domingo, 8 de novembro de 2015

LANÇADO LIVRO COM OS SEGREDOS DE "DE VOLTA PARA O FUTURO"



                Neste mês de outubro de 2015 foram comemorados os 30 anos de lançamento do primeiro filme da trilogia cinematográfica "De Volta Para o Futuro", e o mês foi marcado por lançamentos especiais para celebrar a data, entre os quais o relançamento no mercado de vídeo da trilogia, em edições especiais (que no caso da edição nacional deixaram bastante a desejar, mal passando de edições requentadas de lançamentos anteriores), enquanto nos Estados Unidos a IDW Publishing está lançando uma minissérie com histórias adicionais sobre os acontecimentos mostrados nos filmes. E aqui no Brasil, os fãs das aventuras de Marty McFly e o Dr. Emmet Brown ganharam nada menos do que um livro trazendo todos os detalhes e segredos dos filmes e sua produção.
                O livro de chama DE VOLTA PARA O FUTURO - OS BASTIDORES DA TRILOGIA, e chegou às lojas e livrarias (físicas e virtuais) no último dia 21 de outubro, a data do futuro para onde Marty, sua namorada Jennifer, e o Dr. Brown viajaram no início do segundo filme. De autoria de Caseen Gaines, o livro tem capa dura, com 248 páginas (o miolo da obra é todo em preto e branco, apenas as capas e primeira e última página internas são coloridas), pelo preço de tabela de R$ 64,90. O lançamento é da editora Darkside Books, e trata-se da mais completa obra já lançada sobre a produção estrelada por Michael J. Fox e Christopher Lloyd, que arrebataram milhões de fãs no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
                O futuro é agora! Portanto, prepare-se para se deleitar com este livro oficial sobre os bastidores da Trilogia. Como diria o Dr. Brown, "O futuro está de volta". Há 30 anos, Marty McFly fazia sua primeira viagem no tempo, a bordo de um DeLorean na produção dirigida por Robert Zemeckis tendo Steven Spielberg na retaguarda. Sem que soubéssemos, tinha início ali uma das maiores trilogias de toda a história do cinema. "De Volta para o Futuro" tornou-se um marco da cultura pop, conquistando gerações de fãs leais a cada reprise, fosse na TV ou nos relançamentos no mercado de vídeo, passando pelo VHS aos Blu-rays. Portanto, para comemorar o 30º aniversário da saga que reinventou a ficção científica, com boas doses de humor e aventura, a DarkSide Books acerta em cheio no timming de lançar este livro, imperdível para qualquer "geek" que se preze. "Santo Deus!", diria o Dr. Brown, certamente.
                E os leitores vão encontrar praticamente de tudo nesta obra, que traz de brinde um marcador de página no formato do hoverboard, o skate voador que Marty ganha no futuro. A obra, que foi lançada em junho deste ano nos Estados Unidos, sob o título "We Don't Need Roads: The Making of the Back to the Future Trilogy" ("Nós Não Precisamos de Estradas: O Making Of de 'De Volta Para o Futuro'), ao preço de US$ 17,00, o livro fez furor entre os fãs americanos, por se mostrar a obra mais completa já produzida até hoje sobre a trilogia De Volta para o Futuro, além de ser uma verdadeira aula sobre cinema. O livro foi resultado de um grande trabalho de pesquisa, e para conseguir reunir informações exclusivas sobre tudo relacionado aos filmes, muitas praticamente desconhecidas até mesmo para alguns integrantes que trabalharam na produção dos filmes, Caseen Gaines, o autor, levou praticamente 20 meses de pesquisa, além de ter realizado mais de 500 horas de entrevistas com inúmeras pessoas da equipe técnica, elenco e fãs do filme. Não faltaram o diretor Robert Zemeckis, o produtor e co-roteirista, Bob Gale, o insubstituível Christopher Lloyd (Dr. Emmet Brown) e até mesmo Huey Lewis, autor de "Power of Love", que foi a canção-tema do filme de estréia, e todos relembraram, com detalhes, como a saga ganhou vida. Críticos de cinema, documentaristas e fãs dedicados também ajudaram a enriquecer o conteúdo do livro.
                Entre as muitas curiosidades que foram desvendadas por Caseen Gaines estão os verdadeiros motivos que levaram Zemeckis a demitir Eric Stoltz, o primeiro ator a interpretar McFly diante das câmeras, e substituí-lo por Michael J. Fox; por que o filme quase se chamou O Homem de Plutão; como Chuck Berry quase sabotou o solo de guitarra de Marty; ou ainda, por que a velocidade necessária para o DeLorean viajar no tempo é de 88 milhas por hora? Todas essas perguntas, e muitas outras, serão respondidas nesta obra, que mereceu elogios até do alto escalão de produção dos filmes, como Bob Gale, que afirmou que "Caseen Gaines escreveu uma história irresistível sobre nossa trilogia. Ler seu livro foi como realmente voltar no tempo. E ainda descobri casos que nem eu mesmo sabia!"
                A edição brasileira, por sinal, possui uma capa melhor do que a edição original americana, que é tomada pelo título da obra em letras garrafais, ocupando quase todo o espaço, por sobre um desenho minúsculo da traseira do DeLorean acelerando fundo para cruzar a barreira do tempo. A capa nacional, além do efeito metalizado no logo do filme-título, apresenta um visual lateral do DeLorean, com o efeito de chamas que o veículo solta no asfalto quando cruza a barreira do tempo, dividida entre a frente e as costas do livro, formando uma única imagem (com exceção da lombada, permeada pelos raios de Hill Valley do primeiro filme).
                Nos últimos tempos, as editoras nacionais vem percebendo que há um bom mercado potencial para livros deste tipo no nosso país, algo que já existe há muito tempo nos Estados Unidos, e a Darkside está de parabéns por trazer esta obra em tão pouco espaço de tempo após seu lançamento nos Estados Unidos, aproveitando o momento da comemoração dos 30 anos da trilogia, numa oportunidade de marketing muito bem feita. Os fãs agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário