomaram um outro rumo e toda uma nova realidade nasce é difícil de resistir. Em Transformers, nós especulamos sobre um dos maiores momentos da história da série - A morte de Optimus Prime vista no filme de 1986. A história explora os eventos da cronologia original da Geração Um de Transformers, e o que aconteceria se Optimus Prime não tivesse sido gravemente ferido por Megatron em sua batalha fatídica em Autobot City. Qualquer um que conheça o filme e as histórias subseqüentes da terceira temporada da série de TV clássica sabe que a morte da Optimus foi um ponto central na saga, e se ele tivesse sobrevivido, um panorama totalmente divergente e complexo de dominós passam a cair de forma completamente irregular. Ficamos então com um universo que se desviou da cronologia original de uma forma muito interessante. Em outras palavras, o foco é 'O que aconteceria se Optimus Prime tivesse sobrevivido?', completa. Para Priscilla Tramontano, que faz a arte da história, foi sua chance de trabalhar com os Transformers clássicos da série G-1: "Eu lembro de assistir o filme quando era criança e fiquei devastada pela morte do Líder Optimus; foi um choque para mim ver um personagem de desenho animado morrer!".
                Para a história das Tartarugas Ninjas, o roteirista Tom Waltz afirma que precisou "ir para o lado negro da força" para desencavar um aspecto sombrio dos personagens como os leitores nunca viram antes. Ao mesmo tempo, isso impõe um dos mais difíceis e duros desafios que o mestre Splinter já teve em toda a sua vida, que irá exigir toda a sua força e disciplina: tentar salvar aqueles que são como seus filhos do controle a que estão submetidos pelo Destruidor, antes que o pior seja necessário, o que inclui até matar o jovem quarteto de tartartugas ninjas. Para o vilão, mesmo a conquista de Nova Iorque não é o maior de seus objetivos: ele quer acima de tudo vingança contra Splinter, e que maneira melhor de fazer isso do que usar Michellangelo, Donatello, Leonardo e Raphael contra seu próprio sensei?
                Para Paul Allor, que escreve a história da edição "Deviations" de G.I. Joe, a grande premissa é o que o Cobra faria depois de conquistar o mundo. Toda a série foi centrada nos esforços da organização terrorista liderada pelo Comandante Cobra de obter o domínio de nosso planeta. E nesta realidade divergente, eles conseguiram seu maior intento. E depois? Como o Cobra, cujos talentos sempre foram voltados para a conquista e o combate, irá se portar tendo de administrar o seu território conquistado? "Eles teriam que lidar com infra-estrutura, educação, saúde, energia renovável. O Cobra precisaria passar de uma insurgência para uma burocracia. E é sobre isso que esta história trata", afirma. E por incrível que pareça, o Comandante Cobra começa a ficar entediado desta função, começando a sentir saudade dos tempos em que simplesmente desafiava o mundo para impôr sua vontade. Ele conseguiu sua vitória, mas começa a sentir-se na verdade mais derrotado do que nunca.
                Para os fãs destas séries, será uma experiência interessante de acompanhar seus personagens favoritos nestas realidades divergentes, e conhecer um panorama completamente novo, e por que não dizer, talvez mais preocupante e estarrecedor do que a realidade "oficial". E, quem sabe, o projeto possa ser desenvolvido para explorar estes novos universos em seus novos parâmetros, o que certamente seria muito bem-vindo por vários fãs destas séries. Aguardemos o desenrolar destes acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário