quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MYTHOS LANÇA "A CIDADELA ESCARLATE", NOVO ÁLBUM DE CONAN



                Já vão longe os tempos em que o gênero espada e magia era garantia absoluta de venda nas bancas nacionais. Na década de 1980, as histórias de Conan, o bárbaro criado por Robert E. Howard, adaptado desde os anos 1970 aos quadrinhos pela Marvel Comics, eram campeãs de venda na Editora Abril, que lançara a revista "A Espada Selvagem de Conan", título em formato magazine, com histórias em preto-e-branco, chegando a vender até mais de 200 mil exemplares por edição. Hoje, os tempos são menos generosos, para vários títulos em quadrinhos, e nem mesmo Conan mostra mais a força de antes, pelo menos no mercado nacional. Desde que a Marvel decidiu abandonar a produção de aventuras do guerreiro cimeriano, a Dark Horse Comics assumiu a tarefa de criar novas histórias, e se não tem tido o sucesso arrasador dos tempos da Marvel, pelo menos vem garantindo novas histórias com regularidade e abastecendo os fãs mais fiéis do bárbaro.
                Depois que a Abril encerrou as publicações de Conan, a Mythos assumiu a publicação das aventuras, em 2002, e de lá para cá, especialmente nos últimos anos, as edições do bárbaro escassearam nas bancas. A base de leitores diminuiu consideravelmente, a ponto da editora resolver cancelar a publicação regular, e manter o foco apenas em edições especiais, trazendo histórias fechadas. Apresentando uma qualidade gráfica muito mais elaborada, estas edições especiais tem garantido a presença, ainda que esporádica, de Conan nas bancas e gibiterias nacionais, embora tenha "elitizado" o acompanhamento de suas aventuras, devido ao preço mais elevado que tal tipo de edição acarreta. Mas, por bem ou por mal, Conan ainda sobrevive no mercado nacional de quadrinhos, e a Mythos lança agora em fevereiro o mais novo álbum do personagem: REI CONAN - A CIDADELA ESCARLATE.
                Publicado como uma minissérie em 4 edições pela Dark Horse no início de 2011, a história começa com Conan, o monarca do reino da Aquilônia, já idoso, e iniciando, a contragosto, um relato de seus feitos ao escriba, a fim de garantir a posteridade dos feitos do bárbaro que se tornou monarca de um dos mais poderosos reinos da Era Hiboriana. Conan lembra de quando, indo em auxilio ao soberano de um reino vizinho, Amalrus de Orphir, viu-se de repente em uma grande armadilha perpetrada por seu inimigo Strabonus, em conluio com Amalrus. Com seus homens massacrados, Conan só não tem pior sorte porque Tsotha-Lanti, feiticeiro aliado a Strabonus, prefere vê-lo acorrentado e aprisionado. Levado para sua fortaleza, conhecida como Cidadela Escarlate, Conan é humilhado e por fim jogado em um calabouço nos subterrâneos depois de recusar a oferta de trair seu povo e tornar Apello, descendente do antigo rei da Aquilônia, que havia sido deposto por Conan, o novo rei da Aquilônia. Mas não se trata de um calabouço qualquer, mas um lugar que encerra perigos e mistérios tais que fariam qualquer homem em seu perfeito juízo abraçar a própria insanidade.
                Conseguirá Conan, sozinho e praticamente desarmado, escapar de sua prisão, antes que esta o destrua? E também salvar a Aquilônia de ser conquistada por seus inimigos? Por mais desesperadora que seja sua situação, não convém esquecer que, antes de ser rei, Conan era um guerreiro cimeriano de fama ímpar, um bárbaro que sobrepujou a morte inúmeras vezes e destroçou o corpo de inimigos sem conta, e que não seria uma simples coroa que o faria deixar de ser menos temido. E ele vai fazer questão de lembrar a seus captores esta verdade da pior maneira possível. O roteiro é de Thimoty Truman, com arte de Tomás Giorello. A arte de capa é de Gerald Parel. As cores são de José Villarrubia. As capas originais foram produzidas por Darick Robertson, Dave Stewart, e Richard Clarke. E esta aventura será apresentada completa nesta bela edição que a Mythos está lançando no mercado nacional.
                A edição será um álbum de luxo com capa dura, com cerca de 156 páginas, em formato especial, 18,5 x 27,5 cm. A distribuição será setorizada, e já está disponível para venda na loja virtual da editora, no endereço https://www.mythoseditora.com.br, link Mythos Editora. O preço de tabela é de R$ 69,90, mas na pré-venda está sendo oferecido um desconto de 15%, saindo por R$ 59,42.
                Um dos detalhes que chama atenção nesta edição é que a história trata-se de uma adaptação direta dos contos originais do criador de Conan, e não uma simples aventura criada para o personagem pelos artistas da atualidade. Ainda nos primórdios da década de 1930, quando publicava seus textos na revista Weird Tales (Contos Bizarros), o escritor Robert E. Howard alternava histórias tanto do passado quanto do futuro de sua maior criação, mesclando aventuras dos vários períodos da vida do bárbaro Conan, de seus primeiros confrontos, às mais avançadas histórias de sua vida, já idoso. E sempre com incrível grau de consciência, um indício claro de que o autor guardava na mente a trajetória integral do personagem, do seu início ao fim.
                Na última década, a Dark Horse dedicou as publicações de quadrinhos de Conan a apresentar as aventuras do personagem em ordem cronológica, adaptando os textos originais de seu criador em sua nova série regular de quadrinhos, "Conan, o Cimério", alcançando boa recepção entre os fãs do personagem, além de ganhar muitos novos. Em 2011, foi dado o desafio à equipe criativa que cuidava da publicação de passar a adaptar os contos de Conan como rei da Aquilônia, e assim nasceu a versão em quadrinhos de "A Cidadela Escarlate", adaptada diretamente dos contos escritos por Howard. São essas adaptações que chegam agora ao Brasil nesta nova edição em Rei Conan, que deve ser o passo inicial de uma nova coleção de álbuns de luxo que a Mythos Editora idealizou para agradar tanto o mais exigente fã do bárbaro cimeriano quanto qualquer fã de quadrinhos do mais alto nível, segundo promete a editora.
                E, para felicidade dos leitores, a edição terá alguns materiais extras bem interessantes. Além do roteiro fielmente adaptado e da esplendorosa e sensacional arte, esta belíssima edição contemplará o leitor com textos complementares de Timothy Truman, entrevista com os autores, uma caprichada galeria de capas, além de reproduções das artes originais dos artistas Tomás Giorello e Darick Robertson - que ilustraram as capas da minissérie original publicada nos Estados Unidos, e as tiras biográficas de Bob Cano-Duplo, nas quais são retratados episódios reais da vida de Robert E. Howard.
                De fato, nada como trazer adaptações das histórias originais concebidas pelo próprio criador para restaurar o mito de Conan nos dias atuais, e fazê-lo brilhar novamente para o público leitor, que certamente ainda merece ter o privilégio de ler novas aventuras do guerreiro cimeriano, em especial estas, que forjaram a fama do personagem no século passado, e chegaram a despertar o interesse da Marvel Comics na produção de aventuras em quadrinhos com o personagem, permitindo a toda uma nova geração conhecer Conan e sua trajetória, que pelo visto ainda terá muitos anos pela frente para mostrar todas as suas histórias. Vida longa a Conan, por Crom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário