quinta-feira, 28 de maio de 2015

NEWPOP LANÇA DON DRÁCULA, DE OSAMU TEZUKA



                Séries com vampiros sempre foram exploradas tanto no cinema, quanto na TV, ou nos quadrinhos. E nos mangás não seria diferente, com vários artistas e conceberem várias obras aproveitando os sugadores de sangue nos mais variados enredos, indo do terror puro à comédia nonsense. E uma destas séries de quadrinhos nipônicos acaba de ser lançada no mercado nacional, pela editora New Pop: DON DRÁCULA!
                Criação de Osamu Tezuka, o "Deus" dos mangás, a série de quadrinhos de Don Drácula foi produzida em 1979, sendo publicada na revista Shonen Champion, com o título de "Don Dorakyura", terminando no ano seguinte, rendendo 3 volumes encadernados. Na série, Drácula, cansado de ser perseguido na Europa, resolve procurar um lugar mais calmo para viver, e sugar sangue. Assim, ele se muda de mala e caixão para o Extremo Oriente, fixando residência em Tóquio, levando com ele sua filha Chocola e seu fiel criado corcunda Igor. Só que esta versão de Drácula não é nem um pouco aterrorizante: ele é meio abobalhado, e um tremendo mulherengo, que passa a perseguir as garotas bonitas das redondezas a fim de saciar sua fome de sangue. Só que as mulheres, quando não fogem do velho conde, o espancam barbaramente, achando que ele é apenas um tarado maluco fantasiado. Enquanto isso, Chocola, sua filha, mostrando mais maturidade e inteligência que o próprio pai, só quer viver da forma mais "normal" possível, passando a frequentar uma escola noturna e fazer amigos. Mas como tudo que é bom dura pouco, a paz do velho vampiro acaba quando o Doutor Hellsing chega ao Japão, a fim de resolver negócios "inacabados" com o sugador de sangue - leia-se cravar uma estaca de madeira no seu peito de forma definitiva, e recomeça a perseguição de gato e rato entre o caçador de vampiros e o conde, que já tinha seus próprios problemas para atormentá-lo, o principal deles uma garota chamada Blonda, uma balofa feia pra caramba que simplesmente "gamou" em Don Drácula, e vive perseguindo vampirão, implorando que ele lhe dê uma mordidinha. Só que o conde foge de mulheres feias mais até do que da cruz.
                E nessa toada, a série vai em frente, com as confusões vividas pelo conde, seja por mancada próprias, ou encrencas do dia-a-dia, tentando escapar de Hellsing e Blonda, e volta e meia tentando morder o pescoço de algumas garotas bonitas. Só que, sem conseguir morder ninguém, o conde é obrigado a apelar para pílulas solúveis de sangue para se alimentar, quando não afana bolsas de algum banco de sangue para matar a fome.
                Os três volumes do mangá serão lançados pela New Pop, com periodicidade bimestral. O formato é 11,3 x 17,7 cm, com cerca de 216 páginas cada volume, ao preço de R$ 26,00, com papel off-set, e capa cartão com laminação fosca e orelhas.
                Don Drácula ganhou uma produção em anime em 1980. Com supervisão de roteiros do próprio Osamu Tezuka, a série começou a ser produzida pela Jin Productions, e tinha previsão de chegar pelo menos a 26 episódios. Contudo, a audiência dos primeiros episódios foi tão frustrante que a série acabou cancelada com apenas 8 episódios, após os patrocinadores pularem fora do projeto. Nem o fato de ser uma criação de Tezuka ajudou a salvar o anime.
                E, por incrível que pareça, num destes golpes de sorte, a série veio parar no Brasil poucos anos depois, sendo exibida e reprisada à exaustão pela TV Manchete, que naqueles tempos também trouxe outro anime clássico para nosso país: Patrulha Estelar. A série de Don Drácula foi dublada no estúdio carioca Telecine, e ganhou inúmeros fãs nacionais, em que pese o reduzido número de episódios da produção, além de algumas mudanças em alguns termos. Na dublagem nacional, Chocola teve seu nome alterado para Sangria, nome mais adequado a uma menina vampira, alguns imaginaram na época, do que seu nome original, que sugeria outra coisa. Outro termo mudado foi a doença que acomete Van Hellsing nos momentos mais inoportunos, que no original eram hemorróidas, obrigando-o sempre a procurar um banheiro urgente, e na dublagem virou crise de hérnia, talvez porque o termo original fosse meio pesado, quem sabe...? Alguns anos depois, a série foi lançada em vídeo pela VTI Network, em duas fitas VHS, tornando a série um dos raros casos de uma série de anime lançada integralmente em nosso mercado de vídeo. Da Manchete, Don Drácula ainda ganhou várias reprises na CNT vários anos depois, até sumir definitivamente das telas da TV nacional, aberta ou paga.
                Felizmente, a distribuidora Cult Classic resgatou a série do vampirão recentemente, lançando todos os seus 8 episódios em um único disco em DVD, e com sua dublagem em português, além de oferecer opção do áudio original em japonês e legendas em português, salvando vários fãs nostálgicos que nunca esqueceram a divertida série, e que agora terão muitos motivos para comemorar tendo a oportunidade de conferirem os quadrinhos originais criados por Osamu Tezuka. E mais um ponto a favor da New Pop, que apesar de estar lançando poucos títulos, tem sido extremamente criteriosa no material que vem disponibilizando aos leitores, oferecendo sempre excelentes opções de leitura. E o lançamento de Don Drácula vem apenas confirmar seu histórico de bons lançamentos. Os leitores nacionais de quadrinhos agradecem bastante, e que venham sempre outros novos lançamentos com este tipo de mentalidade.


Um comentário:

  1. Amooo..gostaria muito de rever nos cinemas de hoje esse desenho que foi um aprendizado d a bondade,mesmo sendo vampiresca. Lança nos cinemas ?

    ResponderExcluir