quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DYNAMITE LANÇA PERSONAGENS EM REALIDADES PARALELAS



                A editora Dynamite Entertainment promete dar uma balançada na concepção tradicional de alguns personagens que são editados por ela. Serão pelo menos 4 títulos que trarão novas versões, em histórias fechadas, que chegarão às comic shops americanas no próximo mês de março. Estes quatro títulos terão o subtítulo "Altered States" (Estados Alterados), junto ao título do personagem em questão. Cada revista terá 32 páginas, ao preço de US$ 3,99.
                A idéia da editora é criar sua própria versão de realidades alternativas de seus personagens, com novas situações e realidades, a exemplo do que a Marvel e DC já fazem há tempos com os heróis de seus títulos. A Marvel deu início a este tipo de empreitada, quando criou no final dos anos 1970 o título "What if...?", uma série que era apresentada pelo Vigia, um ser alienígena extremamente poderoso, cuja raça dedicava-se a observar os acontecimentos do cosmo sem neles interferir. Na série, Uatu, o Vigia que habita nossa Lua, mostrava os fatos ocorridos na nossa realidade, e tendo o poder de observar outras realidades, mostrava aos leitores o que havia ocorrido nestas outras dimensões, onde pequenos detalhes ocorridos de outra maneira podiam mudar totalmente o rumo dos acontecimentos. Assim, os leitores eram apresentados a aventuras que poderiam ter ocorrido em nossa linha de tempo, se os acontecimentos tivessem tomado outro rumo, como por exemplo o que aconteceria se o Homem-Aranha tivesse se unido ao Quarteto Fantástico, o que aconteceria se Rick Jones tivesse se transformado no Hulk, o que aconteceria se Gwen Stacy não tivesse morrido, e por aí vai.
                Uma tônica destas histórias era de que o destino nas realidades paralelas costumava ser tão ou até mais dramático do que a versão ocorrida em nossa realidade, mostrando que os fatos poderiam ocorrer de modo diferente, mas nem sempre terminando de maneira mais feliz. O título fez sucesso, tendo mais de 100 edições lançadas, antes de ser descontinuada. Mais tarde, a série foi retomada, ganhando novas edições, já na década de 1990 e na década passada. Várias destas histórias foram publicadas pelas editoras nacionais RGE, Abril, e Panini, em seus títulos de linha da Marvel desde a década de 1980, sempre com o título "O que aconteceria se...?".
                O sucesso deste título da Marvel motivou a rival DC Comics a lançar histórias no mesmo estilo. Criou a linha "Elseworlds", com versões alternativas de seus personagens, com a diferença de que não havia um "apresentador" como nas histórias da Marvel. Não que fosse preciso, pois quem era fã dos personagens sabia identificar os pontos onde a realidade havia tomado outro rumo. Assim, tivemos o Morcego de Aço, em uma realidade onde o casal Wayne criou como filho um bebê kryptoniano que encontraram numa espaçonave; ou uma realidade onde o último filho de Krypton foi criado na União Soviética, ao invés de um casal de fazendeiros do Estado norte-americano do Kansas. Tínhamos também versões do Batman existentes nos tempos do velho oeste, e da Era Vitoriana, entre outras histórias. No Brasil, a Abril publicou várias destas histórias, com o título de "Túnel do tempo" para as histórias do Elseworlds.
                A empreitada da Dynamite é mostrar histórias em estilo parecido, mas com abordagens diferentes, jogando os personagens em outro tipo de realidade, mudando até mesmo suas características originais. Estes títulos do selo "Altered States" serão estrelados por Doc Savage, Vampirella, Red Sonja, e The Shadow. Todas as edições serão lançadas no próximo mês de março, já podendo ser encomendadas no site da editora (www.dynamite.com), ou nas comic shops.
                Em RED SONJA - ALTERED STATES, conhecemos a jovem Sonja Majeure, uma jovem garota que trabalha para o Museu Metropolitano de Nova Iorque na aquisição de itens antigos. A mais recente exposição do museu consiste na espada de um guerreiro dos tempos antigos, um antigo livro de feitiços, e os restos mortais de um pretenso feiticeiro que teria dominado uma era longínqua. Quando o mal ressurge, envolvendo este antigo feiticeiro, a realidade da cidade de Nova Iorque é totalmente transformada, mesclando o tempo atual com a antiga Era Hiboriana. E Sonja acaba se tornando a portadora da espada do antigo guerreiro, tornando-se a nova Red Sonja, a portadora original da espada. O que esta "nova" Sonja fará perante a nova realidade instaurada em Nova Iorque, e como lidará com seu novo papel, o de guerreira, quando era apenas uma garota comum? É o que os leitores terão a descobrir nesta história concebida por Brandon Jerwa, com arte de Juanan Ramirez. A arte da capa é de Billy Tan.
                Já em VAMPIRELLA - ALTERED STATES, temos uma nave espacial com três astronautas em uma missão para explorar o planeta Venus, que de repente é sugada por um portal espacial, conduzindo os seus tripulantes a um quadrante espacial completamente desconhecido. Atraídos pela força gravitacional de um estanho planeta, a nave sofre um pouco forçado, onde dois de seus tripulantes acabam mortos. Ella Normandy, a astronauta sobrevivente, acaba descobrindo que morrer teria sido a melhor opção, ao se ver em um estranho mundo chamado Drakulon, onde os rios são de sangue, e seus habitantes são todos...vampiros. Sem ter como voltar para casa, a jovem descobre que é um grande e tentador alvo pelo sangue quente que corre em suas veias, e cujo resultado de um ataque por parte de um dos habitantes desse mundo pode fazê-la passar por uma transformação nem um pouco agradável... O roteiro é de Nancy A. Collins, com arte de Francesco Manna. Billy Tan também assina a arte da capa.
                THE SHADOW - ALTERED STATES, mostra o Sombra inicialmente da maneira tradicional, o vigilante sombrio que age na Nova Iorque da década de 1930. Mas, quando um acidente espaço-temporal transporte o justiceiro para uma época futurista, seus conhecimentos e habilidades serão testados como ele jamais pensou ter de agir. E se o Sombra sempre "soube o mal que se esconde no coração dos homens...", confrontar esta nova realidade de um futuro sombrio vai mostrar ao herói que podem haver coisas ainda mais sombrias e perversas do que apenas o "mal" existente no coração humano. E como ele irá tentar impôr sua justiça nesta realidade do futuro se mostrará um desafio que talvez jamais tenha imaginado. O roteirista David Avallone confessa ser um grande fã do personagem, a ponto de ter atuado como um figurante na produção cinematográfica dos anos 1990 estrelada por Alec Baldwin sobre o personagem, e considera que a arte concebida pelo desenhista Ivan Rodriguez se mostrou ideal para a aventura, com o artista sabendo criar visuais muito inspirados para a realidade do futuro onde o Sombra terá de se adaptar. A arte de capa também fica a cargo de Billy Tan.
                Os lançamentos são completados por DOC SAVAGE - ALTERED STATES, também com roteiros de David Avallone, e com arte de Dave Acosta, com a arte de capa também providenciada por Billy Tan. Quando um experimento de Doc Savage para tentar eliminar o perfil criminoso da mente humana dá errado, o resultado não poderia ser pior: ele éreduzido a um ser primitivo sem raciocínio, podendo tornar-se uma fera incontrolável que segue apenas os instintos mais básicos de sobrevivência. Mas quando esse temor acaba virando realidade, e o homem mais poderoso do mundo se torna uma ameaça à toda a sociedade, como se conseguirá detê-lo sem conseguir feri-lo, ou mesmo matá-lo?
                Além destas edições regulares, a Dynamite também oferecerá duas edições especiais para os leitores, apresentando a mesma aventura do título comum, mas com a arte praticamente "virgem", sem balões ou recordatórios, na capa. Estas edições são ALTERED STATES: RED SONJA RARE BILLY TAN "VIRGIN ART" EDITION, e ALTERED STATES: VAMPIRELLA RARE BILLY TAN "VIRGIN ART" EDITION. Cada uma destas edições especiais terá um preço ainda mais "especial": US$ 50,00, bem salgado para a maioria dos fãs.
                Segundo Nick Barucci, CEO da Dynamite, as versões "alternativas" dos heróis da Marvel e da DC já são lançadas há mais de 30 anos, então, porque a Dynamite não criar sua própria linha de histórias em realidades paralelas dos personagens que publica? Barucci ainda dá a entender que, dependendo da aceitação dos leitores por este tipo de material, estas histórias, concebidas inicialmente em edições one-shots, com tramas fechadas, poderão ser retomadas futuramente, e desenvolvidas nos conceitos mostrados nestas edições, podendo criar uma linha mensal de títulos com estes personagens em suas versões "alteradas". Vai depender da resposta dos leitores. A própria Marvel chegou a fazer isso nos anos 1990, quando a partir de uma história do segundo volume de "What if...?", criou toda uma linha de novas revistas, o selo MC-2, que se passava em um futuro próximo, mostrando uma nova geração de heróis que eram filhos ou parentes dos personagens do presente. A abordagem apresentada pela Dynamite para os personagens dos 4 títulos anunciados mostram um panorama interessante que, se bem trabalhado, tem tudo para render ótimas histórias. As edições que serão lançadas funcionarão como um termômetro da aceitação destas novas versões dos personagens.
                Uma pena que este material tenha poucas chances de ser lançado por aqui, uma vez que os títulos da Dynamite não tem sido lançados no mercado nacional de quadrinhos nos últimos tempos como se poderia. Mas, quem sabe a novidade da abordagem das edições desperte alguma curiosidade que ajude a incentivar o lançamento por esta paragens? Só resta mesmo aos fãs terem esperanças, porque garantia mesmo não há nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário