sábado, 15 de agosto de 2015

MYTHOS LANÇA O ÉPICO ENCONTRO DE CONAN E GROO



                No ano passado, a editora Dark Horse promoveu o encontro mais improvável de todos os tempos nos quadrinhos, ao promover o embate dos dois guerreiros bárbaros mais conhecidos de todos os tempos, em uma minissérie de 4 partes. Conan, o guerreiro bárbaro da Ciméria, criado por Robert E. Howard, famoso por suas aventuras criadas na década de 1970 pela Marvel Comics, encarou o que seria o desafio supremo de sua vida, ao enfrentar nada menos do que...Groo, o Errante! Sim, o guerreiro bárbaro descerebrado e um completo desastre ambulante criado pela mente de Sergio Aragonés em parceria com Mark Evanier. Um confronto de proporções épicas ou devastadoras? Será Groo aquele que derrotará Conan? Ou Conan é que será capaz de vencer o maior desastre humano que já singrou o mundo dos quadrinhos? Pois agora chegou o momento de os leitores brasileiros saberem a resposta, na edição especial que está sendo lançada pela Mythos Editora. GROO VS CONAN é uma edição de luxo em capa dura, no formato americano, com cerca de 140 páginas, ao preço de R$ 39,90, e que chega às principais bancas e comic shops do país neste mês de agosto.
                Preparem-se para verem Espadas! Encantamentos! E estupidez a um nível nunca antes esperado! Juntos pela primeira vez, o mais heróico, e o mais imbecil dos guerreiros, na mais devastadora batalha já presenciada nos quadrinhos! Dois homens! Três espadas! E apenas um cérebro! Ou talvez, na mais otimista das hipóteses, quem sabe um cérebro e meio! De um lado, temos o maior guerreiro da Era Hiboriana, Conan da Ciméria, com a fama mortal de ser o mais destemido e admirável dos guerreiros; do outro lado temos Groo, o Errante, o mais desmiolado e o menos admirável dos aventureiros, mas não menos devastador, como podem comprovar milhares de guerreiros (ou infortunados) que tiveram o privilégio (ou infelicidade) de cruzar seu caminho. Só mesmo na mente alucinada de um monumental cartunista como Sergio Aragonés os rumos e as lâminas de dois espadachins tão díspares poderiam se cruzar!
                Com roteiros concebidos por Mark Evanier, enquanto Sergio Aragonés mostra o seu inconfundível traço característico, aliado à arte do desenhista Tomas Yeates, e do colorista Tom Luth, o palco para o encontro dos encontros está montado. Será que o invencível Conan vai trucidar o Groo? Ou o igualmente invicto Groo é o primeiro e único bárbaro capaz de aniquilar o cimério? Só descobrindo mesmo nesta edição de luxo da Mythos Editora, que em seu release, afirma que "ignoraram a pressão de howardianos radicais que ameaçavam cortar suas cabeças por terem tido o atrevimento de trazer esta obra para as bancas e livrarias brasileiras. E ainda publicaram em capa dura para dificultar a ação daqueles que prometeram comprar exemplares só para rasgá-los e enviá-los triturados à redação da editora!"
                No enredo, o dilema existencial das comunidades que se sentem ameaçadas por Groo, cuja simples presença já é capaz de causar desastres. Cansados de viverem na expectativa de que o próximo ato do bárbaro desmiolado cause sua destruição, a população local resolve contratar um guerreiro para livrá-los do problema. E este guerreiro é justamente Conan. Guerreiro experiente e calejado, tendo deixado os corpos de inúmeros adversários pelo caminho, Conan está prestes a entrar numa bela enrascada, da qual pode muito bem não sair vivo... E, por sua vez, Groo, cuja inteligência pode ser medida nas mais ínfimas medidas (e bota ínfima nisso), praticamente desconhece o significado da palavra medo quando saca suas espadas e se põe a lutar, muitas vezes matando até seus próprios aliados, de modo que também desconhece o tamanho do desafio que será enfrentar o bárbaro cimeriano.
                Prometido para o primeiro semestre de 2012, o lançamento teve de ser adiado por problemas de saúde com Sergio Aragonés, que enfrentou uma crise de dor nas costas, chegando até a ser hospitalizado, o que o impediu de trabalhar por um longo período. Com aproximadamente metade da arte da minissérie pronta, a Dark Horse Comics teve de suspender o lançamento da minissérie até que Sergio se recuperasse, o que atrasou o lançamento em dois anos, tendo o primeiro volume da minissérie sido finalmente lançado nos Estados Unidos em julho do ano passado, para alegria dos leitores e fãs dos personagens, que puderam ver enfim quem iria sair inteiro deste confronto de proporções capazes de abalar toda a realidade.
                Por mais que os leitores desejassem um confronto entre os dois bárbaros mais famosos dos quadrinhos, o projeto de juntar os dois personagens demorou a tomar forma. Groo, aliás, foi criado como uma sátira às aventuras de Conan, que no início dos anos 1980 desfrutava do seu mais alto nível de popularidade entre os leitores de quadrinhos, graças às histórias publicadas pela Marvel, com direito a ganhar até duas adaptações em filmes para o cinema, com Arnold Schwarzenegger. Apesar de tanto um quanto o outro serem nômades e guerreiros quase imbatíveis, Groo, apesar de seu raciocínio lento e atrasado em quase todos os aspectos, já se provou ser um destruidor muito maior do que Conan, tendo devastado, direta ou indiretamente, muito mais lugares, inclusive nações inteiras, que sucumbiram tragicamente ao seu encontro, por vezes até momentâneo, por suas paragens. É o cross-over mais esperado por muitos leitores, onde ninguém sabe o que pode acontecer, especialmente quando a dupla Evanier & Aragonés está no comando da publicação, e com Conan na jogada, literalmente tudo pode acontecer!
Como detentora atual dos direitos de publicação dos dois personagens no mercado nacional, onde tem lançado edições especiais de ambos nos últimos tempos, nada mais natural para a Mythos do que lançar este tão esperado encontro de ambos os personagens numa mesma aventura. Algo que já estava planejado ainda em 2014, tão logo a minissérie foi publicada completamente nos Estados Unidos. E, apesar de alguns atrasos, eis que a edição nacional está saindo, e para felicidade dos fãs, a edição traz a minissérie completa em um único volume. Portanto, que Crom esteja a postos com muitas porções de queijo derretido...
Conan VS Groo é apenas um dos vários cross-overs que as editoras americanas tem lançado com vários personagens conhecidos do último ano para cá, mas no momento, é o único que está sendo publicado aqui. Com um pouco de sorte, quem sabe tenhamos a sorte de vermos outros lançamentos deste tipo no mercado nacional. E alguns deles envolvem editoras com as quais a Mythos tem relações. Sonhar é possível, mas por enquanto, é curtir a aproveitar o encontro antológico dos guerreiros bárbaros mais famosos dos quadrinhos.

Um comentário:

  1. Encontro épicamente imperdivel, ja reservei a minha em pre venda, so aguardar agora.

    Grillo

    ResponderExcluir