domingo, 18 de outubro de 2015

"MINICOMICS" DE HE-MAN EM EDIÇÃO ESPECIAL NOS EUA



                Um dos maiores sucessos dos anos 1980, a série "He-Man e os Mestres do Universo" são lembrados até hoje por uma imensa legião de fãs que assistiram ao desenho animado produzido pela Filmation, e colecionaram os brinquedos produzidos pela Mattel, que foram licenciados para venda em vários países mundo afora, inclusive no Brasil. E hoje, mais de 30 anos depois, as aventuras do poderoso defensor de Etérnia e seus amigos continuam sendo produzidas, sendo a DC Comics a atual editora licenciada para produção das novas sagas do herói. Mas a DC não é a única editora nos Estados Unidos a aproveitar a fama da série. A Dark Horse Comics lançou recentemente uma bela obra contando todos os pormenores da produção das séries de He-Man, da primeira à última produção, feita na década passada, além de trazer artes nunca antes vistas dos personagens, resultado de um extenso trabalho de garimpagem de material que tornou-se um item imperdível para os fãs do herói.
                E é novamente a Dark Horse que está trazendo, este mês, mais uma preciosidade para fã nenhum botar defeito. Chegará às comic shops e livrarias a edição HE-MAN AND THE MASTERS OF THE UNIVERSE MINICOMIC COLLECTION HC, um livro no formato 16 x 23 cm, com cerca de 1.232 páginas, com capa dura, trazendo todos os "minicomics" produzidos com He-Man e os Mestres do Universo. O melhor de tudo é que a edição chega com um preço extremamente acessível, em se tratando de uma edição com mais de mil páginas: apenas US$ 29,99.
                E o que são estes "minicomics"? Quem teve chance de assistir à série original dos anos 1980 lembra que, pouco depois da estréia da série na TV Globo, os brinquedos da série chegaram ao mercado nacional, através da Estrela, que tinha a licença para produzir as versões nacionais. E cada brinquedo trazia um minigibi junto com o boneco do personagem. Eram aventuras com cerca de 16 páginas em média, trazendo os primeiros quadrinhos de He-Man e seus amigos na luta para defender Etérnia das ameaças do mal, encabeçadas quase sempre pelo perverso Esqueleto e seus capangas, em sua meta de dominar o planeta e conquistar o universo, se apossando dos segredos do Castelo de Grayskull. A princípio foram produzidas 11 "mini-aventuras", que vieram encartadas junto com os bonecos da primeira leva de brinquedos lançados, não apenas nos Estados Unidos, mas também nos outros países onde estes bonecos foram lançados. Com o tremendo sucesso obtido pelo desenho animado, novos brinquedos e bonecos foram lançados, enquanto a produção da Filmation, de iniciais 65 episódios, ganhou uma segunda temporada com mais 65 episódios, trazendo novos personagens, armas e veículos, que obviamente também ganharam brinquedos, assim como foram lançados muitos outros bonecos de vários personagens, trazendo também junto com eles, novas aventuras em minicomics. Após o sucesso de duas temporadas e 130 episódios, chegou a vez de She-Ra ganhar a TV e o mercado de brinquedos, trazendo agora as aventuras da irmã gêmea de He-Man, vivendo suas próprias aventuras no mundo de Etéria, enfrentando as forças malignas da Horda, que dominava aquele mundo. E assim como haviam feito com os bonecos de He-Man e seus aliados, os bonecos da série da She-Ra também foram lançados acompanhados de novas aventuras em minicomics. A estratégia de lançamento destes minicomics durou um bom tempo, e eram um incentivo a mais para se colecionar os brinquedos da série, pois os fãs esperavam sempre encontrar uma nova aventura inédita.
                Com o passar do tempo, os bonecos das séries, produzidos pela Mattel e exportados para diversos países do mundo, inclusive no Brasil, deixaram de trazer as aventuras dos minicomics. Quem tinha conseguido um destes exemplares até então, tinha, quem não teve a chance, não teria mais oportunidades de ver ou rever estes quadrinhos, que se tornaram raridades com o passar dos anos. E é justamente esse material que a Dark Horse conseguiu compilar e reunir todo nesta edição especial que será lançada no final deste mês de outubro no mercado americano. Não apenas os antigos leitores e fãs, mas toda uma geração de novos leitores e fãs de He-Man e seus aliados terão chance de conhecer estas aventuras, que divertiram os primeiros fãs da série nos saudosos anos 1980. Foram cerca de 68 minicomics, todos reunidos nesta edição, incluídos os que foram lançados na linha de brinquedos da série "She-Ra - Princesa do Poder". A edição já pode ser encomendada no site da Dark Horse, assim como nos sites de várias lojas americanas, em pré-venda.
                Trata-se de um material muito procurado por alguns fãs, e o rol de artistas que participaram da criação destas aventuras é bem variado, contando com nomes que também brilharam em outras editoras de quadrinhos ou áreas de criação, entre eles Bruce Timm, que fez fama com a série Batman - Animated Adventures, no início dos anos 1990 e posteriormente em diversas séries animadas de personagens da DC Comics; Mark Teixeira (Fantasma - DC Comics, Motoqueiro Fantasma - Marvel Comics); Steven Grant; Phil White; Gary Cohn; Michael Halperin; Scott Neitlich; Larry Houston; Jim Mitchell; Charles Simpson; e outros artistas. Recentemente, com o lançamento de uma série comemorativa de 30 anos dos brinquedos da série, os minicomics voltaram a ser encartados junto com os brinquedos, inclusive ganhando algumas novas aventuras, para felicidade dos fãs.
                O nível das aventuras destes minicomics é variável, tanto na arte quanto no argumento das histórias, por vezes contendo detalhes diferentes dos mostrados na animação da Filmation. E são todas histórias autocontidas. Podem não ser histórias ou aventuras épicas, mas tem seu valor para os fãs dos Mestres do Universo, que marcaram uma geração e cativaram milhares de fãs pelo mundo inteiro graças à série animada produzida pela Filmation, e é um lançamento mais do que válido, por resgatar um material que não era visto há muitos anos, e que haviam se tornado muito raros, merecendo uma reimpressão, que agora vem reunidas nesta bela edição da Dark Horse, que certamente fará a alegria dos fãs.
                Seria interessante ver uma edição dessas ser lançada no Brasil, onde He-Man anda tem muitos fãs, e a série clássica da Filmation está disponível em DVD no mercado de vídeo nacional, disponibilizada pela Focus Filmes, que lançou também há alguns anos a primeira temporada de She-Ra e os primeiros episódios da segunda série do personagem, que muitos acusam de ter desvirtuado o personagem, que foi levado para o futuro em um mundo chamado Primus. Um bom sinal é fato de recentemente terem sido lançados em nosso mercado edições com materiais especiais voltadas para personagens de quadrinhos, como os manuais do Homem de Ferro, Batmóvel, e os bastidores do mais recente filme do Super-Homem, o que abre a possibilidade de alguma editora lançar este tipo de material por aqui, mas que até o presente momento, não há nenhum rumor que aponte nesse sentido. Mas a esperança dos fãs e leitores nunca morre, e quem sabe o que o futuro nos reserva? Enquanto isso, só resta a opção de importar a edição americana, a qual os fãs dos EUA terão a chance de conferir até o fim deste mês, e torcer para os poderes de Grayskull possibilitarem que isso possa sair por aqui...


Nenhum comentário:

Postar um comentário