quarta-feira, 15 de abril de 2015

AOS 75 ANOS, MORREU HERB TRIMPE



                Um dos artistas que mais desenharam séries de quadrinhos na Marvel Comics nos anos 1970 e 1980 faleceu no último dia 13 de abril. Aos 75 anos, o mundo dos quadrinhos perdeu Herb Trimpe, artista que teve a honra de desenhar nada menos do que a estréia do Wolverine nos títulos da Marvel, em 1974, na edição N° 181 do título "O Incrível Hulk". O artista estava fora da Marvel desde a década de 1990, e nos últimos tempos, ainda se mantinha em atividade, desenhando capas e fazendo uma edição aqui e ali, além de comparecer a convenções para dialogar com os fãs. Nada mal para uma carreira de mais de 40 anos dedicados ao mundo dos quadrinhos, tendo desenhado dezenas de títulos ao longo dos anos.
                Nascido em Peekskill, Estado de Nova Iorque, em 1939, Herbert W. "Herb" Trimpe iniciou pra valer sua carreira nos quadrinhos em 1966, após dar baixa do serviço militar americano, onde serviu na Força Aérea Americana. Trimpe já havia feito o desenho de uma edição para a Dell Comics em 1962, além da arte-final de outra revista para a Western Publishing em 1963 e resolveu tentar a sorte novamente na área. Ao enviar algumas amostras de seu trabalho para a Marvel, acabou contratado pela editora antes que tivesse chance de tentar a sorte em outras empresas. Fazendo a princípio arte-final em esquema freelancer, em 1967 ele desenharia sua primeira história, na série "Kid Colt Westerns", e no ano seguinte, após fazer uma edição ou outra dos títulos da editora, assumiria pela primeira vez como desenhista regular de um título, a revista "The Incredible Hulk", onde ficaria até 1975, tendo desenhado as edições 106 a 142, e 145 a 193 do Golias Esmeralda. Ao mesmo tempo, ele também passou a ser desenhista de algumas das edições da revista do Homem de Ferro. E dali em diante, desenharia histórias de muitos outros títulos, entre os quais Defenders (Defensores); Captain America (Capitão América); Ghost Rider (Motoqueiro Fantasma); Fantastic Four Annual (Quarteto Fantástico Anual); Nick Fury, Agent of SHIELD (Nick Fury, Agente da SHIELD); Thor; What If...? (O que Aconteceria Se...?); The Spetacular Spider-Man (O Espetacular Homem-Aranha); Marvel Tales (Contos Marvel); Marvel Team-Up (título onde o Aranha contracenava com outro herói); Avengers Annual (Vingadores Anual); Avengers West Coast (Vingadores da Costa Oeste); entre vários outros títulos Marvel.
                Trimpe também desenhou aventuras de séries de personagens licenciados pela Marvel, como Transformers; G. I. Joe (Comandos em Ação); Robocop; Shogun Warriors; Indiana Jones; Planeta dos Macacos; Guerra nas Estrelas, entre outros. Seu estilo de traço polido e competente servia para ilustrar praticamente qualquer título que lhe caísse nas mãos, o que o fez ser um dos principais nomes da Marvel nos anos 1970 e anos 1980. Mas o artista também fez trabalhos para outras editoras, em anos mais recentes, após deixar a Casa das Idéias, como a Dark Horse, Image Comics, IDW, entre outras empresas. Um de seus últimos trabalhos foi em uma das histórias publicadas na edição 200 de Savage Dragon, lançada no ano passado pela Image Comics.
                Mas Herb Trimpe é lembrado mesmo pelos anos que passou desenhando a série regular do Incrível Hulk. Seu estilo de arte definiu o Golias Esmeralda nos quadrinhos da Marvel, enquanto ele criou, em parceria com os roteiristas, personagens que se tornaram parte importante da mitologia do Universo do Hulk, como Jim Wilson (sobrinho de Sam Wilson, o Falcão, parceiro do Capitão América); o Dr. Leonard Samson, que se tornaria o herói Doc Sansom; o monstro branco carnívoro Wendigo; o monstro elétrico Zzzax; além daquela cuja morte nunca foi esquecida pelo Hulk, sua amada Jarella; e também da Unidade Caça-Hulk (Hulkbuster, no original), um grupo especial do exército americano com o objetivo de deter o Golias Esmeralda de uma vez por todas. E, claro, por ter sido o desenhista da primeira aparição daquele que viria a ser um dos mais populares heróis da Marvel anos depois, o Wolverine, surgido inicialmente como coadjuvante em uma história do Hulk, onde ele é o antagonista do herói esmeralda. Muitos atribuem a ele ser o co-criador do personagem, mas Herb afirmou que apenas desenhou o personagem de acordo com o esboço inicial criado por John Romita, esclarecendo que não teve participação na criação do personagem. O artista tomaria parte da criação de outros personagens do Universo Marvel, como o herói sombrio Mortalha, o herói inglês Capitão Britânia, e sua irmã Psylocke, além do personagem Phantom Eagle (Águia Fantasma, em português).
                "Para mim, nenhum artista foi tão significativo para o Incrível Hulk como Herb Trimpe, que deu ao Gigante de Jade uma sensação de ternura e sensibilidade numa escala tal que definiu o estilo para todos os artista seguintes", declarou o Editor-Chefe da Marvel Axel Alonso em um comunicado sobre o falecimento do desenhista. "Tal qual um soco do Hulk a arte de Trimpe verdadeiramente explodia para fora das páginas. Os quadrinhos perderam um gigante", completou.
                Já o Hero Initiative afirmou que "Herb era ser humano verdadeiramente estelar, com um grande senso de humor e um tremendo talento artístico. Sua obra e sua memória permanecerão em nossos corações e mentes para sempre."
                A notícia da morte de Trimpe foi inesperada, e foi confirmada por Glen Baisley, primo do artista. No último fim de semana, Trimpe havia conversado com fãs, gravando algumas entrevistas e vídeos, com o objetivo de incrementar o seu projeto de realizar um documentário sobre sua carreira nos quadrinhos, segundo informou Baisley. O destino, infelizmente, teve outros planos. A causa da morte não foi divulgada, e a família pediu respeito à privacidade neste momento de tristeza. Descanse em paz, velho guerreiro. Que seus trabalhos fiquem para sempre no coração dos fãs dos quadrinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário