domingo, 5 de abril de 2015

ABRIL LANÇA NOVAS EDIÇÕES DE LUXO DISNEY



                O mês de março traz boas novidades para os amantes nacionais dos quadrinhos Disney. A Editora Abril está lançando nas bancas e livrarias nada menos do que 3 edições especiais de luxo com material de primeira qualidade tanto para leitores veteranos quanto novos. Seguindo a tendência recente do mercado, de lançamento de edições de luxo em capa dura e impressão de primeiro nível, visto principalmente nas coleções de Graphics Marvel da Salvat, além das edições lançadas pela Panini Comics, a Editora Abril lançou há meses atrás duas edições com os personagens Disney, compilando as sagas "O Mistério dos Doze Signos" e "Dragonlords - O Reino dos Dragões", que tiveram boa aceitação por parte dos leitores.
                Assim, seria apenas questão de tempo até a editora apostar em novas edições, na competição do mercado de quadrinhos que se abriu para este tipo de edição de luxo. E no mês de janeiro deste ano, a Abril anunciou o lançamento de 3 novos álbuns, que agora finalmente estão chegando às bancas nacionais, em distribuição setorizada, e também às livrarias, novo nicho onde os quadrinhos estão ganhando espaço nos últimos tempos.
                A primeira edição é A SAGA DO TIO PATINHAS, considerada a obra máxima do quadrinista Keno Don Rosa, considerado o legítimo sucessor de Carl Barks na criação de histórias e aventuras da Família Pato. Concebida entre 1992 e 1996, a série em 12 capítulos foi publicada pela Editora Egmont na Europa, conquistando os leitores, e mostrando toda a história do Tio Patinhas, desde sua infância nas ruas de Glasgow, na Escócia, sua viagens pelo mundo inteiro, até a obtenção de sua fortuna, após muitas aventuras e trabalho duro e árduo. Posteriormente, Don Rosa concebeu mais 6 capítulos extras, que complementam a história da saga, preenchendo algumas lacunas entre uma aventura e outra da série original. As histórias desta série já foram publicadas duas vezes pela Abril na década passada. A primeira vez foi em 2003, em dois volumes, em formatinho, reunindo as 12 histórias originais, como parte das comemorações da editora pelos 40 anos de publicação da revista nacional do personagem. Posteriormente, em 2007, ela foi reimpressa em 3 edições, agora em formato americano, trazendo não apenas as 12 aventuras originais como também os capítulos extras produzidos por Don Rosa. E agora, ganha sua edição de luxo, trazendo novamente todo aquele material, em uma edição de primorosa qualidade gráfica: a edição, no formato 17 x 24,5 cm, possui capa dura, com detalhes em verniz e alto-relevo, com miolo em papel de alta gramatura, com cerca de 388 páginas, ao preço de R$ 49,90. A destacar que esta nova edição deixa de fora duas histórias que têm ligação com a história, que acabaram publicadas junto na minissérie publicada em 2007, "Uma carta de casa", e "Q.U.A.N.T.A.S.I.G.L.A.", mas que não são consideradas oficialmente como integrantes da saga propriamente, o que é uma pena, pois torna esta nova republicação menos completa que a anterior.
                Na sua longa jornada desde a infância até a obtenção de seu posto de pato mais rico do mundo, Patinhas passou por todo tipo de altos e baixos, de como ganhou sua moedinha N° 1, viajou à América para fazer fortuna, ganhou dinheiro, perdeu tudo, teve de recomeçar, e cruzou com figuras de todo tipo, desde Theodore Roosevelt, que foi presidente dos Estados Unidos, o primeiro confronto com os Metralhas, além de outros bandidos famosos, como os irmãos Dalton e Jesse e Frank James, a chegada a Patópolis, e a construção de seu império financeiro mundial, além do primeiro "encontro" com seu sobrinho Donald, e seus sobrinhos-netos Huguinho, Zezinho, e Luisinho. A edição ainda traz reproduções de todas as capas e artes das edições originais, além de textos explicativos sobre os acontecimentos mostrados em cada capítulo da saga, mostrando detalhes que foram extraídos das histórias originais de Carl Barks, além de outros detalhes interessantes, e o contexto histórico da época onde se passam as aventuras, além das versões já concebidas para a árvore genealógica da Família Pato até hoje.
                Em sua página oficial no Facebook, Don Rosa manifestou-se contra esta nova edição da história criada por ele, por estar a Editora Abril, segundo ele, usando seu nome, e possivelmente usando seus comentários pessoais para os textos explicativos das histórias da saga, sem ter nenhum consentimento para utilizá-los, e portanto, violando seus direitos autorais. O artista afirma que em nenhum momento chegou a ser contado pela Abril para a produção desta nova compilação da saga, e que portanto a Abril não tem nenhuma autorização por parte dele para usar seus depoimentos. Assim, a Abril não teria acesso a publicar as edições mais recentes das histórias, que possuem uma colorização totalmente nova e traduções melhoradas, a exemplo do que está sendo feito pela Editora Fantagraphics nos Estados Unidos, que iniciou no ano passado a publicação de álbuns especiais compilando todas as histórias produzidas pelo artista, e que são devidamente autorizadas por ele. Infelizmente, na última década, Don Rosa e a Editora Abril se desentenderam com relação à utilização por parte da editora brasileira do nome do desenhista, que segundo Don Rosa, estaria promovendo a venda das edições com seu nome sem autorização, leia-se pagamento de direitos por utilizar seu nome. Como não se chegou a um acordo, a Abril reduziu a menção do nome de Rosa ao mínimo possível nas suas publicações. Dessa forma, o nome de Don Rosa é citado apenas uma vez neste álbum, na página do índice das histórias, como criador e desenhista da saga. Na publicação original, em 2003, as edições trouxeram declarações pessoais do artista sobre cada um dos capítulos da saga. Nos textos explicativos desta edição de luxo, embora não haja menção alguma a Rosa, pode-se ver que vários trechos do texto repetem informações das suas declarações publicadas nas edições lançadas em 2003, ainda que apenas parcialmente, o que só deve aumentar a rixa entre o artista e a Abril.
                O lançamento seguinte é a edição OS 80 ANOS DO PATO DONALD POR SEUS PRINCIPAIS ARTISTAS, também no formato 17 x 24,5 cm, com capa dura, com detalhes em alto-relevo e em verniz, com miolo em papel de excelente gramatura, com cerca de 484 páginas, ao preço de R$ 59,90. Esta edição comemora as 8 décadas de existência do pato mais famoso do mundo, trazendo uma coletânia de histórias dos principais artistas que já trabalharam com o personagem desde sua primeira aparição nos quadrinhos, ocorrida em setembro de 1934, na história "A Galinha Sábia", quadrinização da animação de mesmo nome exibida em junho daquele ano, onde o personagem surgiu, ainda como coadjuvante, e com um traço ligeiramente diferente. Nos anos seguintes, Donald apareceria ainda em algumas outras histórias, mas a partir da década de 1940, a fama do pato decolaria de vez, ganhando histórias de animação próprias, e estrelando suas aventuras nos quadrinhos. E seguindo forte e firme até os dias atuais. Em 1950, o personagem daria o pontapé inicial na publicação de quadrinhos da Editora Abril, com a revista PATO DONALD, que seria o início do império de quadrinhos que a empresa ergueria nos anos seguintes, publicando não só novos títulos Disney, mas também personagens de muitas outras editoras e artistas, como Marvel, DC, Hanna-Barbera, Mauricio de Souza, etc. Atualmente, os quadrinhos Disney continuam sendo publicados pela Abril, e o título do Donald continua sendo publicado até hoje, nunca tendo sofrido nenhuma interrupção nestes 65 anos de vida da Abril, estando atualmente no número 2.441, seguida de perto pelo título do Zé Carioca, que já chegou a 2.406 edições. Atualmente a publicação é mensal, mas em determinadas épocas o título era quinzenal, e em outras, semanal, o que explica a alta numeração do título, o mesmo valendo para a revista do Zé Carioca.
                Esta bela edição de luxo traz 26 histórias, de 15 artistas diferentes, sendo quase a metade das histórias completamente inéditas em nosso país, enquanto algumas outras tiveram raras republicações por aqui. Confiram a relação dos artistas e suas respectivas histórias que compõem esta bela edição:
- Carl Barks: "Eu Quero Uma Casa na Praia", "No País dos Vulcões";
- Al Taliaferro: "Contra-Espião";
- Jack Bradbury: "Na Era da Televisão", "A Herança";
- Giovan Battista Carpi: "Férias Encaixotadas";
- Tony Strobl: "Donald na Matemagicalândia", "Se Resguarda, Seu Guarda!";
- Vicar: "A Vitória no Papo", "O Herói do Bosque";
- Daniel Branca: "Um Gênio Incompreendido", "O Halloween Monstruoso";
- Romano Scarpa: "O Museu de Cera";
- Marco Rota: "Esta é Sua Vida, Donald!", "O Mistério do Faraó";
- Giorgio Cavazzano: "O Boneco Vivo";
- Carlos Edgard Herrero: "Os Distraídos", "O Rodeio"; Este é o único artista brasileiro presente na seleção desta edição.
- Don Rosa: "O Pato que Nunca Existiu", "O Pato do Passado e do Futuro";
- Daan Jippes: "Donald, Coração de Ouro", "A Pressa é um Lixo";
- William Van Horn: "A Trepadeira Sorrateira", "Em Busca do Tio Patusco"; e
- Arild Midthun: "A Corrida Energética", "Um Pato Na Rede".
                A edição também conta com textos de Marcelo Alencar com rápidas sinopses sobre cada um dos artistas presentes nesta edição. Um detalhe interessante desta edição é que a história "O Museu de Cera", protagonizada pelo alter ego heróico do Donald, o Superpato, é aqui mostrada na íntegra, uma vez que em suas publicações anteriores ela havia sofrido cortes e censuras em vários quadros.
                O último lançamento é ERA UMA VEZ NA AMÉRICA, reunindo uma grande saga através da história estrelada pelo camundongo Mickey e seus amigos, mostrando como seus antepassados saíram da Europa e migraram para o Novo Mundo. Assim como as outras edições, esta também tem capa dura, apresentando arte com detalhes em verniz e alto-relevo, no formato 17 x 24,5 cm, miolo em papel de excelente gramatura, com nada menos de 500 páginas ilustrando a maior saga já desenvolvida até aqui pela Disney, cobrindo mais de 300 anos de acontecimentos, ao preço de R$ 59,90. Várias das histórias reunidas neste volume já foram publicadas ao longo dos anos nos títulos Disney da Abril, mas é a primeira vez que são completamente reunidos em uma só publicação. A história foi criada por Giorgio Pezzin, com desenhos de Massimo De Vita, e a edição apresenta um texto explicativo de Marcelo Alencar sobre os autores e a história, publicada originalmente há mais de 20 anos na Itália. E um detalhe importante é que é a primeira vez que toda a história é publicada no Brasil, pois esta edição traz 4 aventuras que nunca foram publicadas por aqui, fazendo desta edição uma obra publicada totalmente completa, o que aumenta o seu valor para os leitores.
                A história começa na Inglaterra, por volta de 1620, onde um antepassado de Mickey se mete em uma grande enrascada ao tentar solucionar um crime envolvendo a partida de inúmeros migrantes rumo ao Novo Mundo para começarem uma nova vida. Tendo resolvido o crime, mas ainda em má situação, ele e sua esposa Minie, ao lado do amigo Ezequiel Pateta, embarcam junto para a América, onde iniciarão novas vidas e famílias. As histórias seguintes vão mostrando as aventuras de seus descendentes na América, passando por grandes momentos da história dos Estados Unidos, como a batalha do Forte Álamo, e até interagindo com grandes nomes históricos, como Benjamim Franklin e George Washington. A história chega ao fim nos anos 1920, com a ascenção da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.
                São realmente lindíssimas edições que a Abril está lançando em formato de luxo, mostrando que não são apenas os quadrinhos de super-heróis que merecem um tratamento deste nível. Segundo Paulo Maffia, da Editora Abril, há projetos para o lançamento de novas edições deste tipo no futuro, mas que tudo ainda está sendo estudado devidamente, pelo tratamento e cuidado que este tipo de lançamento necessita para ser produzido, o que dá esperança de vermos novas aventuras e sagas dos personagens Disney em merecidas edições de luxo. Infelizmente, o preço destas edições pode acabar sendo proibitiva para muitos leitores, e o momento delicado da economia nacional também não permite a muitos adquirirem tais obras, o que também pode ajudar a complicar o lançamento de novas edições com a regularidade vista em outras coleções de quadrinhos. Mesmo assim, a iniciativa da Abril merece elogios pelo cuidado de várias das edições Disney que vem lançando nos últimos anos, mostrando que os personagens ainda têm fôlego para divertir leitores de todas as gerações ainda por muitos anos em pleno século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário