segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ULTRAMAN GANHA BOX DE DVD NO BRASIL



                Os fãs da franquia Ultra tem motivos para comemorar neste segundo semestre de 2015. Depois da JBC anunciar e lançar nas bancas nacionais uma versão em mangá baseada na série do famoso herói da Nebulosa M-78, chegou a hora da primeira série da franquia finalmente conseguir um lançamento decente em DVD em nosso país. ULTRAMAN - TEMPORADA COMPLETA - EDIÇÃO DE COLECIONADOR, é o mais novo lançamento da distribuidora World Classics, e chega às lojas no início de outubro, prometendo, como diz o nome, trazer toda a série completa do primeiro Ultraman de todos.
                A caixa terá 5 discos, contendo todos os 39 episódios, com opções de áudio em japonês e português, e legendas em inglês e português. De extras, foram anunciados que teremos a abertura da versão estadunidense, além de entrevistas com os dubladores e tradutores que trabalharam na adaptação da série no mercado dos Estados Unidos. O preço da caixa é de R$ 99,90.
                Com este lançamento, espera-se que pelo menos os fãs tenham acesso à série de maneira satisfatória e completa. Ultraman já foi lançado em nosso mercado de vídeo em algumas oportunidades, mas nunca de forma completa. Na década de 1990, a série teve seus primeiros episódios lançados em VHS no Brasil, aproveitando a redublagem feita para a exibição da série na TV Manchete pela BKS, em substituição à dublagem original da Cinecastro-RJ. Dos 39 episódios, apenas os 24 primeiros foram lançados, deixando a série incompleta.
                Há alguns anos atrás, a distribuidora Masterpiece fez um anúncio mirabolante de que lançaria a série, ao lada da também cultuada Espectreman e Ultra Seven, além de Ultraman Jack, em primorosos boxes tanto em DVD quanto em Blu-Ray, além de unidades individuais. O lançamento despertou a desconfiança de fãs uma vez que nem mesmo no Japão a série havia sido lançada em alta definição. Para completar a descrença de que o lançamento seria para valer, havia uma disputa pelos direitos autorais da franquia, entre a Tsuburaya Productions, do Japão, produtora dos seriados, e uma empresa asiática chamada UMC/Tiga, de Hong Kong, que por sua vez, teria adquirido os direitos de outra empresa, chamada Chayo, da Tailândia. O resultado desta salada de direitos, além da falta óbvia de uma matriz de alta definição do material, e o desconhecimento da capacidade da Masterpiece, que seria uma produtora que prometia revolucionar o lançamento do gênero tokusatsu no Brasil, deu no que deu: nenhum blu-ray da série chegou a ser lançado por eles, e o máximo que se viu foram 3 DVDs compondo o que seria o primeiro box da série original de Ultraman com os primeiros 12 episódios lançados no mercado. E nem isso foi lançado direito, pois os discos foram vistos em pouquíssimas lojas, tornando-se um item extremamente raro de se encontrar. E pior: segundo alguns "felizardos" que conseguiram adquirir os discos, os mesmos tinham má qualidade e apresentavam defeitos. O jeito era os fãs se satisfazerem com alguns discos avulsos lançados por distribuidoras obscuras trazendo alguns episódios sortidos vendidos em bancas de jornal, obviamente material pirata e não-oficial, mas na falta de coisa melhor, era o máximo que se tinha disponível.
                Mais sorte e pelo menos competência teve a Focus Filmes, em seus lançamentos de tokusatsu, que conseguiram lançar vários longa-metragens recentes da franquia Ultraman no mercado nacional nos últimos anos, com excelente qualidade, alguns até mesmo em blu-ray, para felicidade dos fãs. Mas claro que a esperança era poderem contar com o lançamento da série original de forma decente por aqui. A esperança era que a Focus assumisse a empreitada, como fizera com várias outras séries lançadas há poucos anos atrás. Infelizmente, o ânimo da empresa em lançar novos produtos do gênero esmoreceu recentemente, e a intenção de lançar novas séries live-actions japoneses foi suspenso.
                Felizmente, a World Classics dará aos fãs nacionais a chance de ter enfim completa a série do famoso defensor da Nebulosa M-78, ainda que o lançamento não seja exatamente oficial. A empresa tem lançado nos últimos tempos boxes de várias séries clássicas americanas, como Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo Mar, Tarzan, Além da Imaginação, além do cultuado desenho animado Caverna do Dragão. Uma vez que Túnel do Tempo e Viagem ao Fundo do Mar pertencem à Fox Films, assim como Tarzan é da Warner, muito provavelmente este box de Ultraman também não seja "oficial", mas é preciso dizer que os materiais lançados pela empresa, em que pese este detalhe legal, tem apresentado uma qualidade que praticamente nada fica a dever ao que poderia ser oferecido pelas distribuidoras "oficiais". As caixas dos boxes são muito bem feitas, os discos também apresentam o material com qualidade excelente em se tratando da idade das séries, e para o padrão de DVDs, e o mais importante para os fãs destas séries é que trazem as respectivas dublagens em português, muitas vezes originais, além de outros idiomas dublados, com opção de legendas tanto em português quanto nos outros idiomas, e até trazendo vários extras com opções de legendas. É de se esperar que a qualidade do box de Ultraman, portanto, seja muito boa neste aspecto. Quanto ao fato de o lançamento ser ou não oficial, para o fã isso pouco pesará, pois o que ele deseja é ter a série completa, e de forma decente.
                Na série, Ultraman, um alienígena da Nebulosa M-78, está em perseguição ao perigoso monstro Bemlar, que para fugir resolveu se esconder na Terra, sendo porém interceptado pelo herói espacial. Na perseguição, contudo, Ultraman se choca com a nave do oficial Shin Hayata, do Departamento da Patrulha Científica da Terra. Hayata morre no acidente, mas utilizando seus espantosos poderes, Ultraman consegue salvar sua vida, fundindo sua essência com a do terráqueo, que passa a ser a identidade terrestre do herói do espaço. Utilizando a cápsula Beta, Hayata transforma-se no Ultraman, e passa a defender nosso planeta da ameaça não apenas de Bemlar, mas de diversos outros monstros espaciais que surgem, como os Baltans, que por pouco não acabaram com o herói. Uma das dificuldades adicionais que o Ultraman passou a ter em nosso planeta era que, por nosso Sol ser fraco, se comparado à estrela natal do planeta dos Ultras, o poder do herói, que é recarregado pela energia de um sol, é muito limitada, permitindo ao Ultraman apenas poucos minutos em força total. Quando seu poder está próximo de acabar, a luz em seu peito começa a piscar, indicando que sua força está no fim.
                Ultraman foi criado pelo produtor Eiji Tsuburaya, que levou sua criação às telas da TV japonesa TBS em julho de 1966, tornando-se um sucesso imediato na Terra do Sol Nascente. Com o fim das aventuras de Hayata como Ultraman, em outubro de 1967 estreava a série de outro herói da mesma linhagem, Ultra Seven, dando origem à franquia dos Ultras, que não parariam mais de surgir, mesmo com a morte de Eiji em janeiro de 1970. Seus filhos deram continuidade ao seu trabalho, expandindo o Universo dos Ultras, começando por Ultraman Jack, em 1971, e seguindo até os dias atuais, com o novíssimo Ultraman X, lançado este ano.
                No Brasil, foram exibidas em nossas TVs as séries Ultraman (1966), Ultra Seven (1967), Ultraman Jack (1971), e Ultraman Tiga (1995). Recentemente, através dos canais de streaming, as séries Ultra voltaram a ser disponibilizadas no Brasil, via Crunchyroll. E, agora, os fãs poderão saciar seu desejo de contar com a primeira série Ultra em DVD em nosso país, alimentando a esperança de que as demais séries tenham chance de ganhar um lançamento similar por aqui. E esperar que sejam os melhores lançamentos possíveis, e melhor ainda se puderem ser completamente oficiais e originais. Caso contrário, eles não farão nenhuma questão de comprar um lançamento não-oficial, se este tiver uma qualidade decente, se não surgir nenhuma empresa que aposte no produto oficial e o faça de maneira decente e correta.
                Que venha a série original de Ultraman então, e que brilhe a Estrela de Ultra mais uma vez...

8 comentários:

  1. Como é difícil ver um anúncio desses, e sentir no bolso a crise corroendo e não me deixar comprar essas coisas que até o ano passado eu não tinha essa dificuldade. #*§§§/** políticos que nos roubam e nós é que temos que pagar o pato.

    ResponderExcluir
  2. Peguei o meu Box hoje,e para meu espanto e tristeza,a imagem é muito ruim,pior que as cópias piratas que eu tinha,talvez por estarem muito compactados os episódios com o áudio dual e as legendas.Sobram a Magnífica capa e os lindos DVDs.UMA PENA!!!

    ResponderExcluir
  3. COLEÇÃO DE BRINQUEDOS - BRINQUEDOS CLÁSSICOS, ANTIGOS E RAROS
    SÉRIES E DESENHOS ANTIGOS DA TELEVISÃO
    ANTIQUE AND RARE TOYS FROM TELEVISION SHOWS
    COOL, VINTAGE & CLASSIC TV TOYS

    BATMAN - THUNDERBIRDS - ULTRAMAN - SPEED RACER
    FANTOMAS - STAR TREK - LOST IN SPACE - MARVEL

    http://meumundodebrinquedos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Há uma pré-venda agora do box Spectreman,é o que muitos esperavam, mas será que é remasterizado ou "pegaram" da internet com qualidade mediana, capricharam na "caixinha e embalagem"" e estão esperando "colecionadores" de plantão comprarem.

    ResponderExcluir
  5. E a mesma versão dos estados unidos a versão em DVD ultraseven também não sei por que.

    ResponderExcluir
  6. E a mesma versão dos estados unidos a versão em DVD ultraseven também não sei por que.

    ResponderExcluir