quarta-feira, 22 de julho de 2015

REVISTA "PATO DONALD" COMPLETA 65 ANOS PELA ABRIL



                Neste mês de julho, o título de quadrinhos mais antigo ainda em publicação no Brasil está completando nada menos do que 65 anos. É a revista PATO DONALD, publicada pela Editora Abril, cujo primeiro número foi lançado no dia 12 de julho de 1950. A publicação da revista daria início ao império editorial construído por Victor Civita, fundador da Abril, que hoje é o maior grupo editorial da América Latina, com dezenas de publicações, nos mais variados gêneros e formatos.
                A edição comemorativa é a de número 2.445, que chegou às bancas praticamente na mesma data em que estreou há 65 anos atrás. Como principal destaque, a capa da edição é uma arte atualizada do desenho da primeira capa da revista, assinada originalmente pelo argentino Luis Destuet, que na época fora contratado por Victor Civita para ensinar os desenhistas brasileiros a fazer as histórias em quadrinhos com os personagens da Disney. A capa atual, feita em homenagem à antiga, é do artista Napoleão Figueiredo, desenhista veterano que já produziu capas para as mais variadas publicações de quadrinhos editadas pela Abril ao longo de sua história.
                Lançada inicialmente em formato americano em julho de 1950, com 52 páginas, a revista do pato mais irascível dos quadrinhos estreou com uma tiragem de mais de 80 mil exemplares, número expressivo para uma publicação na época. Curiosamente, a revista tinha a maior parte de seu miolo trazendo as histórias apenas em preto-e-branco, com poucas páginas coloridas. Uma das atrações da edição de estréia de "O Pato Donald" era a história "O Segredo do Castelo", produzida por ninguém menos do que Carl Barks, o mais famoso desenhista de quadrinhos Disney até hoje, que teria suas primeiras páginas lançadas no novo título de quadrinhos nacional. A história só seria concluída nos números seguintes. Outro detalhe curioso é a primeira história do Mickey publicada na revista, onde seu melhor amigo, o Pateta, era chamado inicialmente de "Dippy", nome que felizmente foi abandonado pouco tempo depois.
                O sucesso estrondoso da revista logo fez surgir outros títulos de quadrinhos Disney, como Mickey, Zé Carioca, Tio Patinhas, entre vários outros. Com o incremento do número de revistas, cujas vendas cresciam sempre, criou-se o estúdio de quadrinhos Disney dentro da Abril, que por muitos anos criou incontáveis histórias, que foram também exportadas para vários outros países que publicavam histórias da Disney.
                E a revista do Pato Donald, cujo título segue firme até hoje, a coloca como uma das mais longevas revistas do mundo dos quadrinhos mundiais. Só para se ter uma idéia, a revista é mais antiga que todos os títulos dos heróis atualmente publicados pela Marvel Comics, cujo universo de quadrinhos "moderno" começou com a primeira edição de "Fantastic Four", em 1961, mais de uma década depois do lançamento da revista do Donald em terras tupiniquins. A numeração da revista, com 2.445, é explicada pelo fato do título ter tido mudanças na sua periodicidade ao longo destes 65 anos de existência.
                Da edição N° 1, lançada em julho de 1950, a revista foi publicada mensalmente até a edição 21, em março de 1952. A partir da edição 22, de abril de 1952, até a edição 477, de dezembro de 1960, o título foi semanal. Da edição 478, de janeiro de 1961, em diante, o título assumiria a periodicidade bi-semanal, saindo a cada 14 dias, o que dava praticamente 26 edições por ano. Esta foi a periodicidade de maior duração da história da revista, sendo mantida até a edição 1.858, lançada em janeiro de 1990. A revista voltaria à periodicidade semanal durante as edições 1.859 (fevereiro de 1990) a 1.984 (junho de 1992), quando novamente voltaria a ter lançamento bi-semanal, da edição 1.985 (julho de 1992) à edição 2.325 (agosto de 2005). A partir da edição 2.326, lançada em setembro de 2005, o título passou a ser mensal, e mantém-se assim até os dias atuais.
                O formato da revista também teve algumas variações ao longo destas mais de seis décadas de publicação. O formato americano adotado inicialmente logo deu lugar ao famoso "formatinho", que se mantém firme até os dias atuais, com poucos momentos em que a revista foi lançada em outros tamanhos. Das 52 páginas iniciais, o título encolheu para 32 páginas em boa parte de sua história, tendo momentos com um pouco mais de páginas. Atualmente, a revista mantém 52 páginas, e é um dos títulos mais acessíveis do mercado nacional de quadrinhos, com o preço de R$ 3,90.
                Os atrativos especiais da edição que comemora os 65 anos de "Pato Donald", contudo, são mínimos, reduzindo-se apenas a uma página no início da revista, anunciando o grande feito, explicando sobre a longevidade da revista, e sobre a homenagem feita na capa da edição em relação à capa da revista de estréia, lançada há 65 anos, num texto singelo e curto. A própria edição, em si, traz apenas as 52 páginas habituais, muito pouco para uma comemoração que a Abril tinha tudo para fazer melhor, tendo em vista o currículo de edições especiais lançadas pela editora nos últimos anos.
                Definitivamente, os tempos são outros. Em 1980, quando se fez a comemoração dos 30 anos da revista, a edição, que atingiu em agosto daquele ano a marca invejável de 1.500 números publicados no Brasil, apresentou alguns mimos especiais para os leitores: alem da edição ter 132 páginas, justamente pela comemoração não apenas dos 30 anos de publicação do título, mas da própria numeração de 1.500 edições atingidas, trazia nada menos do que uma visita do próprio Pato Donald a Victor Civita, fundados e presidente do Grupo Abril em seu próprio escritório na editora, em uma história criada por Gérson Luiz B. Teixeira, com desenhos de Carlos Edgard Herrero, com direito a algumas fotos da trajetória da Abril nos 30 anos decorridos até então. A edição também trouxe uma reimpressão da história "O Segredo do Castelo", publicada originalmente em partes nas primeiras edições do título. Outro presente para os fãs foi a história "A Galinha Sábia", compilação das páginas dominicais lançadas em 1934, com a primeira aparição do Donald nos quadrinhos, ainda com um visual diferente do qual todos conhecemos. A edição também republicou várias outras histórias clássicas de Donald. A edição comemorativa atual, por outro lado, traz apenas material inédito, o que não é algo ruim, mas faltou um destaque maior para a comemoração dos 65 anos da revista, que não apresenta tal informação nem na capa da edição, de modo que quem apenas olha a revista na banca nem está sabendo da data festiva, o que poderia ser um incentivo para se adquirir a edição e tentar conhecer um pouco de sua história por parte do leitor menos informado.
                Mesmo assim, é de se comemorar efetivamente a longevidade do título, uma vez que, durante todos esses anos, vários outros títulos Disney lançados pela Abril acabaram cancelados, para não mencionar que a empresa, durante os anos 1980 e 1990, era a maior editora de quadrinhos do país, publicando séries de títulos de super-heróis da Marvel e DC, além de outros títulos infanto-juvenis, como a Turma da Mônica, e revistas com personagens da Hanna-Barbera, entre muitos outros. Hoje, apenas os títulos Disney permanecem firmes no rol de publicações da editora, que tem feito um trabalho bastante competente nos últimos anos, para felicidade dos leitores nacionais, que tiveram acesso a vários materiais de excelente qualidade.
                E tudo começou com um pato, em 1950, que transformou um pequeno empreendimento num dos maiores grupos empresariais do Brasil e da América Latina. Palmas para o Pato Donald, que ele bem que merece. E que possam vir outros 65 anos de publicação para sua revista...

Um comentário:

  1. que saudades!
    quem me dera ver meus filhos e meus netos lendo estas revistas.
    o mundo cultural de mestre Walt Disney foi simplesmente o melhor, na minha ótica.

    ResponderExcluir