quarta-feira, 25 de novembro de 2015

MAIS "CAVALEIRO DAS TREVAS" CHEGANDO POR AÍ




               Uma das histórias mais emblemáticas dos quadrinhos, "Cavaleiro das Trevas" (The Dark Knight Returns), minissérie produzida por Frank Miller nos anos 1980, e que redefiniu o perfil do Batman nos quadrinhos, ainda está longe de terminar sua jornada, no que depender da DC Comics. Está chegando agora às comic shops americanas a continuação da aclamada obra, em que pese sua primeira continuação, na década passada, não ter feito juz à fama e qualidade da primeira minissérie. Muito pelo contrário, os leitores não gostaram da continuação da história, considerando-a mais uma produção caça-níqueis levada a toque de caixa pela DC Comics, do que uma história séria continuando os eventos vistos nos anos 1980.
                Aliás, desde que foi anunciada a produção de mais uma continuação, há meses atrás, novamente os fãs estão com o receio de que a nova minissérie, batizada de DARK KNIGHT III: THE MASTER RACE, seja mais uma história a não merecer o título que carrega. Desta vez, será uma minissérie em 8 partes, com periodicidade mensal, ao preço de US$ 5,99, e o primeiro número chegou às comic shops dos Estados Unidos neste último dia 25 de novembro. Frank Miller ainda assina o roteiro, em parceria com Brian Azzarello, enquanto a arte ficará a cargo de Andy Kubert e Klaus Janson. Pelo menos, isso deve livrar Miller parcialmente de novas críticas dos leitores, uma vez que eles não acharam apenas a história da parte II fraca, mas detestaram também a arte produzida pelo artista naquela minissérie, onde tinham opinião unânime de que Miller já tinha feito coisa muita melhor em sua carreira.
                O maior número de edições da nova minissérie sugere que a nova história a ser contada terá um espaço de desenvolvimento maior. Mas, na verdade, será um espaço apenas um pouco maior, uma vez que a minissérie original, de 1986, tinha 4 partes com histórias de 52 páginas, totalizando então 208 de quadrinhos. Agora, serão 8 edições, mas com 28 páginas cada uma, totalizando 224 páginas. Mas os leitores se perguntam se este "retorno" de Cavaleiro das Trevas trará o velho Frank Miller de volta, com o talento e desenvoltura que ele mostrou na minissérie original, e em outras séries, como Demolidor e Elektra, ou se o artista agora vive à sombra de seu passado artístico. Seja como for, todos concordam que "Cavaleiro das Trevas" deixou de ser uma obra autoral, uma vez que Miller não está mais sozinho nesta empreitada. Se vai ser bom ou ruim, só se saberá com a conclusão deste novo arco, que teve muitíssimo poucas informações divulgadas a respeito da história a ser contada, além do fato de que esta nova história será centrada mais nos personagens femininos da mitologia do Universo DC, e ocorrendo cronologicamente 3 anos após os eventos mostrados em "Dark Knight Strikes Again", a segunda minissérie, que foi lançada em 2001. Os leitores desta nova minissérie ainda terão um bônus: cada edição trará uma segunda história, focada em um dos personagens do universo de "Cavaleiro das Trevas", com 16 páginas de duração cada.
                Enquanto isso, aqui no Brasil, Frank Miller será o convidado de honra da Comic Con Experience 2015, e a Panini Comics irá aproveitar a ocasião para reimprimir as duas minisséries de Cavaleiro das Trevas lançadas até aqui. Trata-se de uma reimpressão da edição definitiva lançada há alguns anos atrás, com capa dura com nova arte, com um total de 516 páginas, com direito a vários extras. Esta reimpressão estará sendo oferecida pelo preço de R$ 94,00.
                E a saga de "Cavaleiro das Trevas" não vai acabar por aqui. Em entrevista recente, Frank Miller já anunciou que irá haver uma quarta minissérie, e que nesta próxima aventura, ele voltará a cuidar tanto da arte quando argumento, tendo deixado a entender que, apesar de sua participação nesta terceira minissérie que acaba de ser lançada, a história conterá mais a visão de Brian Azzarello do que a sua própria. A produção da nova aventura deverá começar apenas em 2016, e ainda não há nenhuma expectativa de quando será lançada, e o artista declara estar entusiasmado para começar os trabalhos o quanto antes. Até então, especulava-se que a nova terceira minissérie deveria ser mesmo o capítulo "final" de "Dark Knight", que se tornaria uma trilogia. Mas que agora virará uma quadrilogia.
                O entusiasmo de Miller é uma boa notícia para os fãs de quadrinhos, uma vez que nos últimos meses circularam pela internet fotos do artista onde o mesmo é mostrado estando com sua saúde bem debilitada, extremamente magro e abatido. Tudo indica que Miller esteja mais recuperado da saúde, e os fãs esperam que ele volte a mostrar a velha classe nestas novas continuações de Cavaleiro das Trevas. E Miller garante que haverá grandes surpresas nesta quarta parte. Esperemos que ele consiga cumprir com sua promessa, pois quando se trata de um artista de seu renome, as expectativas dos leitores sempre são mais elevadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário