terça-feira, 11 de novembro de 2014

VINGADORES GANHAM EDIÇÃO COM SUAS PRIMEIRAS AVENTURAS



                Que a Marvel Comics anda bombando com os filmes de seus heróis no cinema, todo mundo sabe, e nas últimas semanas, com a "divulgação" do primeiro trailer do seu mais aguardado filme de 2015 - Vingadores 2 - A Era de Ultron, nada melhor para os fãs do que reapresentar as primeiras aventuras do maior grupo de super-heróis da editora, cuja história remonta ao início dos anos 1960. E nada melhor para revisitar estas aventuras do que a nova mega edição que está chegando este mês às comic shops americanas.
                THE AVENGERS EPIC COLLECTION TRADE PAPERBACK - THE EARTH'S MIGHTIEST HEROES é uma edição especial que compila nada menos do que as 20 primeiras edições da revista Avengers (Vingadores, em português). A edição possui 456 páginas, ao preço de cerca de US$ 35,00. É hora de conhecer a primeira formação dos mais poderosos heróis da Marvel, e de como mais um dos planos do maléfico Loki para se vingar de seu meio-irmão Thor acabou por criar o maior supergrupo de defensores da justiça da Terra. Thor, o Deus do Trovão! O Incrível Hulk! O Invencível Homem de Ferro! O Homem-Formiga e a Vespa! Unidos, eles são capazes de enfrentar os maiores perigos já imaginados. E, apesar de terem perdido o Hulk pouco depois do início, logo a seguir ganhariam aquele que seria um de seus pilares principais: o Capitão América, herói lendário da Segunda Guerra Mundial, trazido para os dias do presente.
                Diferente do que ocorreu com o Quarteto Fantástico, cuja origem e estréia já mostrava um grupo de heróis nascidos de um evento comum, os Vingadores eram formados pela reunião dos demais heróis que eram publicados pela Marvel. Thor estrelava a revista Journey Into Mystery, o Homem de Ferro vivia suas aventuras em Tales of Suspense, o Homem-Formiga e a Vespa comandavam as aventuras em Tales to Astonish. O Hulk era o único que estreou com um título próprio, mas ele durou pouco em seu primeiro lançamento, de modo que quando Avengers N° 1 foi lançada, em setembro de 1963, o Golias Esmeralda era o único herói que estava sem ser publicado. E, como de costume, Stan Lee (roteiros) e Jack Kirby (arte) proporcionaram outro grande sucesso Marvel, que arrebatava o mercado de quadrinhos naqueles tempos.
                A edição ainda traz na capa a arte que ilustrou a edição n° 3 do título, onde o Hulk, recém-saído da equipe, se junta a Namor numa aliança do Príncipe Submarino para se vingar dos habitantes da superfície, que ele acreditava ter destruído sua amada Atlântida. Acompanhe nossos heróis no confronto com o temível Fantasma do Espaço, os perigosos Homens-Lava, Zemo e os Mestres do Terror, além de Kang, o Conquistador, vilão vindo do futuro com o desejo de dominar todas as eras da Terra, a mudança do Homem-Formiga no Gigante, e a transformação completa do supergrupo com a entrada do Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Mercúrio sob a liderança renovada do Capitão América, dando continuidade à trajetória triunfante do grupo de heróis.
                Um belo lançamento, não apenas para agradar aos fãs mais tradicionais da Marvel, mas também para apresentar as raízes dos Vingadores a toda uma nova legião de fãs que conheceram os heróis da editora apenas pelos filmes do cinema, e que têm uma longa e rica história de aventuras para ser contada. No Brasil, desde que a Panini não lançou mais novas edições da linha Biblioteca Histórica Marvel, os leitores tem que se contentar com migalhas destes tempos antigos, como as edições da nova série Coleção Histórica Marvel, que traz aventuras avulsas, geralmente de algumas grandes aventuras do passado. Não é ruim, claro, mas ainda fica abaixo da série anterior, que republicava na íntegra, e em ordem cronológica, as aventuras publicadas nas edições originais americanas.
                Mas nada impede que a Panini volte a lançar com mais frequência este tipo de material, e quem sabe até mesmo uma edição especial como esta que os leitores americanos terão a chance de comprar. Resta aos fãs nacionais ter esperança, enquanto só podemos invejar os americanos pela nova oportunidade de adquirir este material clássico, que divertiu milhares de fãs de quadrinhos e mesmo hoje, ainda podem divertir e entreter como nunca, ainda mais que para muitos leitores, as histórias atualmente publicadas costumam ser complicadas e de uma qualidade até inferior em termos de história e diversão, se comparadas com as de antigamente. É uma questão de gosto, claro. Mas as histórias clássicas sempre terão seu lugar no coração de muitos fãs. E o grande número de lançamentos de material antigo em tempos recentes no mercado americano mostra que os velhos fãs jamais são esquecidos, além de proporcionar aos leitores atuais um farto material que fez a alegria de seus pais e até avôs. Uma oportunidade que deveria ser oferecida com mais frequência aos leitores nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário