sábado, 29 de agosto de 2015

TÚNEL DO TEMPO - OUTUBRO DE 1998



            Depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta com a seção "Túnel do Tempo", trazendo hoje mais um de meus antigos textos, publicados há muito tempo atrás. Este foi publicado em outubro de 1998, e o tema era o novo selo de revistas MC-2, abreviação para "Marvel Comics 2", que era uma nova linha de títulos que a Marvel Comics estava lançando a partir daquele mês nos Estados Unidos. A temática era mostrar o Universo Marvel num futuro próximo, cerca de 15 anos ou pouco mais adiante, e mostrar uma nova geração de heróis, que poderiam ser de nossa realidade, ou talvez de uma dimensão paralela. Tudo dependeria da aceitação do público leitor.
            Assim, éramos apresentados a 3 títulos mensais, com estes novos personagens. A principal estrela era a Garota-Aranha, filha de Peter Parker e Mary Jane Watson Parker (que já foram casados, um dia, até a Marvel ferrar com isso), secundada pela nova geração dos Vingadores, e pelo filho de um personagem que sempre foi visto como um vilão, o Fanático. A idéia era repetir o sucesso obtido alguns anos antes com o Universo 2099, que infelizmente após um bom início em 1992, deu sinais de fadiga irreversíveis e teve todos os seus títulos descontinuados até 1997. A idéia era de que um selo mostrando aventuras em um futuro mais próximo fosse mais viável. Fiquem agora com o texto...


MC-2: A NOVA GERAÇÃO DE HERÓIS DA MARVEL

Adriano de Avance Moreno

MC-2: Novo universo de heróis da Marvel no futuro próximo.
            Depois de enfrentar um péssimo ano em 1997, resultado de projetos que não caíram no gosto dos leitores, como a saga "Heroes Reborn", a Marvel Comics iniciou uma longa reestruturação de seus títulos, visando reabilitar-se junto a seu público leitor. Nos últimos meses, a maior editora de quadrinhos do mundo se empenhou na restauração da imagem de seus heróis clássicos, como os Vingadores, e o Capitão América. E agora a Marvel apresenta o seu mais novo sub-universo de super-heróis: a linha Marvel Comics 2, ou simplesmente, MC-2.
            Depois de lançar, na segunda metade dos anos 1980 o "Novo Universo", com uma geração de heróis que não interagia com os demais personagens da editora, a Marvel criou, há poucos anos, um novo sub-universo chamado "Marvel 2099". Depois de algum tempo de seu lançamento, estes dois sub-universos acabaram sendo cancelados, em virtude das baixas vendas. Marvel 2099 começou muito bem, mostrando versões futuristas dos heróis atuais da editora vivendo no ano de 2099, como o Homem-Aranha, Justiceiro, Motoqueiro Fantasma, X-Men, e até novos heróis, como Ravage. Mas, depois de 3 anos de publicação, o nível das histórias caiu muito, e os leitores, já sem sentir o mesmo impacto de novidade e mistério das primeiras histórias, debandaram, o que levou a Marvel a encerrar o seu universo de heróis futuristas. O Novo Universo acabou ruindo ainda mais rápido, não completando nem dois anos de publicação de seus títulos.
            A própria DC Comics também tentou, no início desta década, criar um sub-universo de heróis, a linha "Impact Comics", apresentando vários heróis que também foi cancelada depois de apenas 12 meses de publicação. Agora, a Marvel aposta em uma nova abordagem. E Tom DeFalco, editor e principal roteirista do novo selo, explica: "As histórias se passam em uma realidade possível do Universo Marvel, a cerca de 15 anos no futuro dos dias atuais. Não espere a atmosfera hardcore e pesada vista no Universo 2099, ou da saga "Dias de um Futuro Passado".
            As histórias do selo MC-2 serão mais compactas e leves, sem grandes storylines ou sagas épicas, mas nem por isso serão menos empolgantes e atraentes. DeFalco explica a razão desta diretriz para as histórias do novo sub-universo da editora: "Os quadrinhos de hoje são muito chatos, e os leitores acabam precisando de uma enciclopédia para acompanhar as vidas de determinados personagens; há uma sucessão de storylines que parece não ter fim, pois nunca se solucionam, e quando isso acontece, já há outras em andamento. MC-2 trará de volta o espírito das antigas histórias em quadrinhos. Quem perder os primeiros números não ficará com a sensação de pegar o bonde em movimento. Mas isso não impede que as histórias sejam interessantes: os leitores mais atentos vão descobrir que as histórias deste novo universo estão bem interligadas e completas, mesmo sendo este um universo bem pequeno."
            Os leitores já tiveram uma prévia do novo universo, que foi mostrado originalmente na edição Nº 105 da revista "What If...?", um título que mostra aventuras em realidades alternativas do Universo Marvel. Lá, foi mostrada a origem da Spider-Girl, que nada mais é do que a filha de Peter Parker, o Homem-Aranha, e sua esposa, Mary Jane Watson-Parker. Vendo o potencial das histórias daquela realidade, bem como a expectativa e excelente aceitação dos leitores pela história, Tom DeFalco viu aí a possibilidade de criação de um novo e excitante sub-universo dentro da Marvel Comics. E os títulos do novo selo MC-2 estarão chegando às comic shops americanas este mês.
            Para começar, temos o Nº 0 de Spider-Girl: May "Mayday" Parker, filha de Peter e Mary Jane Parker, é uma adolescente de 15 anos. Na realidade atual, a saga da criança do casal Parker não teve um final feliz, mas nesta realidade alternativa, as coisas correram de modo diferente e bem mais feliz. May é uma adolescente como qualquer outra, mas tudo muda quando ela descobre sobre a identidade secreta de seu pai, ao mesmo tempo em que seus próprios poderes aracnídeos começam a se manifestar. E agora? Ela continua com os "negócios da família", ou continua com seus estudos e sua vida aparentemente normal? E esta edição, além de trazer uma história completa, ainda traz previews dos demais títulos, além de matérias sobre os bastidores do novo universo de personagens do selo MC-2, e sua repercussão dentro da Marvel.
            Logo a seguir ao Nº 0, inicia-se a série regular de Spider-Girl. May ainda não está certa se deve assumir o lugar que foi de seu pai, mas provavelmente ela seja a única esperança de Peter quando ele fica na mira de um vilão chamado Mr. Nobody, um pistoleiro teleportador que cumpre ordens de um conhecido chefão do crime de Nova Iorque que o Homem_Aranha e o Demolidor enfrentaram diversas vezes no passado. Inúmeros outros personagens darão as caras nesta série, como Phill Urich, sobrinho de Ben Urich, amigo de Peter Parker no Clarim Diário. Isso sem falar no novo Duende Verde, que na verdade é o filho de Harry e Liz Osborn, agora adulto e igualmente pervertido como o avô, o primeiro Duende Verde.
            A seguir, temos o retorno do maior grupo de heróis do planeta: Os Vingadores. A equipe se desfez após uma trágica batalha onde eles perderam o Capitão América. Anos depois, a Mansão dos Vingadores nada mais é do que um Museu dedicado à história do supergrupo. Kevin Masterson, filho de Eric Masterson, vem ao lugar em busca da herança deixada por seu pai, que foi o vingador chamado Thunderstrike. Uma herança que se resume em um malho místico asgardiano de grande poder. E, contrariando o ditado popular de um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, Loki, o Deus do Mal, que desencadeou os eventos que levaram à formação dos Vingadores originais, acaba repetindo a dose neste novo sub-universo da Marvel. E cabe a Kevin Masterson, o novo Thunderstrike, à nova heroína conhecida como Stinger, ao novo Fanático, e ao misterioso Mainframe, continuarem a tradição dos maiores heróis da Terra.
            Completando, temos um novo Fanático na cidade. Zane Yama é um adolescente gringo de 14 anos que pode se transformar numa das mais poderosas criaturas da Terra. Não, ele não é um novo Hulk, mas um ser tão forte quanto o golias esmeralda: o Fanático. Muitos poderão chamá-lo de Fanático "Júnior", mas vão descobrir que encará-lo numa briga pode ser tão desagradável e catastrófico quanto encarar o Fanático original.
            Cada um dos títulos têm um enfoque diferente. Em Spider-Girl, veremos os conflitos de May Parker em relação à sua formação de caráter e os dramas adolescentes comuns à idade. Em A-Next, a ênfase é na ação. Já J2 terá enfoque mais no humor, mostrando as confusões de qualquer adolescente em relação aos assuntos do cotidiano, potencializados pelo dilema de aprender a conciliar sua vida comum com a de um super-herói, pra não mencionar na luta mais difícil de todas: conquistar uma namorada!
            Mas MC-2 não ficará restrito somente a isso. Vários outros novos personagens darão as caras nos números seguintes e, dependendo da receptividade e apelo, poderão também ter séries regulares ou minisséries dentro do novo selo MC-2. Nomes como o novo Quinteto Fantástico (que sucede o tradicional Quarteto Fantástico), os fabulosos X-People (sucessores dos X-Men), e o misterioso e ameaçador Darkdevil (que ninguém sabe afirmar se é um herói ou um vilão), cujas feições lembram o antigo Demolidor.
            DeFalco está entusiasmado: "Este é o trabalho mais divertido que já fiz nos últimos tempos, e apesar de estarmos no início, as possibilidades são imensas". Ron Frenz, desenhista do título Spider-Gilr, compartilhando do entusiasmo do colega, afirma ainda que "depois de ler os Nºs 1, os leitores certamente vão perguntar quando é que chegam os Nºs 2."
            Com tanto entusiasmo e otimismo, ainda mais calcados em títulos que realmente são interessantes, não há como discordar. Os leitores que se preparem: vem aí MC-2, ou simplesmente Marvel Comics 2: a Nova Geração!

OS TÍTULOS

Spider-Girl: A filha do Homem-Aranha leva adiante a herança das teias de seu pai como a nova heroína de Nova Iorque, e com tantos problemas quanto Peter teve em sua época.
SPIDER-GIRL Nº 0 (Seguindo-se SPIDER-GIRL Nº 1)
Com roteiros de Tom DeFalco e arte de Ron Frenz, e arte-final de Bill Sienkiewicz. Conheçam May "Mayday" Parker, a espetacular Spider-Girl. Acompanhe a estréia de May no universo dos super-heróis e sua luta não só contra os vilões, mas também para proteger o segreedo de seus pais. Na edição Nº 0, a nova escaladora de paredes de Nova Iorque enfrenta o novo Duende Verde. A seguir, na edição Nº 1, encara um novo vilão chamado Mr. Nobody, que apesar do nome, é muito perigoso. Descubra como está Peter Parker no futuro, bem como todos os seus amigos e colegas da continuidade atual. Para os aracnofãs, é atração no velho estilo aracnídeo dos bons tempos.

Avante Vingadores: Conheça a nova geração de heróis do maior supergrupo da Marvel no futuro.
A-NEXT
Argumento de Tom DeFalco, desenhos de Ron Frenz e arte-final de Brett Breeding. Kevin Masterson descobre a herança deixada por seu pai e torna-se o novo Thunderstrike. Cassie Lang, uma renomada bióloga, é a nova heroína conhecida como Stinger, onde continua as aventuras de seu pai, Scott Lang (que foi o Homem-Formiga, anos atrás). Junto de Zane Yama, mas conhecido como Juggernaut 2 (Fanático 2), e o misterioso Mainframe, eles são a nova geração de Vingadores. E ainda contam com Jubileu, Speedball e Jolt como membros reservas em potencial. Jarvis, o leal mordomo dos Vingadores, ainda estará vivo? E por que Thor, o Deus do Trovão, é agora o soberano de Asgard? Mais uma vez, eles serão os maiores heróis da Terra.

Conheça J2, o filho de Cain Marko. Só não vá chamá-lo de Fanático "Júnior"...
J2
Roteiro de Tom DeFalco, desenhos de Ron Lim, arte-final de Al Milgrom. Conheça Zane Yama, o mais novo herói do pedaço, e suas aventuras e desventuras no mundo dos super-heróis. Acompanhe sua origem e sua ligação com o Fanático original. Depois, veja como ele batalha para descolar um uniforme (algo meio complicado quando não se sabe costurar, e tendo mais de 2 metros de altura e pesando quase uma tonelada, fica difícil achar algo que sirva). Para completar, Zane ainda inicia, ou tenta iniciar, um relacionamento amoroso com a garota de seus sonhos, e para impressioná-la, enfrenta logo de cara um velocista chamado Rollerblast num parque de diversões. Mas como derrotar um inimigo que não se consegue nem tocar? Ação! Novos Uniformes! Tudo novo!


ATUALIZANDO: O Universo MC-2 infelizmente durou menos do que o Universo 2099, pelo menos em número de títulos lançados, mas permaneceu por mais tempo sendo lançado pela Marvel. Dos títulos lançados, apenas Spider-Girl vingou, tendo uma primeira série com 100 edições, e ganhando pouco tempo depois uma segunda série, com mais 30 números, durando até o ano de 2009. A-Next ficou com apenas 12 números lançados, enquanto J-2 virou minissérie de 4 edições. Posteriormente foram lançadas novas minisséries ambientadas no Universo MC-2, estreladas pela American Dream, o Quinteto Fantástico, Darkdevil, e a Wild Thing, uma jovem que era filha do Wolverine. Todas estas minisséries tiveram datas de lançamento aleatórias, publicadas pela Marvel de tempos em tempos. Ficou estabelecido que o Universo MC-2 é de uma linha de tempo alternativa ao Universo Marvel "oficial", visto que acontecimentos posteriores criaram empecilhos para a existência de alguns personagens exibidos no selo. A Marvel publicou aventuras baseadas no Universo MC-2 de forma esporádica até o fim da década passada e início desta década.
            No Brasil, os leitores tiveram poucas chances de ler histórias deste selo. Foram publicadas apenas algumas histórias da Spider-Girl, chamada aqui de Garota-Aranha, que teve algumas aventuras publicadas primeiro nos formatinhos da Editora Abril, antes que esta lançasse a linha Premium Marvel e DC, com o corte de vários títulos no mix publicado. Pouco depois, a Pandora Books lançou o Almanaque Marvel, com a intenção de lançar histórias que eram descartadas pela Abril. Infelizmente, a publicação durou poucos números, e depois disso, nunca mais se viu nada do Universo MC-2 por aqui.
American Dream: sucessora do legado do Capitão América.

Wild Thing: filha do Wolverine. E com garras de energia psiquica...
Quinteto Fantástico, com Franklin Richards à frente...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário