terça-feira, 15 de dezembro de 2015

ABRIL LANÇA ESPECIAL DE 90 ANOS DO BAFO DE ONÇA



                A Editora Abril continua lançando edições temáticas e especiais mais do que bem-vindas com a turma de personagens da Disney. Depois de lançar 3 novas edições encadernadas em capa dura e acabamento de luxo nas bancas recentemente, neste mês de dezembro, a editora lançou uma edição dedicada a um dos vilões mais populares da história, ninguém menos do que João Bafo de Onça, um dos maiores inimigos do Mickey, que está completando nada menos do que 90 anos de sua primeira aparição nos quadrinhos.
                BAFO DE ONÇA - 90 ANOS, é uma edição em formatinho, com cerca de 308 páginas, ao preço de R$ 16,90, e traz histórias de diversas fases do personagem, reconhecido como o mais antigo vilão do universo Disney, desde sua primeira aparição, quando ele nem tinha ainda suas feições bem definidas, até os dias atuais, quando se consagrou como um dos maiores vilões do Universo Disney, e dividindo com o perverso Mancha Negra o posto de maior inimigo das aventuras de Mickey, além de ter servido de vilão nas histórias de vários outros personagens. A edição traz cerca de 15 histórias, com direito a algumas inéditas, publicadas no Brasil pela primeira vez. Acompanha a edição 3 textos de Marcelo Alencar, explicando a história do personagem, e suas diferentes e versáteis facetas, criadas pelos artistas nacionais e italianos.
                Identificado nos dias de hoje como um dos principais vilões das histórias do Mickey, João Bafo de Onça surgiu antes do famoso camundongo criado por Walt Disney. Sua primeira aparição ocorreu numa série criada por Walt e seu irmão Roy chamada "Alice Comedies", produção que mesclava desenho animado com pessoas reais, no 13° episódio, que foi criado e exibido nos cinemas em maio de 1925, com o nome de Bootleg Pete. Apenas 3 anos depois, em 1928, o personagem teria seu primeiro encontro com o Mickey, em um dos desenhos do novo personagem de Walt Disney, e nessa época, seu nome já era Black Pete. De início, o vilão possuía uma perna de pau, e um visual bem diferente do atual, mas muito distinguível para quem conhece o personagem. Em 1930, ele teria sua primeira aparição nos quadrinhos, na história "O Vale da Morte", presente nesta edição especial dos 90 anos do personagem, que dali em diante nunca mais pararia de atazanar os demais personagens Disney, não se limitando apenas ao Mickey, mas também importunando o Pato Donald, Tio Patinhas, entre outros.
                No Brasil, o personagem não demorou a aparecer nos títulos Disney que a Abril passara a publicar na década de 1950, sendo chamado inicialmente de Pete Perna de Pau, numa referência mais fiel a seu nome original em inglês, mas não demorando a ganhar um nome nacional, providenciado para que melhorasse a identificação do personagem junto ao público leitor tupiniquim. E assim, o personagem ganhou o nome brasileiro de "João Bafo de Onça", e foi um nome que pegou pra valer. E não demorou também até o personagem ser usado nas histórias criadas por autores nacionais no Estúdio montado pela Abril para ilustrar os títulos lançados pela editora, colocando o malfeitor em situações pra lá de inusitadas, como enfrentando o Morcego Vermelho em seus golpes, e até comandando um grupo de cangaceiros em uma aventura do Zé Carioca, histórias essas que estão republicadas nesta edição especial que a Abril está lançando. Desnecessário dizer que, em sua carreira de vilão, Bafo já aprontou os mais indizíveis golpes e tramóias, apresentando-se nas mais variadas identidades, de empresário picareta, pirata, batedor de carteiras, assaltante de bancos, etc, algumas vezes até participando de planos conjuntos com outros vilões de Patópolis, o que não o impediu de se dar mal como sempre acontece nas histórias. Um personagem que mostrava sua versatilidade a toda prova, servindo como vilão de um grande número de situações e confrontando os mais diversos antagonistas, fossem os desastrados Morcego Vermelho ou Superpateta, ou o determinado Tio Patinhas. Em todas estas situações, Bafo mostrava ser um bandido "pau para toda obra", garantindo a diversão das aventuras em que participava.
                Em tempos recentes, o vilão ganhou destaque até nas animações produzidas pela Disney. Em Ducktales, Bafo aparece em um dos episódios, mas sem ser exatamente o vilão da história, enquanto em outra aventura, é ele quem dá trabalho para o Tio Patinhas e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho, e Luisinho. Nos anos 1990, na série animada Turma do Pateta, Bafo dá o ar da graça como o vizinho mal-humorado que tem que aguentar as trapalhadas do Pateta, mas sem ser um bandido ou vilão propriamente dito. Nos quadrinhos mais recentes, o personagem ganhou até uma família, e uma noiva, Tudinha, que volta e meia dá uma mão ao amado nos seus golpes, ou apenas aparece como uma garota apaixonada pelo Bafo, não importando se ele é um bandido ou não.
                Completando 90 anos de sua primeira aparição, João Bafo de Onça continua em plena forma praticando suas pilantragens, seja contra quem for o herói da história em que participa, mostrando sua popularidade e carisma, ora se apresentando como um vilão realmente maldoso, ora se comportando como um bandido atrapalhado que só se dá mal. Portanto, nada mais natural que seja merecedor desta edição especial em que são comemoradas suas 9 décadas de existência, em mais um bom lançamento que a Abril faz nas bancas nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário