quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

PANINI RELANÇA HISTÓRIAS DE "A TUMBA DO DRÁCULA"



                Os fãs dos quadrinhos clássicos de terror produzidos pela Marvel Comics terão o que comemorar neste fim de ano. A Panini, dentro da linha de sua Coleção Marvel, que republica histórias antigas de vários personagens, dedicou uma edição inteira ao senhor de todos os vampiros, Drácula, que nos anos 1970 estrelou um título mensal na editora.
                A edição COLEÇÃO MARVEL TERROR: A TUMBA DO DRÁCULA, chegou às bancas no fim de novembro, e em suas 164 páginas, ao preço de R$ 21,90, compila as histórias das edições 1 a 6 da revista "Tomb of Dracula", além da aventura lançada em "Dracula Lives" n° 1. A série se inicia quando um americano, Frank Drake, chega com seu amigo Clifton e sua namorada Jean, à remota região da Transilvânia, em uma noite de tempestades, procurando pelo castelo que um dia pertenceu a ninguém menos do que Drácula. O castelo é a última chance de Drake retomar a vida, após literalmente perder tudo o que tinha, e sabendo ser um descendente do antigo Conde, tenciona vender a propriedade para resolver seus problemas financeiros. Mas, ao inspecionar o local, Clifton inesperadamente descobre o caixão do próprio Conde Drácula, com seus restos empalados por uma estaca, e comete a besteira de remover a estaca, o que faz com que Drácula, que estava ali aprisionado pelas últimas décadas, reviver, e sedento de sangue como nunca.
                No confronto que se segue, Dracula faz de Clifton seu escravo, e transforma a namorada de Drake em vampira, o que faz com que o rapaz tenha de matá-la para salvá-la de se tornar o mesmo monstro que Drácula. Pela perda de sua amada, Frank Drake promete se vingar de Drácula, prometendo exterminar o Conde de uma vez por todas, tarefa que vai se mostrar muito mais complicada do que ele imaginava. Logo, ele reúne forças com Rachel Van Helsing, e juntos começam a formar um grupo de caçadores para enfrentar o vampiro e seus novos mortos-vivos.
                Publicada de abril de 1972 a agosto de 1979, e contando inicialmente com os talentos de Gerry Conway, Archie Goodwin e Gardner Fox nos roteiros e Gene Colan nas ilustrações, a revista "Tomb of Dracula" teve um total de 70 edições. O mote principal das histórias era a caça do grupo de Drake e Van Helsing para deter os planos de Drácula e providenciar sua morte definitiva, mas ocasionalmente, eles chegavam até a unirem forças, quando surgia uma ameaça que podia ser letal tanto para os humanos como para os vampiros. E, ocasionalmente, o vampirão chegou a sair em confronto, direto ou indireto, com alguns dos heróis da Marvel, como os X-Men, e o Homem-Aranha. E foi também nas aventuras deste título que surgiu o personagem Blade, criado por Marv Wolfman, e que se tornaria o mais famoso caça-vampiros da editora, chegando até a ter um título próprio por um curto período, e ganho uma trilogia de filmes de sucesso com Wesley Snipes no papel-título.
                Trata-se de um material que há muito tempo não era republicado no mercado nacional. A Editora Saber foi a primeira a lançar as histórias de Drácula produzidas pela Marvel ainda em 1972, quando lançou a edição "O Túmulo do Conde Drácula", que teve apenas 1 número lançado. Em 1976, a Editora Bloch lançou a revista "A Tumba de Drácula", e que durante 24 números trouxe as histórias do Conde contra seus inimigos. Paralelamente a esta revista, Drácula também teve mais algumas de suas histórias publicadas na revista "Clássicos do Pavor", outro título da editora que também durou pouco, entre 1976 e 1978, trazendo somente quadrinhos de terror, estrelados por histórias como "Frankenstein", "A Guerra dos Mundos", "O Médico e o Monstro", entre outras. Com o cancelamento do título mensal na Bloch, Drácula, mostrando ser duro de morrer, mesmo no mundo editorial, voltaria para assombrar os leitores em 1979, agora pela Editora Abril, que lançava o título "Terror de Drácula", que durou 11 edições, até maio de 1980, trazendo novas histórias do título que a Marvel cancelara no ano anterior.
                O material produzido pela Marvel ficou então no limbo editorial até os dias atuais, com exceção da minissérie "Drácula Versus Heróis Marvel", minissérie publicada pela Abril em 1995 compilando os confrontos do Conde com os heróis da Marvel, incluindo um confronto de arrepiar com o Doutor Estranho, que à época, parecia ter conseguido dar cabo de vez com o Rei dos Vampiros. Recentemente, Drácula retornou, mais uma vez, dos mortos no Universo da Casa das Idéias, mas sem reconquistar seu direito a um título próprio. Por enquanto, a iniciativa da Panini de retornar este belo material da Marvel é apenas por esta edição, mas nada impede que venhamos a ver novamente o Conde em um futuro próximo, basta que a Panini pense bem a respeito e edite uma segunda edição com o material, que tem uma grande legião de admiradores, além de possuir atrativo suficiente para conquistar novos leitores dos dias atuais, que com certeza merecem conhecer esta série.

2 comentários: