sexta-feira, 31 de julho de 2015

PLAYARTE LANÇA DEATH NOTE EM DVD



                Que o mercado de vídeo anda meio complicado no Brasil, já não é nenhuma novidade. Nos últimos anos, as distribuidoras nacionais não tem mais lançado produtos com a mesma qualidade que faziam na década passada. Além da falta de boa vontade das empresas que atuam por aqui, que por vezes lançam seus produtos sem o devido cuidado, o advento da internet banda larga, e a pirataria, ajudaram a implodir parte do mercado consumidor potencial, e no atual momento, ainda temos a crise econômica para complicar a situação.
                Por isso, para os fãs de animação japonesa, é quase uma vitória quando uma série tem seu lançamento oficial feito por estas paragens. E a Playarte, que recentemente lançou no mercado a série Cavaleiros do Zodíaco Omega em blu-ray, agora em agosto estará lançando mais uma série: DEATH NOTE! Mas, ao contrário da série dos Cavaleiros, cuja grande popularidade ajudou a empresa a lançar primeiro em DVD, e agora também em blu-ray, por enquanto este novo lançamento da distribuidora vem apenas em DVD. Os fãs podem chiar com a série sendo lançada apenas neste formato, mas convém lembrar que, apesar de sua qualidade, Death Note não é uma série conhecida do grande público como foi Cavaleiros, portanto, pedir lançamento em blu-ray não depende apenas dos fãs, já que para viabilizar comercialmente o lançamento, o apelo da série precisa ser bem mais abrangente, infelizmente, panorama que no Brasil já é muito difícil de lidar.
                Outro ponto que pode deixar os fãs com o pé atrás é o fato de que a Playarte está lançando inicialmente apenas os primeiros 12 episódios da série, produzida em 2006 pelo renomado estúdio Mad House, tendo sido exibida na TV japonesa de outubro daquele ano a junho de 2007. Em 2009, a série foi exibida no Brasil, no canal pago Animax, tendo sido exibida na íntegra, e com excelente dublagem produzida pelo estúdio Cinevídeo, do Rio de Janeiro. E agora, praticamente 6 anos depois de ter sido veiculada pela primeira vez no Brasil, está chegando ao mercado de vídeo nacional. Serão ao todo 37 episódios, que pelo planejamento da distribuidora, se as vendas compensarem, serão lançados em 3 boxes, com 9 discos no total. A primeira caixa, que tem data oficial de lançamento para 18 de agosto, trará 3 discos, ao preço de R$ 79,90, já podendo ser encontrado em pré-venda nos sites de várias lojas. Os discos trarão o áudio original em japonês e a dublagem em português, com opção de legendas em nosso idioma.
                Baseado na obra de Tsugumi Ohba, o mangá de Death Note, com arte de Takeshi Obata, foi publicado na mais famosa revista de mangás do Japão, a Shonen Jump, da editora Shueisha, entre os anos de 2003 a 2006, totalizando 12 volumes compilados. Na série, o estudante japonês Raito Yagami acaba encontrando um caderno sobrenatural pertencente a um shinigami (o "Deus da Morte"), e descobre que pode matar qualquer pessoa que desejar apenas escrevendo o nome desta pessoa no tal caderno. Para isso, é preciso que, na hora em que o nome for escrito, o portador do caderno visualize mentalmente a pessoa que deverá morrer, e pode até indicar os detalhes de como isso deverá ocorrer, caso contrário, a vítima sofrerá um infarto fulminante que desencadeará sua morte. Inconformado com as injustiças e com a impunidade de muitas pessoas que desgraçam a vida de outros, Raito resolve usar o "Death Note" (Caderno da Morte) para vingar todos aqueles que foram mortos ou prejudicados, eliminando criminosos do mundo inteiro. Adotando a alcunha de "Kira", ele desencadeia seu plano, mas o excessivo número de mortes inexplicáveis, e o perfil de todos, despertam a suspeita das autoridades, que acreditam que tais mortes não são mero acaso.
                Para investigar o caso, entra em cena "L", um famoso e misterioso detetive particular, que passar a ajudar a polícia a descobrir a verdade por trás das misteriosas mortes de criminosos, iniciando um jogo de gato e rato entre Raito e as autoridades com desdobramentos imprevisíveis. Acreditando estar aplicando a justiça divina contra os criminosos, Raito não se deixará deter por nada ou por ninguém, e o confronto está armado. Com o sucesso da série, veio a adaptação em animação, e também as adaptações com atores em filmes para cinema. Atualmente, Death Note ganhou uma nova série de TV, protagonizada por atores, que já está sendo  disponibilizada no Brasil através do site de streaming Crunchyroll, com legendas em português.
                O mangá foi publicado no Brasil pela editora JBC entre 2006 e 2007, tendo todos os seus 12 volumes lançados, mais um volume "extra", com informações sobre a história. Em 2013, a JBC reeditou a obra, agora no formato livro, intitulada Death Note: Black Edition, condensada em 6 volumes, com venda destinada a livrarias, novo nicho de vendas de mangás e quadrinhos que as editoras nacionais vêm explorando nos últimos anos, com bons resultados.
                Para quem é fã da série, é preciso apoiar o lançamento feito pela Playarte, em que pese o fato de muitos ficarem de pé atrás pelo fato de a distribuidora estar lançando apenas o primeiro terço da série, o que gera em muitos o temor de comprar e depois ficar com sua coleção incompleta, quando a distribuidora simplesmente deixa de dar seguimento ao produto. É uma situação complicada: os fãs, temendo não verem toda a série em vídeo, acabam não comprando, esperando para ver como fica a situação, e isso complica as vendas, o que faz com que a empresa opte por não continuar lançando o produto, devido às fracas vendas. Com isso, os fãs alegam sua razão de não comprar porque a empresa não lança tudo, mas também prejudicam o próprio lançamento, não adquirindo os boxes. Na prática, todos saem perdendo: os fãs, a distribuidora, e o público que poderia comprar a série para conhecê-la. É um círculo vicioso, onde temos de um lado as necessidades de lucro da empresa que lança o produto oficial no mercado, e por vezes lança com má qualidade, o que só aumenta as críticas dos fãs, e a atitude por vezes radical destes, muitas vezes boicotando o produto, ou não ajudando como deveria, mesmo quando ele é lançado com excelente qualidade por aqui.
                Exemplos não faltam, como as coleções incompletas de Supercampeões, Hunter X Hunter, A Princesa e o Cavaleiro (Focus Filmes), Megaman, One Piece (Playarte), entre outras séries variadas, sejam elas animações de outros países (cadê várias séries de desenhos clássicos da Hanna-Barbera?), ou seriados variados. Se o lançamento é bem-feito, ele deve ser elogiado, divulgado e incentivado pelos fãs, que sempre dizem que querem ver mais lançamentos por aqui, mas se esquecem de que os mesmos precisam vender para justificar o investimento, por vezes bem alto, por parte da empresa distribuidora. E, quando o lançamento contém falhas, criticar com fundamentação e bom senso, e não apenas fazer guerrinha e birra radical pelos erros cometidos, como muitos fãs infelizmente se comportam. Apesar das dificuldades, a Playarte continua apostando nos animes, o que já é muito se considerarmos o comportamento de nosso mercado nos últimos tempos. Que seu novo lançamento seja bem-sucedido, para felicidade dela, e principalmente dos fãs, sejam eles ou não dos animes.

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