sexta-feira, 31 de julho de 2015

SIR LOCK HOLMES CHEGA AOS 40 ANOS COM EDIÇÃO ESPECIAL



                Sherlock Holmes, o personagem de ficção criado pelo escritor inglês Arthur Conan Doyle, o mais famoso detetive de todos os tempos, gerou ao longo das décadas várias imitações e/ou personagens cujo principal talento era a capacidade investigativa ou de dedução, estrelando as mais variadas histórias. E uma destas personagens, pertencente ao universo dos quadrinhos Disney, acaba de completar 40 anos, e é justamente uma paródia do infalível detetive da literatura: Sir Lock Holmes! E que merecidamente, acaba de ganhar uma edição especial pela Editora Abril comemorando as 4 décadas de sua primeira aparição nos quadrinhos. SIR LOCK HOLMES - 40 ANOS, é uma edição em formatinho, com 308 páginas, ao preço de R$ 16,00, com distribuição setorizada, e faz parte da coleção Disney Temático.
                Chamada de "The Sleuth" (O Detetive) em inglês, a série do novo personagem, criado por Al Hubbard, estreou com a história "O Estranho Roubo das Ervilhas", publicado na edição de estréia da revista Disney Magazine, lançada em maio de 1975, com roteiro de Carl Fallberg, Carson Van Osten, e Sam Cornell, e desenhos de Al Hubbard. O personagem estreou no Brasil em dezembro daquele ano, na edição 278 da revista Mickey, que publicou a história de estréia. com o nome de Sir Lock Holmes, fazendo uma ligação direta e óbvia com Sherlock Holmes, nosso herói se vê como o maior detetive de toda a Inglaterra, mas na verdade é um grande trapalhão, desvendando mistérios praticamente por acaso, prendendo os bandidos em golpes de sorte, e ainda por cima, se achando um músico de primeira classe que adora tocar violino, instrumento de onde extrai um som terrível que praticamente tortura qualquer um nas proximidades. No lugar do parceiro de Holmes, o Dr. Watson, o melhor amigo de Sir Lock é o Mickey, em um raro papel secundário nas histórias em que participa, mas assim mesmo mostrando ser muito mais sagaz e inteligente do que seu grande amigo detetive, e muitas vezes fornecendo as pistas e até a solução dos mistérios, cujo mérito acaba indo parar nas mãos de Sir Lock. As histórias são ambientadas na Londres da Era Vitoriana, no século XIX, e a série se caracteriza por apresentar vários aparelhos e anacronismos que ajudam a fazer o charme da série, como televisores, veículos, etc.
                E, como todo bom herói, Sir Lock também tem seu arquiinimigo, o perverso Professor Nefárius, obviamente inspirado no mais mortal inimigo de Holmes, o nefasto professor James Moriarty. Dirigindo sua "Universidade de Ciências Criminais", Nefárius se vê como grande mestre do crime de Londres, mas seus golpes praticamente nunca dão certo, uma vez que toda sua quadrinha, formada pelo capangas Tatu, Boca-Mole, e Magricela (cujo nome foi retraduzido para Comprido nesta edição comemorativa da Abril), é completamente incompetente e inepta, mal conseguindo planejar um roubo ou simplesmente cumprir com os estratagemas planejados por Nefárius a contento.
                Foram produzidas cerca de 90 histórias com o personagem, sendo que apenas uma delas foi criada no Brasil, a história "Professor Nefárius Volta a Atacar", escrita por Ivan Saidenberg com desenhos de Roberto O. Fukue, em 1978. Todas as demais aventuras foram produzidas nos Estados Unidos, objetivando abastecer o mercado internacional. No Brasil, as histórias do personagem foram publicadas em títulos Disney variados da Abril, como Mickey, Almanaque Disney, etc. Algumas histórias possuíam uma arte particular, com o desenho dos quadrinhos mesclados entre si, sem enquadramento padrão, produzidos pelo Jaime Diaz Studio, e isso sempre era outro atrativo das aventuras, pelo modo original como as histórias eram desenhadas.
                Esta edição especial traz nada menos que 25 histórias de Sir Lock e seu inseparável parceiro Mickey, sempre desbaratando os planos pérfidos de Nefárius e sua gangue, que volta e meia aprontam tantas confusões que não seria surpresa se fossem capturados sozinhos pela polícia londrina. Além de trazer a primeira história de Sir Lock, e também a única história produzida em nosso país, a revista traz também a única história do personagem que ainda permanecia inédita no Brasil, "O Assalto Extraterrestre", produzida em 1983, e que nunca havia sido lançada por aqui, ao contrário de todas as demais aventuras, que já tiveram várias republicações ao longo dos anos. Tanto que parte das histórias lançadas nesta edição comemorativa foi relançada em tempos recentes, enquanto outras aventuras não são vistas há muito mais tempo, para saudade dos fãs do personagem, que criou uma fama razoável entre os leitores nacionais, que sempre se divertiam com as trapalhadas do ousado detetive, e que há muito tempo merecia uma edição como esta compilando suas aventuras, o que só veio a acontecer agora, com a comemoração dos 40 anos do personagem. A revista ainda traz uma pequena matéria apresentando o personagem, de autoria de Marcelo Alencar, com um visual reproduzindo uma página de jornal.
                Para os fãs, infelizmente não há mais produção de novas histórias do personagem. A Editora Abril há muito tempo desativou seu estúdio de produção de histórias em quadrinhos Disney, e a pouca produção feita nos dias atuais não tem o detetive inglês como prioridade. Nos Estados Unidos, atualmente, não há também produção de novas histórias em quadrinhos, e mesmo na Europa, onde ainda se mantém uma produção ativa de novas aventuras, não há a menor perspectiva de novas histórias de Sir Lock serem produzidas.
                Portanto, resta aos fãs aproveitarem esta edição especial para matarem a saudade, e aos novos leitores a chance de conhecerem o personagem, cujas histórias ainda continuam muito divertidas. E esperar que a Abril possa lançar outra edição dedicada às histórias do personagem em uma futura edição temática, com várias de suas outras histórias que há tempos pedem por uma republicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário