sábado, 13 de junho de 2015

TIO PATINHAS CHEGA À 600ª EDIÇÃO PELA ABRIL



                O título nacional do pato mais rico e muquirana dos quadrinhos chegou a uma marca histórica neste mês de junho. TIO PATINHAS, publicação mensal da Editora Abril, chegou à marca de 600 edições, número mais do que respeitável para a publicação Disney, que segue firme como uma das mais longevas da editora, perdendo apenas, como é lógico, para os títulos Pato Donald (que está na edição 2444), Zé Carioca (edição 2409), e Mickey (edição 874).
                Quando a Abril iniciou a publicação de títulos de quadrinhos Disney, com a primeira edição de Pato Donald, em 1950, o famoso pato quaquilionário já havia estreado nos quadrinhos dos Estados Unidos, cortesia de Carl Barks, e não demorou para ele ganhar seu próprio brilho e aventuras próprias, deixando de ser um coadjuvante das histórias de seu sobrinho Donald. Mas, no Brasil, demorou mais de uma década para que ele ganhasse seu próprio título, o que só veio a acontecer em dezembro de 1963, com a primeira edição de sua própria revista, intitulada inicialmente ALMANAQUE DO TIO PATINHAS, pois na época, era apenas uma edição especial dedicada ao pato muquirana e avarento, contando com 132 páginas. Mas, logo novas edições foram sendo lançadas, sem periodicidade regular, até que na edição 22, lançada em maio de 1967, o título passou a sair todos os meses, agora com 100 páginas, sendo que a partir da edição 64, de novembro de 1970, passou a chamar-se apenas TIO PATINHAS, sem ter mais a palavra "Almanaque" no nome, adotando de vez o status oficial de título regular mensal da editora.
                E de lá para cá nunca mais parou, para a felicidade dos leitores de quadrinhos Disney e todos os fãs que ele conquistou nestes mais de 50 anos de publicação pela editora brasileira.
                O único ponto negativo é a edição comemorativa deste sexto centenário de edições ter saído praticamente sem nenhuma mudança em relação às edições regulares, contendo as mesmas 84 páginas, em formatinho, ao preço de R$ 5,90. Até mesmo o número 600 na capa vem sem qualquer menção adicional à importância da marca alcançada, sendo apenas mostrada em um tamanho maior do que o habitual. A única informação da comemoração das 600 edições é mencionada apenas na página 81, com um texto bem singelo da editora, mostrando uma pequena reprodução da capa da primeira edição "oficial" mensal, a 64, de 1970. Merecia algo mais do que apenas isso, ainda mais depois da Abril ter demonstrado grande esmero no lançamento de várias edições especiais e coleções Disney nos últimos anos.
                Mais interessante é a seção "Patópolis - Guia da Cidade", um guia completo de Patópolis, a cidade dos Patos, mostrando todos os detalhes da metrópole que é a capital do fictício Estado norte-americano de Calisota. Mas é um atrativo que vem sendo publicado no título desde a edição 596, com cada número trazendo informações de um setor mais específico da grande cidade. Nesta edição comemorativa, o tema é "Compras com Margarida", mostrando onde o grande amor do Donald mora na cidade e seus principais lugares de visitas, como o centro fashion, o clube feminino, e outros lugares. Mas já mostrou o bairro do Donald (edição 596), os lugares favoritos do Professor Ludovico (edição 597), o centro financeiro (edição 598), e os locais mais requintados (edição 599), e prometendo trazer na edição 601 o itinerário de lugares visitados pelo Superpato. Pode não ser muito, mas é um material bem interessante para os leitores, que ficam sabendo várias informações legais sobre a cidade onde vivem os personagens.
                E, como a própria editora diz em sua página mencionando a histórica marca de 600 edições atingidas pela revista, que venham as próximas 600 edições, com muito mais histórias e aventuras do pato mais rico do mundo, que pode ser avarento ao extremo, mas nunca economiza quando o assunto é uma boa aventura e uma boa história. E os leitores que garantem o sucesso do título concordam plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário