sábado, 28 de fevereiro de 2015

DARK HORSE LANÇARÁ EDIÇÃO COM ARTES DE HE-MAN



                Os anos 1980 foram esplendorosos na criação de muitas séries que se tornaram icônicas no mundo inteiro, e que até hoje continuam cativando fãs e ganhando novos produtos. E uma destas produções daquela década está para ganhar uma edição ilustrativa para fã nenhum botar defeito, pelas mãos da Dark Horse Comics, uma das principais editoras de quadrinhos dos Estados Unidos. E a série abordada é He-Man e os Mestres do Universo, que na época fez um tremendo sucesso em todos os países em que foi exibida, ganhando uma verdadeira avalanche de produtos licenciados, especialmente brinquedos e quadrinhos. Na trama, o indolente e por vezes "irresponsável" e fanfarrão Príncipe Adam, do principal reino do Planeta Etérnia, transforma-se, sempre que necessário, no maior defensor daquele mundo, o poderoso He-Man, sempre preparado para encarar os pérfidos planos dos vilões que ameaçam a paz de Etérnia, em especial de Esqueleto, seu maior inimigo, que tem por objetivo dominar todo o Universo, tencionando apossar-se dos segredos mágicos guardados na principal fortaleza mística do planeta, o Castelo de Grayskull. Com a ajuda de inúmeros outros combatentes, chamados de Mestres do Universo, He-Man sempre frustrava os planos malignos dos vilões, além de sempre dar conselhos e dicas ao final de cada episódio da série animada
                A edição em questão chama-se THE ART OF HE-MAN AND THE MASTERS OF THE UNIVERSE, e será um livro de mais de 300 páginas que trarão informações e detalhes nunca antes revelados aos fãs da série He-Man e os Mestres do Universo. O lançamento terá duas edições: uma convencional, ao preço de cerca de US$ 40,00, com capa "standard" em cartolina; e uma edição limitada para colecionadores, pelo preço de cerca de US$ 130,00. Esta edição limitada, além de trazer páginas extras, terá capa dura, e apenas 4 mil exemplares à venda, e trará também um portifólio do artista Gerald Parel, além de um box com o desenho do Castelo de Grayskull para acomodar a obra. O lançamento será feito para as comic shops dos Estados Unidos, com data de lançamento para 1° de abril, e depois, também para as livrarias, onde estará disponível a partir do dia 14 do mesmo mês. Ambas as edições já se encontram em pré-venda em diversos sites, como a Amazon (www.amazon.com), e a Barnes & Noble (www.barnesandnoble.com). O projeto foi anunciado na Comic Con de San Diego de 2014, e reúne praticamente mais de 30 anos de material de produção e outras artes nunca vistas antes da franquia, em um esforço conjunto entre a Mattel, detentora dos personagens, e a Dark Horse Comics. Pela qualidade das informações e artes que compõe a obra, este livro definitivamente "tem a força", como diriam os fãs do famoso defensor de Etérnia.
                O livro é escrito pelos irmãos Tim e Steve Seeley, e traz inúmeras artes dos bastidores da produção do personagem, desde as concepções dos primeiros brinquedos, storyboards dos personagens, artes da criação das séries de TV, e muito mais, em ordem cronológica, contando como uma linha de brinquedos acabou por se tornar um fenômeno da cultura pop, ganhando inúmeras produções posteriores e mantendo sua fama até hoje. Tim Seeley já desenhou e roteirizou diversas séries de quadrinhos, entre elas G.I. Joe (Comandos em Ação), Wild C.A.T.S., Hack/Slash, Witchblade, e Batman Eterno, entre outros trabalhos. Todas as artes foram recuperadas para o lançamento do livro, através do ilustrador Earl Norem, celebrado como um dos artistas que produziram as mais memoráveis imagens de He-Man até hoje.
                Tim Seeley explicou que o livro foi praticamente um projeto de sonho. "Quando a Mattel concordou com este projeto, eu dei um pulo! Todo mundo que me conhece sabe que sou um grande fã de He-Man, e esta era uma grande chance, fazendo entrevistas, escrevendo o texto, e colocando tudo em um único livro", declarou. Indagado pelo site Newsarama se houve algum desafio para compor esta obra, Tim declarou que havia muito material à disposição, e que o trabalho maior foi encontrar coisas que ninguém tinha visto antes, o que levou a encontrar um notável número de revelações, artes nas profundezas dos arquivos, os primeiros projetos feitos para a série animada da Filmation, projetos de brinquedos que foram concebidos mas nunca produzidos, etc. "Queremos dar às pessoas coisas que só poderão ser vistas neste livro", afirmou. "Tentamos dividir o livro em sua maioria por ano, mas também por produtos diferentes. Assim, o primeiro capítulo trata da concepção dos brinquedos e os detalhes dos seus bastidores, e como isso contribuiu para o estilo da arte que foi feita para todos os seus aspectos. Tivemos que lidar também com o mini-quadrinhos originais, assim como os quadrinhos das outras linhas", enfatizou.
                "Nós fizemos um monte de entrevistas, na verdade. Chamamos um monte de pessoas associadas com 'Mestres do Universo' para obter a sua opinião sobre a série, como Earl Norem, Erika Scheimer - cujo pai Lou comandava a Filmation, Steven Grant, Larry Houston, e até mesmo Dolph Lundgren." Lundgren estrelou o filme "Mestres do Universo, produzido em 1987, fazendo o defensor de Etérnia, mas mesmo com a fama do personagem no auge, depois de duas temporadas com 130 episódios, a produção não conseguiu cativar os fãs por mostrar muitas diferenças com a ambientação vista no desenho animado. Sobre o conteúdo do livro, Tim completa: "É uma visão exaustiva de como esse universo foi criado a partir de uma simples linha de brinquedos, e como isso se traduziu em todos estes diferentes meios de comunicação, e como se criou todo um universo a partir da necessidade de apenas fazer novos brinquedos."
                Da criação da linha de brinquedos, He-Man fez duas aparições nos quadrinhos da DC em 1982, contracenando com ninguém menos do que o Super-Homem. Em 1983 e 1984, ganhou sua primeira série animada, produzida pelo Estúdio Filmation, com 130 episódios que fizeram um sucesso estrondoso e levaram à criação e produção de uma nova série - She-Ra: a Princesa do Poder, mostrando as aventuras da irmã gêmea do defensor de Etérnia. De lá para cá, He-Man ganhou duas novas produções animadas, e várias séries de quadrinhos, passando por editoras como Marvel, Image, e voltando à DC Comics, onde tem uma nova série regular em publicação atualmente, e com perspectivas de ganhar uma nova produção com atores em breve.
                O personagem tem muitos fãs no Brasil, e recentemente, ganhou duas edições especiais em quadrinhos da Panini Comics, compilando minisséries recentemente produzidas pela DC Comics. Depois de lançar livros dedicados às produções cinematográficas do Super-Homem, Batman, e Homem de Ferro, será que a editora se arriscaria a lançar esta obra por aqui? Talvez sim, talvez não... Não dá para saber. A única certeza é que os fãs estadunidenses do herói de Etérnia certamente não veem a hora de colocar as mãos nesta bela edição, que com certeza merece todos os elogios pela iniciativa da Dark Horse e da Mattel em produzir este belo material.



Nenhum comentário:

Postar um comentário