domingo, 15 de fevereiro de 2015

IDW RESGATA TÍTULOS DE QUADRINHOS DA DISNEY



                Enquanto no Brasil os leitores tem a oportunidade de acompanharem ininterruptamente desde 1950 as aventuras dos personagens de Walt Disney nos quadrinhos, nos Estados Unidos, imaginem só, a situação é muito diferente do que muitos podem imaginar. Tão diferente a ponto de, em abril, as aventuras dos personagens clássicos da companhia, como Pato Donald, Tio Patinhas, Mickey, e diversos outros personagens, estarem enfim retornando ao mercado editorial de quadrinhos, para felicidade dos leitores que curtem estes personagens. A empreitada é da IDW Publishing, nova casa de publicações dos personagens Disney nos EUA.
                E a editora começa em grande estilo. Agora em março, antecedendo o lançamento de sua nova linha de títulos mensais, a IDW trará para os leitores nada menos do que uma das mais famosas histórias produzidas nos últimos anos: DON ROSA'S THE LIFE AND TIME OF SCROOGE MCDUCK - VOLUME 1 - ARTIST EDITION, ou simplesmente, A Saga do Tio Patinhas, que conta toda a história do pato mais rico do mundo desde sua infância pobre, na cidade escocesa de Glasgow, até a conquista de sua imensa fortuna, passando por aventuras incríveis pelo mundo inteiro, concebida nos anos 1990 pelo desenhista Keno Don Rosa, considerado o "herdeiro" de Carl Barks, artista que fez a fama da Família Pato nos quadrinhos Disney ganhar fama internacional. As "edições de artista" publicadas pela IDW se caracterizam por trazer as obras escaneadas diretamente das artes originais das histórias, totalmente limpas, isto é, sem recordatórios ou balões inseridos, permitindo ao leitor apreciar a arte e os desenhos na sua plenitude. Este primeiro volume, com cerca de 160 páginas, no formato 51,0 cm x 36,0 cm, em capa dura, traz as primeiras seis histórias da saga do Tio Patinhas, escaneadas em altíssima qualidade, sendo que a coleção completa terá 3 volumes. Os volumes seguintes serão lançados em data ainda a ser anunciada pela editora. É a primeira vez que a Saga do Tio Patinhas ganha um lançamento deste tipo.
                "As histórias de Don Rosa são tão frescas e divertidas hoje como eram quando as li pela primeira vez há 25 anos", declarou o Diretor de Projetos Especiais da IDW, Scott Dunbier. "Elas são tesouros eternos", enfatizou, mostrando seu entusiasmo com o lançamento da mais aclamada história concebida pelo artista.
                E, com esse lançamento que dá partida a essa nova fase dos quadrinhos clássicos Disney em terras americanas, nada mais óbvio que o primeiro título mensal Disney a ser lançado pela editora seja UNCLE SCROOGE (Tio Patinhas), que chega às comic shops em abril. No mês de maio, o título do pato mais rico do mundo ganhará a companhia do título próprio de seu irascível sobrinho, em DONALD DUCK (Pato Donald). A lista de títulos que a editora irá lançar, apesar de não ser exatamente grande, vai crescendo com o passar dos meses: em junho, teremos o retorno de MICKEY MOUSE, com as aventuras do camundongo mais famoso do mundo e seu séquito de amigos e inimigos; no mês de julho, é a vez de WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES retornar, trazendo aventuras de vários personagens. Os títulos mensais param por aqui, mas a IDW planeja lançar edições especiais no segundo semestre. A partir do mês de agosto, estão previstas várias edições "Trade Paperback" para serem lançadas, que deverão ser coletâneas das histórias que são trazidas pelos títulos mensais regulares. Por enquanto, estas edições estão nomeadas apenas como UNCLE SCROOGE TPB, DONALD DUCK TPB, MICKEY MOUSE TPB, E WALT DISNEY TPB, seguidos da palavra "volume" e seu número correspondente.
                Todas as edições mensais terão 48 páginas em suas edições de estréia, pelo preço de US$ 3,99. As edições subsequentes conterão 40 páginas, pelo mesmo preço. Cada edição terá duas capas regulares, e o título "Walt Disney's Comics And Stories" retornará na numeração de sua última publicação, recomeçando na edição 721. Já as edições especiais que serão lançadas no segundo semestre ainda não tiveram maiores detalhes de seu conteúdo, formato ou preço.
                "A chance de trazer os quadrinhos Disney para os fãs, antigos ou novos, é fantástica!", resume Sarah Gaydos, editora da IDW. "Mal podemos esperar para colocar isto nas mãos dos leitores. A IDW é a melhor companhia quando se trata de quadrinhos licenciados, de Transformers a "Pequeno Pônei", além de nossas várias "Edições de Artista" sejam elas de quadrinhos da Marvel ou da DC Comics", complementa. "Estamos ansiosos para mostrar aos nossos leitores, de todas as idades, os melhores quadrinhos Disney do mundo todo".
                David Gerstein, da editoria de arquivos, dá a dica do que os leitores verão nos novos títulos: "Vocês verão o Donald, seus sobrinhos, e também os Irmãos Metralha, além do Professor Pardal, com todas as suas invenções malucas. Mas aqui e em nossos outros títulos, vocês verão mais do que nunca alguns personagens clássicos, com aventuras concebidas por grandes criadores, como Romano Scarpa e Dick Kinney. Que criança não sonha em ser um herói, lutando contra caras malvados e contra magia negra? Ou ser super-ricos? Ou protagonizar caçadas a tesouros sejam nas selvas ou no espaço ideral? Como Carl Barks uma vez afirmou, o Tio Patinhas é "mais durão do que os durões e mais esperto do que os espertos", então este tipo de coisa é a sua rotina diária. E ele possui uma personalidade nem um pouco excêntrica. Ele poderia ser um charmoso avô aventureiro de idade, mas ele não é: em vez disso, ele tem um temperamento selvagem e uma mesquinhez assustadora, além de três acres cúbicos de dinheiro.", completa.
                A empreitada da IDW é digna de elogios, e resta esperar que os novos títulos se consolidem e se tornem uma opção regular para os leitores americanos que curtem os quadrinhos clássicos da Disney. Nos últimos tempos, os quadrinhos dos personagens enfrentaram vários altos e baixos na sua luta por um lugar ao sol no concorrido mercado de comics dos Estados Unidos. Com o fechamento da Gladstone em fins dos anos 1990, os títulos Disney ficaram sem ser publicados por cerca de quatro anos. Em 2003, a Gemstone Publishing adquiriu os direitos dos quadrinhos, e lançou toda a uma série de títulos dos personagens, que durou até 2009, quando encerrou estas publicações. No mesmo ano, porém, para a felicidade dos leitores, a Boom! Studios assumiu a continuidade dos quadrinhos, continuando a trazer aventuras regulares para os leitores até 2011, quando mais uma vez, os títulos acabaram descontinuados.
                Nesse meio tempo, os títulos dos personagens clássicos da Disney ficaram fora do mercado, salvo um lançamento ou outro, como a coleção de edições especiais recentemente lançada pela Fantagraphics com as obras de Don Rosa com a Família Pato. Mas a espera está chegando ao fim, e em breve, espera-se que os novos títulos que a IDW está trazendo mate a saudade dos leitores fãs da Disney, além de conquistarem outros e novos fãs que porventura nunca tenham tido a chance de conhecer estas aventuras. Atualmente, os quadrinhos Disney são produzidos na Europa, principalmente na Itália.
                No Brasil, os quadrinhos Disney tiveram seu primeiro título lançado em 1950, com a primeira edição nacional de "O Pato Donald", que marcou a estréia da Editora Abril, hoje o maior conglomerado editorial da América Latina. E, apesar de alguns altos e baixos, os quadrinhos Disney seguem firmes na Editora, ainda que sem a mesma força e prestígio de outras épocas, quando havia dentro da Abril um estúdio próprio destinado a criar histórias para os vários títulos publicados por aqui, com vários artistas que souberam dar destaque a vários personagens até hoje pouco explorados do Universo Disney, como o trapalhão Peninha, transformando-o até em super-herói (o Morcego Vermelho), ou o enfezado caipira Urtigão, sempre pronto a passar fogo em algum intrometido com sua espingarda, ou criando personagens próprios, como o herói Vespa Vermelha, para não mencionar as aventuras do malandro Zé Carioca, que recentemente voltaram a ser produzidas por aqui, porém, sem a mesma quantidade dos tempos áureos da Abril no ramo.
                Mas, mesmo com menos títulos do que antigamente, a linha Disney na Abril tem recebido um bom tratamento editorial nos últimos anos, com várias coleções e edições especiais que agradaram bastante aos leitores nacionais, algo que os leitores americanos não tiveram chance de ter nos últimos tempos, num raro privilégio dos fãs tupiniquins sobre os norte-americanos. E a Abril já tem pronta para lançar edições especiais comemorando nada menos do que 80 anos de criação do Pato Donald. Nesse ponto, palmas para a Abril, por manter firme os títulos Disney por praticamente 65 anos no mercado editorial nacional. E que a IDW tenha mais sorte na publicação dos títulos Disney do que as suas antecessoras. Os leitores americanos merecem ter melhor sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário