segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

ZYURANGER SERÁ LANÇADO EM DVD NOS ESTADOS UNIDOS



                Depois de mais de 20 anos acompanhando as aventuras dos Power Rangers, enfim os fãs americanos irão ter a oportunidade de conferir, pela primeira vez, as aventuras da franquia Super Sentai original em um lançamento oficial no próprio mercado americano. Chegará às lojas e distribuidoras de vídeo dos EUA agora em fevereiro a caixa POWER RANGERS: SUPER SENTAI ZYURANGER: THE COMPLETE SERIES, e que trará as aventuras originais do esquadrão Sentai que deu origem a Power Rangers. Com o preço de tabela de cerca de US$ 55,00, a caixa traz todos os 50 episódios da série em 10 discos. O áudio é em japonês, com opção de legendas em inglês. Não há extras no box. O lançamento é da Shout! Factory, que também tem lançado em boxes de DVD as temporadas da franquia Power Rangers nos Estados Unidos. O Box já se encontra em pré-venda nas grandes lojas on-line americanas, como a Amazon (www.amazon.com), que inclusive já está oferecendo a caixa com desconto, podendo ser adquirida a partir de US$ 40,00. A data de lançamento oficial é 17 de fevereiro.
                Produzida em 1992, Kyoryu Sentai ZyuRanger (Esquadrão Dinossauro Zyuranger) mostra as aventuras de 5 jovens em sua luta para deter os planos perversos da bruxa Bandora, que tendo escapado de sua prisão onde havia sido selada há milhares de anos, resolve se vingar lançando seus poderosos monstros em nosso planeta, causando destruição e sofrimento. Na série original japonesa, um grupo de astronautas encontra uma espécie de recipiente em um planeta próximo e ao mexer nele, destroem o lacre que prendia Bandora e seu grupo há milênios. Na Terra, contudo, Barza, um antigo mago que se disfarçava de zelador de prédio, sente a fuga da feiticeira, e como havia sido previsto, ele desperta 5 jovens guerreiros que, por ocasião da prisão de Bandora, haviam se oferecido para ficarem em animação suspensa e voltarem à vida quando Bandora finalmente escapasse de sua prisão. Cada um era membro de uma tribo diferente que coabitou com os dinossauros nos tempos em que os répteis gigantes dominaram nosso mundo, sendo eles: Geki, membro da tribo Yamato: Goushi, membro da tribo Shama; Boi, membro da tribo Daimu; Dan, membro da tribo Etofu; e Mei, membro da tribo Reshiya. Usando as moedas sagradas do poder antigo, eles despertam grandes poderes, tornando-se os Zyurangers: Tyrannoranger (vermelho), Mamothranger (Preto), Triceraranger (azul), Tigerranger (amarelo), e Pteraranger (rosa).
                Contando com a ajuda de suas bestas guardiães, os jovens iniciam a luta para deter os planos malignos de Bandora, que tem à sua disposição seus soldados Golem, e os monstros Dora, que são fabricados em um maquinário em seu castelo. Mais para o meio da série, a feiticeira revive o irmão de Geki, Burai, e o lança contra os heróis, tornando-se um grande inimigo. Mas Geki consegue fazer o irmão voltar à razão, e ele se torna um grande aliado, ainda que por pouco tempo, morrendo em virtude de seu renascimento ter ficado dependente de uma vela que acaba se esgotando. Por fim, os heróis acabam triunfando e derrotam Bandora em definitivo, sendo a feiticeira e seus asseclas novamente selados em um recipiente e enviados para a vastidão do cosmo para nunca mais voltarem.
                Nos Estados Unidos, o empresário Haim Saban, que já havia participado da produção de inúmeras séries, tentava sen sucesso licenciar as séries Super Sentai para serem exibidas na TV americana, mas sempre acaba recebendo negativas das emissoras. Quando entendeu que o público comum americano não tinha interesse em ver um seriado de heróis japoneses salvando o mundo, imaginou fazer uma adaptação da série nipônica, trocando os personagens e a história por outras concepções. Assim, com o sucesso recente na época do filme "Parque dos Dinossauros", os répteis gigantes estavam em moda, e Saban, que se preparava para fazer sua adaptação de um Sentai utilizando a série Jetman, mudou de idéia e escolheu Zyuranger para sofrer a transformação, criando assim a série Mighty Morphin Power Rangers. Assim, ao invés de Tóquio e as paisagens nipônicas, os heróis da versão americana viviam na cidade de Alameda dos Anjos (Angel's Grove). Barza foi substituído por Zordon, um alienígena que se encontrava preso em uma subdimensão, mas podendo se comunicar com nosso mundo em uma estrutura chamada Centro de Comando, coordenada pelo robozinho Alpha-5. Como na história original japonesa, um grupo de astronautas liberta na Lua a bruxa Rita Repulsa (nome de Bandora na versão ocidental). As feras guardiãos viraram os zords, e o resto é história. Com muito marketing no seu lançamento, Power Rangers virou um fenômeno surpreendendo a todos, e que dura até hoje, tendo tido seus altos e baixos ao longo das últimas duas décadas. E Haim Saban conseguiu, ainda que de forma indireta, lançar as séries Super Sentai nos EUA, ainda que em forma de adaptação.
                Mas agora é a primeira vez que uma série Super Sentai será lançada na íntegra no mercado de vídeo americano. Hoje, com a internet, muitos fãs estadunidenses têm conhecimento das séries japonesas que são adaptadas para a franquia Power Rangers, algo que era muito difícil de acontecer nos anos 1990, quando o fluxo de informação a respeito destas séries era praticamente nulo nos EUA, cujas revistas informativas davam mais ênfase aos animes. Assim, não é por acaso que a caixa de Zyuranger. Não é por acaso que a capa do box de Zyuranger traz os dizeres "Antes de Power Rangers havia...Super Sentai", que é a mais pura verdade, trazendo para os fãs americanos a série que se tornaria as raízes de Power Rangers no Ocidente e o nascimento de uma franquia que hoje é conhecida no mundo todo. Até mesmo no Japão, onde Power Rangers já teve até mesmo algumas de suas temporadas lançadas em DVD, permitindo aos japoneses conhecerem as adaptações ocidentais de suas séries Super Sentai. Agora será a vez dos americanos conhecerem Zyuranger e verem as diferenças entre ambas as séries.
                Por enquanto, o lançamento das séries Super Sentai está restrito a Zyuranger, e apenas para o mercado de vídeo, o que não quer dizer que não haja chances de virem as demais séries. Dependendo das vendas deste primeiro lançamento, muito provavelmente deverão ser lançadas outras produções da franquia Super Sentai, e quem sabe possam até finalmente serem exibidas na TV americana. Antes tarde do que nunca. Para Haim Saban, é a concretização de seus esforços para mostrar aos americanos os seriados de super-heróis japoneses, e por incrível que pareça, ele ganhou muito mais dinheiro produzindo Power Rangers do que se fosse apenas licenciar as séries Sentai japonesas.
                No Brasil, os fãs tiveram oportunidade de conhecerem oficialmente apenas 4 produções Super Sentai, todas anteriores a Zyuranger: Google 5, Changeman, Flashman, e Maskman. Jetman e Bioman quase aportaram por aqui, mas o gênero sofreu uma saturação, e os planos acabaram sendo cancelados, fora que a TV Manchete, principal emissora a exibir tokusatsus por aqui, entrou em crise. E, com a vinda dos Power Rangers, nunca mais nenhuma série Sentai aportou por aqui, com as distribuidoras preferindo trazer as adaptações americanas do que investir nas séries originais. Recentemente, várias séries de tokusatsu foram lançadas no mercado nacional de vídeo, mas estes lançamentos, em sua grande maioria, concentraram-se nas séries que foram exibidas por aqui nos anos 1980 e 1990, e com relação aos Super Sentai, não há perspectiva nenhuma de novas séries virem para cá, mesmo que apenas para o mercado de vídeo. Assim, só resta mesmo ficar novamente com inveja dos fãs americanos, que mesmo com mais de duas décadas de atraso, vão conhecer finalmente de forma oficial uma série Super Sentai pela primeira vez. E que pode ser a apenas a primeira de uma grande série de produções, se levarmos em conta 20 anos de adaptações sendo feitas para criar os Power Rangers...

Nenhum comentário:

Postar um comentário