segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MULHER-MARAVILHA GANHA QUADRINHOS DA SÉRIE DE 1977



                Os fãs de seriados antigos e de super-heróis têm mais um motivo para comemorar neste mês de janeiro. A DC Comics acaba de lançar sua mais nova série mensal, e ela é estrelada por ninguém menos do que a Mulher-Maravilha do clássico seriado de TV dos anos 1970. Isso mesmo, a série estrelada por Lynda Carter está de volta, agora nesta nova série mensal, intitulada WONDER WOMAN '77.
                Há quase dois anos atrás, a editora americana resolveu lançar uma nova série de quadrinhos do Batman. Mas não uma série qualquer com o Cavaleiro das Trevas, e sim uma série que trazia de volta todo o clima do seriado de TV dos anos 1960, estrelado por Adam West e Burt Ward nos papéis da dupla dinâmica. A empreitada se mostrou tão certeira que a publicação já está na edição 19, trazendo todo aquele clima "camp" do seriado produzido de 1966 a 1968, com toda a galeria de vilões clássicos daquela produção, e aproveitando para mesclar com alguns outros elementos dos quadrinhos "sérios" de Batman. Santo saudosismo, Batman!
                Inspirado no sucesso que esta série baseada na produção dos anos 1960 estava fazendo, o roteirista Marc Andreyko sugeriu a um dos executivos da divisão de quadrinhos digitais da DC, Hank Kanalz, quando é que eles iriam lançar uma série equivalente da produção da Mulher-Maravilha dos anos 1970, e para sua surpresa, o que era apenas uma brincadeira virou realidade quando, meses depois, foi chamado por Kanalz para escrever as aventuras da nova série de quadrinhos da heroína amazona, praticamente dando sequência às aventuras do seriado dos anos 1970.
                Produzido em 1975, a série trazia uma adaptação bem fiel da heroína. No ano de 1942, vivendo na isolada Ilha Paraíso, sua calma é abalada pela chegada de um piloto americano, Steve Trevor, que tendo seu jato abatido, cai na ilha, sendo salvo pelas poderosas amazonas, guerreiras lendárias que há séculos viviam isoladas do mundo dos homens. Tomando conhecimento da ameaça do nazismo, a rainha Hypólita decide mandar sua melhor guerreira ao mundo externo para combater as forças alemãs, que poderiam colocar até a segurança de sua ilha em risco. A competição é vencida pela princesa Diana, que ganha o uniforme colorido e o título de Mulher-Maravilha. Ela conduz Steve Trevor de volta aos Estados Unidos, e passa a usar sua nova identidade para ajudar as forças americanas a enfrentar as forças do Eixo. Mais do que uma adaptação que respeitava as origens da personagem, foi a excelente caracterização de Lynda Carter que ajudou a série a ganhar fama. Extremamente bonita, ela conseguiu encarnar a personagem como ninguém, assim como Christopher Reeve faria anos depois com o Super-Homem.
                Em 1977, a série mudou de emissora na TV americana, e passou por uma reformulação. Saíram as aventuras ambientadas na época da Segunda Guerra Mundial, e as novas aventuras se passariam no presente (1977). Em um evento similar ao do primeiro episódio da primeira temporada, Diana conhece Steve Trevor Jr., filho de Steve Trevor, seu parceiro de aventuras na temporada anterior, e retorna aos Estados Unidos para novamente enfrentar as forças do mal que colocam a segurança do mundo em risco. O clima, agora, durante a Guerra Fria, tem maior foco na espionagem, e Diana, usando novamente sua identidade heróica, volta a defender a paz e a justiça. Em sua identidade secreta, Diana Prince, ela passa a fazer parte do Comando Nacional de Defesa Americano, uma das subdivisões da CIA, tornando-se parceira de missões de Steve Trevor Jr. E é nessa ambientação que se iniciam as novas aventuras da heroína na nova série mensal da DC Comics.
                A nova série tem lançamento por enquanto em formato digital, podendo ser adquirida nas lojas especializadas em quadrinhos digitais, bem como no site da DC Comics, no endereço https://www.readdcentertainment.com. O preço da edição digital é de US$ 0,99. Em breve a série ganhará sua versão impressa. Os roteiros são de Marc Andreyko, com arte de Drew Johnson. A arte da capa é de Annette Kwok e Nicola Scott. E Andreyko garante: os leitores irão ver a Mulher-Maravilha de Lynda Carter como nunca viram antes.
                "Sim, Steve Trevor e a Mulher-Maravilha vão ser Lyle Waggoner e Lynda Carter", declara Andreyko, entusiasmado com as possibilidades. "Podemos fazer coisas nesta série que nunca seriam possíveis na série de TV", referindo-se as limitações em termos de efeitos especiais e orçamento que a produção de TV tinha disponível na época. "Poderemos usar personagens conhecidos da mitologia da Mulher-Maravilha nesta série, e já temos alguns nomes conhecidos em vista." Indagado pelo site Newsarama, Andreyko cita o desejo de fazer um cross-over futuramente com a série Batman '66, e não descarta a possibilidade nem de um encontro da Mulher-Maravilha de Lynda Carter com o Super-Homem de Christopher Reeve. "Eles têm apenas um ano de diferença...quem sabe? É uma honra e um privilégio trabalhar com esta série, que marcou a vida de tantas pessoas...", completa.
                Na primeira edição desta nova série, nossa heroína já começa entrando em ação, salvando um renomado doutor de ser sequestrado por um grupo de garotas ligadas a espiões soviéticos. Após reassumir sua identidade de Diana Prince, ela e Steve Trevor repassam uma lista de outros nomes importantes relacionados á Física Nuclear que estão na mira dos espiões, e sendo que um deles se recusa veemente a receber proteção das autoridades americanas, eis o mote para Steve e Diana passarem a acompanhar os passos do sujeito, procurando evitar que ele seja a próxima vítima. E, como não poderia deixar de ser nos anos 1970, ambos vão parar em uma famosa discoteca, intitulada "52", onde o clima promete esquentar mais do que eles esperam.
                Com o andamento da série nos Estados Unidos, a chance de a Panini publicar estas aventuras por aqui crescem bastante, até mesmo porque Batman '66 já ganhou uma edição especial há dois meses compilando as 4 primeiras edições da série nos EUA, e com o sucesso que o seriado da Mulher-Maravilha teve no Brasil, é mais do que certo que os leitores nacionais terão a chance de conferir as novas aventuras da princesa amazona. É só uma questão de tempo. E uma espera que certamente valerá a pena.


Um comentário:

  1. E é a volta do casalzinho Diana Prince/Mulher Maravilha e seu chefe e marido Steve Trevor. Bem que poderiam fazer os dois se casarem e Steve sabendo que Diana e a Mulher Maravilha são a mesma "Dona Encrenca" poderiam ter aventuras paralelas no estilo "Lois & Clark-As Novas Aventuras do Superman" aonde Diana Prince/Mulher Maravilha tem de além de ser secretária e parceira de Steve Trevor e super-heroina aínda achar tempo para ser a esposa dele e até introduzir coisas de cotidiano como a vinda das cunhadas Donna Troy e Cassie Sandsmart -Wonder Girl morando juntas com a irmã mais velha e o marido e com a possivel gravidez de Diana Prince/Mulher Maravilha vinda do casamento com Steve Trevor e como a super heroina e o marido encaraiam coisas como tomar conta de filho e fraldas e mamadeira e discussões sobre coisas como as irmãs querendo comprar cafeteiras e outras coisas e namorados destas

    ResponderExcluir