sábado, 27 de junho de 2015

PLAYARTE LANÇA CAVALEIROS DO ZODÍACO OMEGA EM BLU-RAY



                Dizem que quem espera sempre alcança, mas no Brasil esse ditado nunca tem garantias. Muitas vezes são anunciados lançamentos que ou demoram anos, ou são praticamente esquecidos, deixando toda uma legião de fãs com os maus frustrantes sentimentos. Mas, em outras vezes, a espera acaba recompensada, como acontece agora. Chegaram este mês às lojas nacionais os primeiros volumes da série CAVALEIROS DO ZODÍACO OMEGA em Blu-Ray, tornando-se a primeira série de TV de animação japonesa a ganhar lançamento em alta definição em nosso país. Antes disso, tudo o que os fãs haviam podido comemorar era o lançamento de alguns longa-metragens, como o primeiro filme da nova safra de Evangelion, pela Paris Filmes (que infelizmente fracassou nas vendas, tendo o segundo filme saído apenas em DVD), ou Sky Crawlers, pela Sony Entertainment, além dos cultuados Ghost in The Shell e Akira, pela Focus Filmes.
                O anúncio de que a nova série Saint Seiya Omega (título original no Japão) seria lançada também em blu-ray, além do DVD, já havia sido feita pela distribuidora Playarte há mais de um ano, quando a empresa anunciou que a série teria seus primeiros lançamentos em alta definição junto com o lançamento do segundo box da série. Contudo, o tempo foi passando, e nada da versão BD sair no mercado. Os fãs só não perdiam a esperança porque a Playarte continuou lançando a série, com o terceiro volume saindo há meses atrás. Agora, os fãs podem comemorar: a distribuidora lançou nada menos do que os 3 volumes já lançados em DVD em blu-ray. O melhor de tudo é que o preço da versão em alta definição está até mais em conta do que a versão em DVD.
                Cada volume em blu-ray traz, em um único disco, todos os episódios que vinham em cada box de DVD. Assim, o primeiro volume em BD compila os volumes 1, 2 e 3 dos DVDs, trazendo todos os 12 primeiros episódios da série, que vieram distribuídos nestes 3 discos DVD do primeiro box lançado. O esquema se repete nos volumes 2 e 3 em BD, que trazem os mesmos episódios dos boxes 2 e 3 seguintes. A diferença é que enquanto cada box de DVDs está sendo lançado com o preço de cerca de R$ 90,00, cada edição em BD está sendo vendida a R$ 50,00. Além da vantagem da imagem em alta definição, a versão BD, além de sair mais em conta, ocupa menos espaço na estante, ótimo para quem está com pouco espaço. Os novos discos também trazem todos os extras encartados nas respectivas versões em DVD, não trazendo nenhum material adicional neste novo lançamento. A qualidade do material está bem aceitável, devendo satisfazer os fãs da série.
                O melhor de tudo é que o quarto box está programado para sair em breve, e a Playarte deve lançar a respectiva edição em blu-ray simultaneamente, encerrando a primeira fase da série, com 52 episódios. No Japão, Omega foi encerrada com 97 episódios. Produzida pela Toei Animation, a nova série se passa cerca de 20 anos após o fim da batalha contra Hades. A paz reina na Terra, mas Marte, o deus da guerra, ataca Saori Kido, a atual encarnação de Athena, a deusa defensora de nosso mundo, com o intuito de em seguida purificar nosso mundo, que ele considera corrompido pela humanidade. Antes que o vilão consiga capturar Saori, ele é impedido por Seiya, o atual Cavaleiro de Ouro de Sagitário. Marte é obrigado a recuar, mas seu ataque gera sequelas nos cavaleiros defensores do Santuário. Uma criança protegida por Saori, Kouga, passa os anos seguintes treinando duramente para ser um cavaleiro, mesmo a contragosto. Quanto Marte retorna para dar seguimento a seus planos, cabe a Kouga, agora como novo Cavaleiro de bronze de Pégaso, a missão de defender a paz em nosso planeta, juntando forças a uma nova geração de cavaleiros com a missão de dar continuidade à lenda dos defensores de Athena.
                O lançamento confirma que a série dos Cavaleiros do Zodíaco ainda tem muita força no Brasil. Mesmo em um momento onde os animes praticamente sumiram das nossas emissoras de TV abertas e pagas, com raríssimas exceções, lançar uma série no mercado de vídeo não deixa de ser uma aposta ousada, em um mercado que já se mostrou mais promissor em anos não tão distantes. Com vários lançamentos iniciados e não concluídos, Cavaleiros ainda pode se dar ao luxo de ter tido praticamente todas as suas produções lançadas em nosso mercado de vídeo, com a Playarte tendo lançado todo o material da série clássica dos anos 1980 (TV e especiais de vídeo e cinema), a saga de Hades (década passada), o longa Prólogo do Céu, além ter trazido para nossos cinemas a produção CG realizada no ano passado. E a Flashstar lançou por aqui todo o material disponível produzido para a série Lost Canvas. No momento, Cavaleiros do Zodíaco ganhou uma nova série no Japão, Alma de Ouro (Soul of Gold, no original), enfocando os Cavaleiros de Ouro em uma nova batalha nas terras de Asgard, e esta nova série também tem tudo para ser lançada por aqui, embora nada ainda tenha sido anunciado.
                Cavaleiros do Zodíaco Omega pode não ser a melhor das produções animadas japonesas, mas os fãs, que tanto reclamam da falta de lançamentos de animes por aqui, devem dar seu apoio ao lançamento das versões em blu-ray da série, e quem sabe com isso as distribuidoras se entusiasmem em trazer novas produções para cá. Se é verdade que as empresas precisam pelo menos lançar as séries direito por aqui, por outro lado, a atitude por vezes radical e intolerante de alguns fãs em nada ajuda a situação a melhorar. E sem vendas que tragam lucros, as distribuidoras também não podem fazer milagres. Portanto, os fãs também precisam ser mais conscientes e fazer a sua parte, quando os lançamentos são bem feitos.

2 comentários:

  1. Gostei da sua análise. A gente tem que apoiar mesmo, ainda que Ômega não seja das séries mais prestigiadas dos cavaleiros. Mas para criança, é muito bom. Assiste aos episódios em DVD, na versão dublada, e parece até que é outro anime em relação a assistir com as vozes em japonês. Mas gostaria de saber se você assistiu o bluray. Caso sim, em relação à qualidade de imagem do DVD, acha que mudou muita coisa? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. 1 Temporada com 51 Episódios
    Box 4 Episodio 40 ao 51

    ResponderExcluir