sábado, 28 de fevereiro de 2015

NINNINGER É A SÉRIE SUPER SENTAI DE 2015



                Entra ano, sai ano, e uma das franquias mais longevas da Toei Productions, o Super Sentai, continua ganhando novas séries. A produção de 2015 chama-se Shuriken Sentai Ninninger (Esquadrão Shuriken Ninninger), e é a 39ª série da franquia, que caminha firme para completar 4 décadas no ar, desde que a primeira série, Himitsu Sentai Goranger, estreou em abril de 1975. De lá para cá, com exceção de 1978, em todos os anos surgiu um novo esquadrão de heróis vestindo uniformes coloridos, que se tornaram um dos ícones sagrados das produções tokusatsu, ao lado das franquias Kamen Rider, e da inesquecível Ultraman.
                A nova série substitui a produção de 2014, Ressha Sentai ToQger (Esquadrão do Trem Expresso ToQger), que tinha como temática trens. A nova produção retoma um tema já utilizado anteriormente na franquia: os ninjas. A primeira série a utilizar esse tema foi Ninja Sentai Kakuranger (Esquadrão Ninja Kakuranger), de 1994; e Ninpuu Sentai Hurricanger (Esquadrão Ninjas do Vento Hurricanger), de 2002. Ninninger estreou no último dia 22 de fevereiro, sendo transmitido pela TV Asahi, no horário das 7:30.
                A trama desta série é a ameaça que nosso mundo sofre pelo retorno de Gensetsu Kibaoni, um cruel general que durante a Era Sengoku da história do Japão, tentou conquistar o país através do terror. Kibaoni foi derrotado pelos guerreiros da família Igasaki, um poderoso clã ninja. Mas Kibaoni jurou que um dia retornaria, e voltaria a disseminar o terror, mais de 4 séculos depois. Quando ele retornou, não era mais um ser humano, mas um demônio, youkai, mas seus planos foram mais uma vez frustrados pelo clã Igasaki, nas mãos de Yoshitaka Igasaki, que pelo feito, ganhou o título de "Último Ninja". Contudo, o selo que prendia o temível vilão acabou se rompendo, e novamente livre, ele pretende espalhar novamente o terror sobre o Japão. E cabe à nova geração dos netos de Yoshitaka Igasaki a tarefa de deter o demônio renascido e seus asseclas, bem como os monstros que ele cria para seus propósitos maléficos.
                O herói principal é Takaharu Igasaki, que ao retornar de uma longa viagem de treinamento, encontra o dojo ninja de sua família totalmente destruído pelos homens de Kibaoni. Agora ele precisa se reunir a seus primos Yakumo Kato, Nagi Matsuo, Kasumi Momochi, e à irmã caçula, Fuuka Igasaki, para enfrentar a grande ameaça. Mas, tirando Takaharu, que idolatra o feito do avô e quer se tornar um grande ninja como ele foi, os demais querem apenas continuar suas vidas como jovens normais, vendo as artes ninjas apenas como algo do passado e uma diversão. Mas quando Kibaoni lança seu primeiro monstro atacando a cidade, a determinação de Takaharu em confrontar o inimigo, mesmo sozinho, motiva os demais a aceitarem sua herança ninja e a responsabilidade de confrontar a ameaça. Utilizando as espadas lendárias dos Igasaki, as Ninja Ichibantou, os cinco transformam-se no Esquadrão Shuriken Ninninger. Takaharu é o brilho selvagem, Akaninger (vermelho); Yakumo é a nuvem estrondosa, Aoninger (azul); Nagi é a deslumbrante serenidade, Kininger (amarelo); Kasumi é a neblina cintilante, Momoninger (rosa); e Fuuka é a flor do vento, Shironinger (branca).
                Mas o desafio dos jovens será duplo: além de terem de combaterem as forças de Kibaoni, sendo adolescentes, todos eles ainda são novatos e inexperientes nas artes ninja, apesar de dominarem vários truques, e precisarão aprender e treinar intensivamente para aprimorar seus conhecimentos e habilidades ninja, além de aprenderem a dominar seus novos poderes como Ninninger, como por exemplo controlar adequadamente os veículos de combate, que unidos, formam o poderoso robô Shurikenjin, para ser usado nos momentos em que os monstros se tornam gigantes, clichê mais do que batido nas séries Super Sentai. E, mais para a frente na série, o grupo ainda contará com mais um integrante, cujo nome será Starninger, como já vem sendo de hábito nas séries Super Sentai nos últimos tempos. E assim, vai começar mais uma luta épica para defender a humanidade das forças do mal...
                As séries Sentai com temática ninja nunca foram exibidas por aqui, sendo que o público brasileiro só teve oportunidade de ver as adaptações feitas para Power Rangers. No caso de Kakuranger, foram aproveitados praticamente somente os robôs de combate, já que continuavam usando os uniformes da fase Zyuranger, durante a maior parte do terceiro ano da série. Apenas no final aproveitaram o visual dos Kakurangers para os Alien Rangers, heróis de outro planeta que vinham dar uma ajuda aos heróis terrestres, que haviam sido transformados em crianças. Anos depois, a série Hurricanger seria adaptada em Power Rangers Tempestade Ninja. E como já virou costume - ou praga, para alguns fãs das produções originais japonesas, Ninninger deverá ser adaptado para Power Rangers em um futuro próximo, a exemplo da série Sentai de 2013, Kyoryuger, que serviu de base para Power Rangers Dino Charge, a produção de Power Rangers de 2015. E será provavelmente apenas como base de Power Rangers que Ninninger será visto no Brasil, visto que as séries Sentai originais nunca mais deram a cara por estas bandas desde que Power Rangers desembarcou por aqui. O jeito será apreciar a série apenas por fansubbers, o que virou rotina nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário