quarta-feira, 13 de maio de 2015

NOVO CROSS-OVER PROMOVE A UNIÃO DA ENTERPRISE COM O LANTERNA VERDE NOS ESTADOS UNIDOS



                Os últimos tempos têm sido pródigos em lançamento de cross-overs entre diversos personagens no mercado estadunidense de quadrinhos. E não dá mostras de que vai parar tão cedo. O mais novo encontro anunciado irá reunir duas forças icônicas de manutenção da paz no universo, quando a IDW Publishing e a DC Comics promovem a união da mais conhecida força de defesa da justiça galáctica do universo DC, a Tropa dos Lanternas Verdes, com a mais famosa nave de exploração da Federação Unida de Planetas, a Enterprise, no que promete ser o maior cross-over de 2015.
                STAR TREK/GREEN LANTERN: THE SPECTRUM WAR será uma minissérie mensal em 6 partes que chegará às comic shops dos Estados Unidos no início do mês de julho. Os roteiros serão de Mike Johnson, com arte de Angel Hernandez, e capas desenhadas por Gabriel Rodriguez, e promete ir aonde nenhum homem jamais esteve, seja na noite mais escura, seja no dia mais brilhante. O preço de cada edição será de US$ 3,99, e como tem sido praxe, cada edição terá também capas alternativas, para felicidade dos colecionadores, que adoram comprar todas as edições disponíveis neste tipo de procedimento.
                No Século 23, a exploração de Kirk e Spock em um mundo desconhecido conduzirá a uma descoberta tão incomum que poderá alterar o destino de impérios, desencadeando um perigo de proporções inigualáveis. E, para prevenir que o cosmo padeça deste novo perigo, a mais conhecida e poderosa força de justiça galáctica, a Tropa dos Lanternas Verdes, terá de entrar em ação. E como o mais destacado de todos os Lanternas Verdes, o terrestre conhecido como Hal Jordan, terá um encontro inusitado com a tripulação da nave da Federação Enterprise, para entrarem em um acordo de cooperação para pôr fim à ameaça que pode colocar em risco toda a galáxia. E o que acontece quando os anéis de poder da tropa dos Lanternas Verdes acabam indo parar nas mãos de alguns conhecidos personagens de Jornada nas Estrelas? Uma solução ou ajuda para a situação a ser enfrentada, ou uma complicação que pode pôr tudo a perder? É hora dos fãs do paladino esmeralda e de toda a comunidade trekker conferirem como esta união de forças poderá agir para salvar o universo.
                "Já observávamos há tempos a possibilidade de unirmos estes dois universos icônicos", responde Greg Goldstein, presidente da IDW Publishing. "Tanto Jornada nas Estrelas quanto Lanterna Verde compartilham ambos muitos dos mesmos ideais e temas de aventura de ficção científica, de modo que um crossover galáctico como este é simplesmente ... lógico.", complementa. E para dar vida à história deste encontro espacial, foi escolhido Mike Johnson, que já é um veterano escritor de histórias das séries de quadrinhos de Jornada. "Assim que houve um vislumbre de possibilidade de chance de que o crossover pudesse acontecer, um canto do meu cérebro ficou trabalhando febrilmente em descobrir possíveis enredos. É o mais divertido desafio que eu já tive, mas é também o maior de todos. Com tantos personagens e mundos e tanta história para escolher, como faço para decidir o que usar? Quais são as formas mais interessantes e divertidas em que essas franquias podem se misturar? Como faço para manter uma história emocional e significativa, sem me perder no espetáculo? Responder a todas estas perguntas não me deixam com cicatrizes, mas com tatuagens brilhantes em que cada canto do meu cérebro está marcado tanto com os símbolos de Jornada quanto do Lanterna.", explica Mike Johnson, em entrevista ao Previewsworld, sobre a excitação de desenvolver o cross-over.
                Indagado sobre como fazer o encontro de Hal Jordan com James Kirk, Mike explica que, pelo roteiro padrão, eles se envolveriam numa luta ferrenha entre ambos, até se darem conta da situação e então unirem forças para enfrentarem juntos o "vilão" da história, mas que prefere seguir por outro caminho. "Esses dois têm muita coisa em comum, e a diversão será em ver como eles colocarão suas diferenças de lado para perseguirem o mesmo objetivo", afirma, ao sugerir colocar os dois personagens para conversar tomando umas boas doses de cerveja romulana em algum bar espacial.
                Para Bob Harras, editor-chefe da DC Comics, o "Lanterna Verde é um dos personagens mais populares e célebres da história dos quadrinhos, e um ícone moderno da DC Comics. Todo um universo de Lanternas Verdes e outros personagens coadjuvantes têm crescido fora de suas aventuras originais desde 1940, e esta série realmente mostrará o alcance intergaláctico da franquia". E esta aventura promete se estender por todo o tempo, espaço, e cores do espectro em pleno século 23, onde a força do mal por trás disso tudo somente poderá ser detida pela união do poder dos Lanternas Verdes com os esforços da Federação Unida de Planetas.
                Este não é o primeiro cross-over envolvendo a tripulação da Enterprise no universo dos quadrinhos. Há muitos anos atrás, houve dois encontros em minissérie entre as tripulações da Série Clássica e da Nova Geração com os X-Men, além de um terceiro encontro em novelização com os mutantes da Marvel. Há algum tempo atrás, houve um encontro da tripulação clássica com a Legião dos Super-Heróis da DC; e tivemos a tripulação da Nova Geração encontrando o Doctor Who, e mais recentemente, Kirk, Spock & Cia. tiveram uma aventura conjunta com o Planeta dos Macacos. Mas este novo encontro da Enterprise com personagens da DC Comics será o primeiro protagonizado pela "nova" tripulação clássica, mostrada atualmente nos últimos filmes do cinema, pelo reboot conduzido pelo diretor J.J. Abrahms, que já ganhou série regular em quadrinhos pela IDW nos últimos tempos. E nada mais justo do que dar-lhes a chance de serem os escolhidos para este encontro singular.
                Todos os cross-overs produzidos com os personagens de Jornada nas Estrelas continuam inéditos até hoje no Brasil. O primeiro encontro com os X-Men chegou a ser produzido pela Abril Jovem nos anos 1990, mas acabou cancelado por ordem dos licenciantes, e os trabalhos posteriores não chegaram a ter chance de serem lançados em nosso país. Nos últimos tempos, a Devir Livraria lançou algumas minisséries de Jornada nas Estrelas, mas até o presente momento ainda não há perspectiva deste novo material chegar às bancas nacionais, uma vez que até mesmo os encontros com a Legião dos Super-Heróis, Doctor Who, e Planeta dos Macacos nem chegaram a ser lançados por aqui.
                É claro que a esperança nunca morre, e os fãs almejam que esse material possa ser publicado por aqui, uma vez que nos últimos tempos vários bons materiais têm sido lançados no mercado nacional, aumentando a diversidade de títulos à opção dos leitores brasileiros. Infelizmente o momento atual da nossa economia não colabora muito para o lançamento de materiais mais alternativos ao tradicional esquema infantil/super-heróis/mangás, sendo que até estes não tem muita garantia de publicação. Enquanto os fãs brasileiros penam na incerteza, os fãs americanos certamente acompanharão com interesse este novo encontro das séries. Sorte deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário