terça-feira, 25 de novembro de 2014

MORRE O CRIADOR DE GALACTICA E SUPERMÁQUINA



                O mundo do entretenimento televisivo perdeu um grande profissional este mês. Glen Albert Larson faleceu aos 77 anos de idade no dia 14, em Santa Mônica, Califórnia, em virtude de um câncer de esôfago. Como roteirista, produtor e criador, Larson teve uma carreira de longa duração em seriados de TV, onde começou a trabalhar no fim dos anos 1960, estendendo-se até a década passada. Entre as séries de maior sucesso de que ele participou estão "Galactica - Astronave de Combate" (Battlestar Galactica) e "A Supermáquina" (Knight Rider), mas ele teve várias outras séries de sucesso mundial no seu longo currículo.
                Nascido em Long Beach em 03 de janeiro de 1937, Larson iniciou sua carreira na indústria de seriados criando algumas histórias para a série "O Fugitivo" (The Fugitive) e "Inferno nos Céus" (Twelve O'Clock High). Em 1968, ele assumiria o papel de produtor e roteirista da série "O Rei dos Ladrões" (It Takes a Thief), estrelada por Robert Wagner. Depois de atuar novamente como produtor na série "McCloud" e "The Virginian", Larson criaria sua primeira série em "Alias Smith and Jones", e em 1973, produziria dois telefilmes de "O Homem de Seis Milhões de Dólares", que dariam origem ao famoso seriado estrelado por Lee Majors. Seguiram-se outros trabalhos, como "Sin, American Style", "Switch", "Get Christie Love", e "Quincy: Corpo de Delito" (Quincy, M.E), entre outras produções.
                Mas foi em 1978 que ele alcançou seu primeiro grande sucesso, com Galactica. O seriado de ficção científica que mostra o que restou da humanidade de um sistema planetário avançado destruído por seus inimigos milenares já tinha sido pré-concebido pelo profissional desde o início da década, mas os executivos das redes de TV não tinham simpatia pelo gênero da história, a qual achavam muito arriscada, e de cara execução. O sucesso do filme "Guerra nas Estrelas", de George Lucas, porém, transformou o tema "espaço" em febre, e Glen então pôde desenvolver sua série. Apesar da boa audiência, os altos custos provocaram seu cancelamento após a primeira temporada. Mas a Universal queria outra série espacial, e no ano seguinte, Larson produziu "Buck Rogers no Século 25", adaptação do famoso personagem criado por Philip Francis Nowlan. Esta série durou apenas 2 temporadas, e Larson ainda ganhou a chance de continuar a saga de Galactica, ao produzir Galactica 1980. A fraca audiência, contudo, minou seus esforços, sendo cancelada definitivamente.
                De "volta à Terra", Larson embarcou em séries mais convencionais. Lançou "As Aventuras de BJ" (B.J. and Bear), sobre os percalços enfrentados por um caminhoneiro em seu dia-a-dia de profissão pelas estradas americanas, ao lado de seu chimpanzé de estimação chamado Urso. Esta série gerou um spin-of (série derivada), "Xerife Lobo" (The Misadventures of Sheriff Lobo), com as aventuras de um xerife e seu grupo de policiais pra lá de trapalhões tentando impôr a lei e a ordem no condado de Orly, após comprar briga com BJ McKey em várias oportunidades.
                Na década de 1980, Glen A. Larson teria novos sucessos. Magnum P.I., estrelada por Tom Selleck, tornou-se sucesso mundial, retratando as aventuras de um ex-militar que resolveu tentar a vida como detetive particular no paradisíaco Havaí, contando com 8 temporadas. Em 1981, mais um grande sucesso, "Duro na Queda" (The Fall Guy), mostrando outro personagem bancando o detetive, Colt Seavers, cuja profissão era dublê de cinema, estrelado por Lee Majors. Em 1983, Larson criaria "A Supermáquina", apresentando o carro mais avançado do mundo, dotado de um computador superavançado (KITT), e conduzido pelo agente especial da Fundação Pela Lei e Governo Michael Knight, interpretado por David Hasselhoff. A série durou 4 temporadas. Outras produções da época, com menos êxito, foram "Manimal", "Automan",  e "Terror em Alcatraz", entre muitas outras produções. Seus últimos trabalhos foram as novas versões de A Supermáquina (2008), e Caprica (2010), esta última baseada no remake de Galactica produzida na década passada.
                Vários seriados de Larson foram exibidos no Brasil, com maior destaque para Magnum, Supermáquina, Duro na Queda, e As Aventuras de BJ, e todas ganharam muitos fãs, que até hoje lembram com carinho das produções. Infelizmente, nenhuma delas teve lançamentos decentes no mercado de vídeo nacional, para decepção dos fãs, que persiste até hoje. Pelo seu currículo e pela fama das várias séries que produziu, o nome de Glen Albert Larson é reverenciado por uma grande legião de fãs, tanto quando Gene Roddenbery (criador de Jornada nas Estrelas) e Irwin Allen (Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo, etc). Descanse em paz, Glen. Todos os fãs de seriados estão mais sós a partir de agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário