quarta-feira, 22 de julho de 2015

UNIVERSAL LANÇA GALACTICA APENAS EM DVD NO BRASIL



                Ser fã e colecionador de séries no Brasil, definitivamente, é algo que pode ser muito ingrato. Enquanto em outros países, várias produções ganham edições caprichadas e com brindes, no Brasil, só o fato de determinada série ser lançada em nosso mercado de vídeo deveria ser motivo de comemoração, tamanho o desprezo, e por que não dizer, desleixo por parte das distribuidoras aqui instaladas, que acumulam uma longa lista de furadas para com o público nas últimas duas décadas.
                O sentimento de alívio e frustração ataca de novo quando a Universal, acaba de lançar em nosso país uma caixa trazendo a série completa de uma das mais cultuadas séries de ficção científica do fim dos anos 1970. GALACTICA - ASTRONAVE DE COMBATE - A SÉRIE ORIGINAL COMPLETA, chegou ao mercado nacional de vídeo antes do que se esperava, pois os prognósticos iniciais davam pelo seu lançamento apenas no segundo semestre deste ano, mas já está disponível nas lojas e site da Livraria Cultura para venda exclusiva. De positivo, os 9 discos do box trazem todos os 24 episódios do seriado original de 1978, e ainda os 10 episódios produzidos de Galactica 1980, com a continuação das aventuras da última nave de combate colonial.
                Em um momento onde as distribuidoras não estão lançando direito nem as séries atuais em nosso mercado, é para se comemorar que as produções originais de Galactica tenham finalmente sido lançadas no Brasil, um anseio de muitos anos dos fãs, que viam outros seriados serem lançados enquanto esta série ficava sempre apenas na esperança de sair um dia, o que finalmente aconteceu agora. O que não exime a filial brasileira da Universal das críticas pela forma como está lançando o box em nosso mercado. Em primeiro lugar, o lançamento é apenas em DVD, não havendo nenhuma opção em blu-ray com o material em alta definição. E, recentemente, nos Estados Unidos, a Universal lançou um belo box em alta definição, com nada menos do que 18 discos, com tudo formatado direitinho para a mídia de alta definição. Por mais que se diga que os mercados dos Estados Unidos e o do Brasil são diferentes, a falta de opção em lançamento em Blu-Ray em nosso país já demonstra a falta de fé da distribuidora em nosso mercado, por jogar o produto apenas em DVD. Em que pese o fato de algumas séries realmente terem tido vendas fracas quando lançadas em Blu-Ray por aqui, é verdade que o alto preço cobrado pelas mesmas ajuda a desestimular o consumidor, que na maioria das vezes acaba preferindo a mídia mais barata, o DVD. Dessa forma, quando optam por lançar apenas na mídia mais antiga, não dá para condenar totalmente a distribuidora por querer garantir uma maior viabilidade do lançamento, mas poderia caprichar um pouco mais na forma como está lançando, de forma a evitar alguns erros.
                Para começar, o box brasileiro de Galactica lançado pela Universal chegou às lojas por um preço nada condizente com o seu formato: está sendo vendido a praticamente R$ 200,00, tanto nas lojas físicas quanto no site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br), um valor alto para uma caixa com apenas 9 discos, e de uma série já antiga. E o pior é que, não bastasse o valor alto cobrado pelo box, ele não traz nem metade do material da versão em Blu-Ray lançada nos Estados Unidos. Lá, a caixa trouxe não apenas a versão original dos seriados, inclusive com opções em português na dublagem e legendas, mas também uma versão remasterizada, totalmente vertida para alta definição, e com efeitos visuais retrabalhados. A caixa nacional traz apenas a versão original, absolutamente nada do material remasterizado. Se é verdade que não adiantaria lançar o material remasterizado em DVD, por ter sido concebido mais propriamente para mídia de alta definição, o que parece uma desculpa plausível e aceitável, há outro problema no lançamento nacional, este sim o maior pecado da distribuidora no Brasil perante os fãs da série: não há absolutamente nenhum extra no box brasileiro!
                A caixa americana trouxe cerca de 4 horas de material extra sobre a série, entre os quais podemos citar: comentários em áudio dos episódios por Richard Hatch, Dirk Benedict e Herbert Jefferson Jr., os intérpretes dos personagens Capitão Apolo, e tenentes Starbuck e Boomer, respectivamente; documentários com o elenco da série e o making of da produção, em um material de retrospectiva exclusiva; documentário sobre a criação de Galactica, pelas mãos de Glen A. Larson; documentário também sobre a composição musical da série, produzida por Stu Phillips; além de trazer também a versão de cinema do episódio piloto da série, com 125 minutos, que em alguns países foi exibido no lugar dos 3 primeiros episódios, como o piloto do seriado. Mesmo com o lançamento em DVD apenas, seria pedir demais que a distribuidora pelo menos incluísse estes extras em um disco especial no box? Para muitos fãs, não, mas aparentemente, a Universal não se deu ao luxo de pelo menos oferecer o material mais completo na versão em DVD.
                Pelo menos, as séries originais estão completas, e com opções de dublagem e legendas em português disponíveis. Mas também nesse ponto há alguns problemas: a dublagem não está completa. Alguns episódios ficaram apenas com legendas em português, ou com parte do áudio nacional faltando. O problema afeta mais o episódio piloto e o episódio duplo "A Lenda Viva". Neste caso, a explicação é simples: as versões completas destes episódios nunca foram dubladas por aqui. Quando a série foi exibida pela primeira vez, no início dos anos 1980, o piloto da série exibido aqui foi a versão montada para cinema, com 125 minutos, e não os 3 episódios originais que dão início à série, que possuem aproximadamente 150 minutos. É bem verdade que a distribuidora poderia ter incluído esta versão de cinema no box, com sua dublagem original, e apresentado também os episódios originais na íntegra. Já o episódio duplo "A Lenda Viva' foi exibido aqui como um longa metragem chamado "Missão Galactica: O Ataque dos Cilônios", e fazia uma mescla destes episódios com os acontecimentos da aventura "Fogo no Espaço", com alguns efeitos especiais retrabalhados e algumas cenas estendidas. Uma opção mais trabalhosa seria mixar o áudio em português nos trechos correspondentes dos episódios, um trabalho que seria mais complicado e cujo resultado poderia não ser muito bom. Mas, novamente, a distribuidora não optou por tal caminho. Segundo as informações, a primeira parte do episódio duplo "O Planta Perdido dos Deuses" também não está com o áudio em português. Há também o justificativa, plausível, da má condição da dublagem em parte do episódio. Mas fã que é fã não ligaria muito se pudessem incluir todo o áudio disponível, até porque a dublagem da Herbert Richers era primorosa, com excelentes vozes para os personagens, que permanecem até hoje na memória de quem curtia a série.
                Problemas à parte, isso não impediu os fãs de comemorarem o lançamento da caixa, mesmo com os materiais faltantes. O fã clube Battlestar Galactica Brasil, em conjunto com a Livraria Cultura e a loja Geek.Etc.Br, organizaram um evento comemorando o lançamento do box de DVDs, com o apoio da distribuidora Universal, realizado no último dia 11 de julho na Livraria Cultura do Bourbon Shopping, em São Paulo, capital, no auditório da livraria, que tinha capacidade para 125 pessoas. Durante o evento, na presença dos fãs, foram feitas exibição de vídeos, premiações, quiz e um bate-papo com o jornalista Paulo Gustavo Pereira, com o especialista em séries e desenhos clássicos Roosevelt Garcia, e com o presidente do fã-clube Samir Fabiano.
                A primeira série, de 1978, foi exibida na TV Globo ainda no início dos anos 1980, tendo toda a temporada transmitida pela emissora carioca. Já Galactica 1980 só seria exibida vários anos depois, quando a primeira série foi reprisada pela TV Record, que trouxe a continuação do seriado. No início dos anos 1990, as séries seriam reprisadas na TV Manchete, na Sessão Espacial, revezando com as séries de Jornada nas Estrelas clássica e Nova Geração, e Buck Rogers no Século XXV. Na década passada, o canal pago TCM reprisou a produção de 1978, mas Galactica 1980 foi ignorada pela emissora. Agora, com o lançamento em DVD, os fãs poderão finalmente matar a saudade das aventuras da última nave de combate colonial em sua busca pelas estrelas pelo planeta Terra, enquanto fogem da tirania dos cilônios. Mesmo assim, vários fãs ficaram decepcionados vendo a comparação da caixa americana com a brasileira, e pela falta do interessante material extra que não foi incluído na versão nacional. Mas a caixa redime parcialmente a distribuidora pelo fato de ter lançado há anos atrás apenas a versão de cinema do piloto da série, apenas com legendas em português e sem dublagem (e também sem extras) no mercado nacional, deixando os fãs até então a ver navios esperando que a série fosse lançada inteiramente por aqui. Mas haja paciência para ver as esperanças serem correspondidas...
                Já é o segundo caso de uma série clássica amplamente esperada pelos fãs cujo lançamento no Brasil fica a dever e muito à versão americana do respectivo box. No ano passado, a Warner lançou em nosso país a série de TV do Batman dos anos 1960, também apenas em DVD, e sem vários extras da caixa americana, que teve opção em blu-ray, além de alguns brindes legais, como uma miniatura do modelo do batmóvel da série. Mas pelo menos a Warner ainda deixou a maioria dos extras no box nacional, que pecou também pelo preço exagerado (cerca de R$ 400, por uma caixa de 18 discos), ao contrário da Universal, que tirou todo o material extra, lançando também com um preço acima do praticado pelo mercado para os demais boxes de seriados. Tanto a Warner quanto a Universal precisam ser mais dedicadas e cuidadosas com seus produtos, pois um cliente satisfeito é um bem e não um ônus como parecem dar a entender. Reclamar que a pirataria atrapalha é fácil, e é de fato um problema que aflige o mercado oficial de vídeo em nosso país, o que não justifica lançar um produto com descaso como se vem observando em várias oportunidades ao longo dos últimos anos.
                O preço alto só ajuda a dificultar ainda mais a venda do produto, mesmo para uma série clássica e cultuada, dando a entender que estão mesmo é a fim de explorar o bolso dos fãs. Só para efeito de comparação, a mesma Livraria Cultura possui a venda o box "Battlestar Galactica - A Coleção Completa", que traz todas as temporadas do remake produzido na década passada, por cerca de R$ 250,00, sendo que é uma caixa com 24 discos. Nesse ponto, a caixa das séries originais, com apenas 9 discos, sem extras, saindo por praticamente R$ 200,00 dá uma dimensão exata de que algo anda muito errado na atitude de nossas distribuidoras de vídeo por aqui. Os fãs merecem muito mais respeito, sejam de Galactica, ou de qualquer outra série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário