sexta-feira, 31 de julho de 2015

MANGÁ DE NARUTO GANHA REPUBLICAÇÃO PELA PANINI



                Rei morto, rei posto, diz o velho ditado. Pois nem bem a série de Naruto, um dos mangás de maior sucesso da atualidade no mundo inteiro, terminou em junho, com o lançamento brasileiro do 72° e último volume , e a Panini, editora responsável pela publicação da série no Brasil, já iniciou a republicação integral da obra, não deixando o fenômeno de vendas esfriar, e garantindo que a série continue firme nas bancas nacionais, onde espera manter o excelente índice de vendas, conquistando agora novos leitores.
                O anúncio já havia sido feito pela editora no mês de maio, onde divulgou que a republicação da série teria o nome de NARUTO GOLD, para mostrar que não se tratava apenas de uma mera republicação, com a nova coleção tendo um tratamento gráfico mais elaborado, como o uso de papel de melhor qualidade no miolo, a exemplo do que a editora já faz na republicação de Berserk, além de alguns mimos para os leitores. O preço de cada edição, por isso mesmo, seria um pouco mais elevado, de R$ 16,90, com periodicidade mensal, e distribuição, setorizada. O lançamento seria feito no mês de julho, durante o segundo fim de semana do evento Animefriends, realizado em São Paulo, capital.
                Os planos da editora, entretanto, sofreram um pequeno atraso, inviabilizando o relançamento do mangá no evento, o que deixou vários fãs desapontados. Em comunicado oficial, a Panini informou que apesar do esforço para disponibilizar o mangá a tempo para o Animefriends, depois da demora enfrentada pela editora na aprovação do material com o licenciante, eles foram surpreendidos com problemas detectados por seu departamento de Controle de Qualidade, o que acarretou o atraso da impressão do material que seria enviado tanto para o evento naquele final de semana, como para as bancas e comic shops, o que ocorreria a partir da semana seguinte. A Panini pediu desculpas aos fãs, pedindo sua compreensão, e informando que o brinde que seria dado aos compradores do mangá no Animefriends agora será disponibilizado para os fãs que fizeram assinatura da nova série, que com o motivo do atraso sanado, deverá chegar às bancas, comic shops e outras lojas agora na primeira semana de agosto, para alegria dos fãs que não tinham conseguido iniciar sua coleção da primeira série do mangá.
                Situada em um mundo fictício onde os ninjas são comuns, com "nações" que desenvolvem as artes do ninjutsu e prestam serviços dos mais variados a quem os contrata, conhecemos o jovem Naruto Uzumaki, um jovem aspirante a ninja da Vila da Folha (Konoha, no original em japonês), que está sempre criando confusão e aprontando artes. Com muito custo, ele consegue sua graduação para genin, o rank de ninja novato, e com seus companheiros de aventuras, inicia o seu sonho de se tornar Hokage, o líder máximo de sua vila, a fim de ganhar enfim o respeito de todos os que o cercam, uma vez que desde criança sempre foi desprezado pelos adultos da vila. Ocorre que isso era devido ao fato de ele carregar dentro de si uma besta-fera, a Raposa de Nove Caudas, um monstro poderoso que no passado quase devastou o mundo, sendo necessário o sacrifício de vários ninjas para selar a fera dentro do corpo de um bebê recém-nascido, que acabou sendo Naruto.
                Ao longo de sua jornada, Naruto faz vários amigos, e também inúmeros inimigos, sempre evoluindo e lutando pelo seu objetivo de se tornar o maior ninja de todos. O mangá, criado por Masashi Kishimoto, começou a ser publicado na revista Shonen Jump, no Japão, em março do ano 2000, tornando-se um sucesso em pouco tempo. Como não poderia deixar de ser, ganhou sua versão em anime, produzida pelo Estúdio Pierrot, que estreou em outubro de 2002 na TV japonesa. A primeira série de Naruto teve 220 episódios, e logo em seguida, foi lançada a série Naruto Shippuden, com a continuação da história, agora com Naruto já na adolescência. Esta série continua em produção, contando com mais de 400 episódios, e até o presente momento, mesmo com o fim das aventuras do mangá, ainda não teve seu fim anunciado. A série também ganhou alguns especiais de vídeo, e vários longa-metragens para cinema.
                No Brasil, a Panini iniciou a publicação do mangá em 2007, concluída em junho com o lançamento da última edição. A nova republicação, intitulada Naruto Gold, na verdade é a 3ª edição do mangá no Brasil: em 2010, a editora lançou Naruto Pocket, a primeira republicação do mangá, em um formato menor do que o da primeira edição, com preço mais acessível. Esta coleção encontra-se atualmente com 63 números lançados, devendo ser concluída no início de 2016. E com o lançamento da nova edição, a Panini garante Naruto nas bancas nacionais pelos próximos 6 anos, o que fará com que a série do intrépido ninja da Vila da Folha seja publicada de forma ininterrupta em nosso país por nada menos do que 15 anos, um feito nada desprezível, que confirma a força da série no Brasil, apesar dos percalços que a versão animada enfrentou por aqui.
                A série animada de Naruto chegou ao Brasil na década passada, tendo sido exibida pelo canal pago Cartoon Network e pela TVS/SBT em canal aberto. Aos trancos e barrancos, a série, que veio cheia de cortes na versão americana, pelo menos teve seus 220 episódios e o primeiro filme para cinema lançados aqui, com vários boxes de DVDs tendo sido lançados pela Playarte. Depois disso, a série sumiu do mapa das emissoras nacionais, e só recentemente a segunda produção de TV, Shippuden, começou a ser exibida por aqui. Dos filmes para cinema, apenas o primeiro e o último filme de Naruto acabaram vindo para o Brasil: o primeiro foi lançado em vídeo pela Playarte, enquanto a última produção, intitulada "The Last Naruto", que serve para concluir a série de TV, que ainda segue firme em frente.
                Mas Naruto está longe de ver seu fim. Enquanto no Japão o mangá já foi encerrado, o seu autor, Masashi Kishimoto já trabalha em uma história envolvendo os descendentes de Naruto & Cia. no universo dos ninjas, que deve ganhar também versão animada, dependendo dos acontecimentos. Até porque uma série de sucesso como a de Naruto dificilmente desaparece tão fácil da mídia, especialmente num momento em que os japoneses estão aproveitando tudo o a que tem direito para garantir mais lucros de seus maiores sucessos de mangá em séries animadas. Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball que o digam. Portanto, Naruto acabou, vida longa a Naruto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário