terça-feira, 11 de novembro de 2014

TIRAS DOMINICAIS DO SUPER-HOMEM GANHAM NOVO VOLUME



                Nos Estados Unidos, as editoras do setor de quadrinhos já perceberam que a reimpressão de materiais clássicos tem se tornado um filão de mercado muito interessante para ser explorado. Uma das editoras que mais está apostando na republicação destes material antigo é a IDW Publishing, que neste mês de novembro está lançando mais uma edição com este tipo de material. E, para alegria dos decenautas, a nova edição lançada mais uma vez é estrelada pelo Super-Homem.
                SUPERMAN GOLDEN AGE SUNDAYS 1946-1949 HC reúne as páginas de histórias dominicais publicadas nos jornais entre os anos de 1946 e 1949. Dotada de capa dura, no formato 24 x 31 cm, ao preço de cerca de US$ 50,00, a edição tem cerca de 180 páginas, e reúne na íntegra estas aventuras estreladas pelo Homem de Aço na famosa Era de Ouro dos quadrinhos. A arte é do desenhista Pete Poplaski, enquanto os roteiros das histórias apresentadas são de vários artistas. A compilação reúne um total de 18 histórias completas do kryptoniano, onde ele enfrenta os maiores e até mais inusitados perigos, com todo aquele ar de inocência típica dos anos da Era de Ouro, como defender nosso planeta de invasores do planeta Marte, resolver crimes curiosos, se transformar num superbebê após ser exposto a uma radiação estranha, e até mesmo testemunhar o casamento de Lois Lane com...Clark Kent? Para não mencionar situações que muitos hoje considerariam constrangedoras para o herói mais poderoso da Terra, como bancar a babá de um pirralho que é uma verdadeira peste, e ainda ter de limpar a casa para Lois Lane, após atender a seu chamado de "perigo". Coisas de uma época totalmente diferente da atual. A edição traz uma introdução de Mark Waid, explicando sobre a importância daquelas histórias e o contexto de sua criação.
        A republicação das tiras de jornal do Super-Homem é resultado de uma parceria com a DC Comics, e este é o segundo volume da coleção que traz a compilação das tiras de publicação exclusiva nos domingos. O primeiro volume, lançado no início deste ano, trouxe a compilação das páginas lançadas entre os anos de 1943 a 1946. Além destas páginas dominicais, as tiras publicadas durante a semana nos jornais também têm sido reunidas em volumes, sendo que até o presente momento a IDW já lançou 2 volumes com este material, reunindo as tiras do Homem de Aço lançadas entre 1959 e 1963. Trata-se de um material riquíssimo para os amantes dos quadrinhos, e que há muito tempo não eram reimpressas. E as edições são lançadas de modo que o material possa ser visualizado da mesma maneira como foi publicada originalmente, preservando ao máximo a fidelidade da arte. Algo para embelezar qualquer prateleira.
                E, para felicidade dos fãs e leitores mais antigos, a intenção da IDW é republicar todo o material lançado nas edições de domingo, indo até o final da Era de Prata, nos fim da década de 1960, o que significa que muitas outras edições ainda virão por aí. Uma pena que, por enquanto, não há perspectiva deste material ser lançado por aqui. Mesmo a Panini, que atualmente publica os personagens da DC no Brasil, até agora o máximo que fez neste sentido foi lançar dois volumes republicando as tiras de jornal do Homem-Aranha do final dos anos 1970, ficando por aí mesmo, sem dar continuidade à coleção, que possui um material bem vasto para se aproveitar, uma vez que as tiras do aracnídeo continuam sendo publicadas até hoje. Resta esperar que, com os lançamentos de coleções de quadrinhos de super-heróis feitos em parceria com outras editoras, como a Salvat e a Eaglemoss, possa surgir a oportunidade de vermos algum lançamento deste tipo de material no mercado nacional. Ou o único meio de conseguir estas preciosidades será mesmo importar as edições americanas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário