quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PIXEL LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL COM AS TIRAS DE FLASH GORDON




                A Pixel Media tem trazido para os leitores nacionais diversas edições resgatando personagens clássicos dos quadrinhos nos últimos tempos. Recruta Zero, Garfield, Hagar, Fantasma, e Mandrake, foram apenas alguns dos títulos que a editora soltou nas bancas em tempos recentes, em edições com excelente acabamento gráfico e dotadas de textos explicativos sobre os personagens e as histórias trazidas em cada edição.
                E agora, mostrando que não está mesmo para brincadeira quando o assunto é regatar material clássico das HQs, a Pixel Media se prepara para lançar o álbum FLASH GORDON NO PLANETA MONGO, edição no formato 28 x 25,3 cm, com direito a capa dura, e um total de 208 páginas, reproduzindo fielmente o primeiro volume de uma série produzida pela editora Titan Books que está relançando todas as páginas dominicais de Flash Gordon criadas por Alex Raymond, criador do personagem, e Don Moore.
                Este primeiro livro da série traz a coleção completa das páginas de tiras do herói espacial, publicadas nos jornais americanos nos anos de 1934 a 1937, e apresentam ao leitor as primeiras aventuras de Flash Gordon contra a ameaça do perverso tirano Ming, do Planeta Mongo, além de encarar vários outros perigos do mundo alienígena. O preço do álbum é de R$ 89,90, e já está disponível em pré-venda nas gibiterias e livrarias, com data de lançamento prevista para o dia 12 de dezembro.
                A coleção foi iniciada pela Titan Books em setembro de 2012, e de lá para cá já soltou vários volumes republicando na íntegra as tiras de jornal do personagem. O segundo volume, intitulado "O Tirano de Mongo", compila as tiras dominicais lançadas entre 1937 e 1941; a seguir, veio o volume "A Queda de Ming", com as tiras de 1941 a 1943, todas desenhadas por Alex Raymond. E agora no próximo ano começará a lançar os volumes compilando as tiras diárias de jornal do herói, que começaram a ser publicadas em 1940, desenhadas pelo artista Austin Briggs.
                As aventuras de Flash Gordon fizeram grande sucesso, a ponto de em 1936 a Columbia Pictures produzir um seriado de ação com o personagem, que foi interpretado por Larry "Buster" Crabbe, que também fez sucesso entre os fãs do herói, a ponto de ganhar novos seriados em 1938 e 1940, sempre com Crabbe no papel título. Alex Raymond, apesar do sucesso do personagem, precisou interromper sua carreira artística em 1944, quando acabou convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Após o fim do conflito, o artista retomou sua carreira, mas veio a falecer cedo, aos 46 anos, em 1956. As aventuras de Flash Gordon, contudo, seguiram adiante, com vários outros artistas assumindo as histórias do herói espacial, como Mac Raboy, Dan Barry, ente outros.
                Em fins dos anos 1970, o herói ganharia uma série animada produzida pela Filmation, que foi muito apreciada pelos antigos fãs e conquistou muitos outros, sendo considerada até hoje a melhor produção animada estrelada pelo personagem. No Brasil, essa série foi exibida pela TV Globo, conquistando muitos fãs. Em 1980, Flash Gordon ganharia um filme para cinema, estrelado pelo ator Sam Jones como o herói, e Max Von Sydow como o perverso Ming, o Impiedoso. O filme não foi nenhuma maravilha, se destacando mais pela música-tema do grupo Queen do que pela história e produção propriamente ditas. Alguns anos depois, Flash Gordon voltaria a aparecer em uma nova produção animada, como integrante do grupo Defensores da Terra, que reunia também o mágico Mandrake, seu amigo Lothar, e o Fantasma, que se uniam para impedir que Ming conquistasse a Terra.
                Nos anos 1990, o herói voltaria a ganhar nova animação, agora em versão adolescente. Em tempos recentes, saíram novas produções seriadas com o personagem, mas nada que ganhasse muito destaque. Nos últimos anos, o personagem ganhou novas aventuras em quadrinhos pela Dynamite Entertainment, atual detentora dos direitos do herói. E, para os fãs brasileiros, que há algum tempo não tinham oportunidade de ver os quadrinhos do personagem, desde o último álbum publicado pela editora Kalaco, nada melhor do que matar a saudade nesta bela edição que está sendo lançada pela Pixel no mercado nacional.
                “Nos últimos anos, nos dedicamos ao relançamento de grandes clássicos dos quadrinhos americanos, personagens incríveis criados por Lee Falk, Phil Davis, Ray Moore, Dik Browne e Mort Walker, dentre outros. É com muito orgulho que nos debruçamos agora sobre os personagens e a obra de Alex Raymond. Para isso escolhemos essa coleção completa da Titan Books“, afirmou Daniel Stycer, editor-chefe da Pixel Media.
                Um detalhe interessante é que, para manter a qualidade dos diálogos dos longos textos e balões, tudo foi traduzido e pintado digitalmente, letra a letra, sem interferir na imagem, a fim de manter a integridade da bela arte de Alex Raymond, em um trabalho realizado pelo pessoal da Editora Criativo. Os leitores poderão conferir como ficou o resultado. Por enquanto, essa é a apenas a primeira edição de Flash Gordon que a Pixel lançará, e se tudo correr bem, a chance da editora lançar os demais volumes será bem real. Dependerá unicamente do apelo que o clássico herói espacial terá junto aos seus antigos leitores, e à conquista da atual geração. Trata-se de um material excelente, e que é praticamente desconhecido da grande maioria dos atuais fãs de quadrinhos nacionais, merecendo ser lido por todos que amam histórias na arte sequencial. Que os demais volumes possam ser lançados por aqui também. E parabéns à Pixel por mais esta bela iniciativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário