domingo, 5 de abril de 2015

HAGAR GANHA EDIÇÃO ESPECIAL PELA PIXEL



                O guerreiro viking mais popular dos quadrinhos acaba de ganhar uma edição especial só dele. O LIVRO DE OURO DO HAGAR, O HORRÍVEL, é a mais nova edição especial lançada pela Pixel Media, a divisão de quadrinhos da Editora Ediouro, e que chegou às bancas na segunda quinzena deste mês de março. Com 132 páginas coloridas, capa cartonada e miolo em papel de excelente qualidade, no formato 17 x 24 cm, ao preço de R$ 19,90, a edição traz diversas tiras do personagem criado em 1972 pelo artista Richard Arthur Allan Browne, cujo nome artístico, Dik Browne, já era conhecido por desenhar as tiras da série Hi & Louis (Zezé & Cia.), de Mort Walker, o criador do Recruta Zero, desde meados dos anos 1950, que fazia praticamente tanto sucesso quanto as tiras do relapso recruta do Quartel Swanpy. Mesmo com o sucesso de Recruta Zero e Zezé & Cia. Mort Walker ainda criou outra série, Boner's Ark (A Arca dos Bichos), e a criação inspirou Dik Browne, que sentia que tinha capacidade para criar novas histórias e personagens.
                Browne já desejava expandir suas atividades, e criou Hagar, o Horrível, em 1972, o qual foi apresentado à King Features Syndicate, que aprovou o personagem e iniciou a distribuição das primeiras tiras em 1973, ganhando o mundo inteiro a partir dali. Hagar é a figura do típico guerreiro viking: sua principal ocupação é viajar para outros lugares a fim de pilhar e saquear outras terras. Por vezes bem sucedido, outras vezes fracassando, nem em casa ele deixa de viver situações complicadas: casado com Helga, ele quase sempre tenta fugir na surdina quando ela o manda cuidar de algumas tarefas domésticas, como arrumar o telhado ou jogar o lixo fora. O casal ainda tem dois filhos: Honi, uma bela adolescente loira que deseja casar-se e seguir o exemplo de sua mãe arrumando um belo marido - algo que a mãe não considera exatamente ter sido bem sucedida, visto que por vezes ela e Hagar travam discussões férreas; e Hamlet, que prefere ter uma vida intelectual e não guerreira, para aparente desgosto do pai, que gostaria de fazer dele o filho viking que todo pai viking gostaria de ter. Seu principal companheiro de aventuras é seu amigo e subordinado Eddie Sortudo, que muitas vezes mostra que o seu apelido não corresponde à realidade. Dik Browne sempre combinou seu talento para o humor tanto nas tiras mostrando Hagar em suas aventuras quanto na vivência do lar, sabendo sempre como aproveitar o melhor de cada ocasião para divertir seus leitores, mostrando tanto o lado guerreiro e implacável quanto o lado bonachão e homem de família de bom coração do personagem. O artista faleceu em 1989, aos 71 anos, vítima de câncer, mas já havia passado o trabalho de criação para seu filho Chris, que cuida dos roteiros e desenhos até hoje, mantendo Hagar vivo e divertindo leitores pelo mundo inteiro.
                No Brasil, o personagem estreou ainda nos anos 1970, tendo suas tiras publicadas ora em coletâneas, ora em gibis próprios, além de figurar em inúmeros jornais, sendo publicado por diversos veículos nacionais até hoje. Nos gibis, nos últimos tempos ele vem aparecendo no mix da revista Recruta Zero, publicada pela Pixel, e agora ganhando esta edição especial que, se tudo correr bem, será a primeira de várias edições dedicada ao personagem, pelo projeto desenvolvido pela editora.
                Nos últimos anos, a Pixel tem lançado várias edições especiais neste tipo de formato, na tentativa de resgatar personagens clássicos para as novas gerações de leitores. Até agora foram lançadas edições especiais com histórias clássicas de Luluzinha & Bolinha, edições com histórias clássicas do Fantasma, edições com histórias clássicas do Mandrake, edições com tiras variadas do Recruta Zero, além de uma edição especial com histórias da nova série do Popeye, lançadas recentemente nos Estados Unidos pela editora IDW. Menos arriscada que lançar um título mensal, a empreitada parece estar tendo resultados satisfatórios, pelo número de edições que vem sendo lançadas. A edição de Hagar ainda traz uma bela matéria de apresentação do personagem, de autoria de Otacilio D'Assunção, o famoso OTA, que já foi editor da versão nacional da revista MAD, que faz uma boa introdução ao personagem e ao seu universo de histórias e aventuras, excelente para situar os leitores que não conhecem o personagem, e revigorando o conhecimento de seus antigos fãs e leitores.
                É um belo esforço da editora em trazer de volta estes personagens clássicos, que há tempos divertem leitores do mundo inteiro, e ainda mostram fôlego para continuar fazendo isso por muito tempo, para não mencionar que oferecem mais uma bela opção de leitura para os fãs de quadrinhos nacionais, sejam antigos ou novos. Resta esperar que as vendas destas edições continuem sendo satisfatórias para motivar a editora a continuar lançando sempre novas edições, e mostrando que não é só de super-heróis e mangás que vive o mundo dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário