terça-feira, 7 de outubro de 2014

FANTAGRAPHICS LANÇA COLEÇÃO DE LUXO DE DON ROSA



                Enquanto aqui no Brasil a Editora Abril está lançando as edições especiais destinadas à comemoração dos 80 anos de criação do Pato Donald, nos Estados Unidos, os fãs e leitores dos quadrinhos Disney estão ganhando os primeiros volumes de uma coleção imperdível. WALT DISNEY'S UNCLE SCROOGE AND DONALD DUCK: THE DON ROSA LIBRARY VOLS. 1 & 2 está sendo lançada no mercado americano pela Fantagraphics Books, e como seu nome portentoso indica, é uma biblioteca destinada a Don Rosa, o legítimo herdeiro de Carl Barks na criação das aventuras da Família Pato. A editora americana está disponibilizando este mês os dois primeiros volumes da coleção, e os leitores poderão adquirir as edições tanto individualmente, quando em um belíssimo gift set de colecionador.
                Cada volume individual tem preço de cerca de US$ 30,00, e possui cerca de 208 páginas, com direito a capa dura e papel de primeira qualidade no miolo. O formato é 21,5 x 28 cm. No primeiro volume, intitulado "O Filho do Sol", Tio Patinhas, Donald e seus sobrinhos se metem em uma tremenda aventura na América do Sul, em consequência de mais uma disputa do pato mais rico do mundo contra um de seus maiores rivais, o traiçoeiro Pão-Duro McMônei, pela posse de um importante tesouro inca. No segundo volume, "Retorno a Quadradópolis", nossos patos aventureiros estão novamente às voltas com o povo mais quadrado das montanhas andinas, se metendo em várias confusões. A edição gift set tem preço de cerca de US$ 50,00, e os volumes vêm acondicionados em um belo box inteiramente colorido. E, segundo os editores, o preço é uma barganha, que faria até mesmo o avarento Tio Patinhas topar a parada.
                A coleção promete publicar em ordem cronológica as aventuras produzidas por Don Rosa com os personagens Disney, a exemplo do que já vimos no Brasil há alguns anos, quando a Abril lançou a coleção completa das obras de Carl Barks. Mas a edição da Fantagraphics é bem mais luxuosa no formato do que a edição lançada pela Abril, o que não é exatamente demérito da publicação brasileira, que também foi muito bem feita.
                Nascido em Louisville em 1951, Gioachino (Keno) Don Hugo Rosa iniciou seus trabalhos desenhando as aventuras de Donald, Tio Patinhas & Cia. em 1987, e pela qualidade de seus trabalhos, é considerado por todos o herdeiro artístico de Carl Barks, o mais importante artista dos quadrinhos Disney. Sua obra mais famosa é "A Saga do Tio Patinhas", onde conta toda a história do pato mais rico do mundo desde o nascimento até a conquista de sua grande fortuna. A Abril já lançou a história duas vezes no Brasil em edições especiais, e prepara-se para relançá-la em 2015 em edição de luxo. Suas histórias já foram lançadas em várias edições da edição nacional do Tio Patinhas.
                Quem quiser adquirir esta bela obra, porém, terá um empecilho: a venda é restrita aos Estados Unidos e ao Canadá, e a própria editora avisa em seu site que pedidos feitos de fora destes países não serão aceitos. É uma imposição da Disney no contrato de publicação. Mas nada impede que uma coleção igual seja lançada pela Abril no Brasil. O problema é que a editora brasileira teve um desentendimento com o artista há alguns anos, e embora isso não a impeça de publicar as histórias criadas por Don Rosa, certamente haveria problemas em usar o nome do artista em uma coleção. Mas claro que as duas partes podem voltar a se entender, e quem sabe quando isso acontecer, a Abril possa lançar para Don Rosa uma coleção nos mesmos moldes feitos para as histórias de Carl Barks? Sonhar não custa...
                Enquanto isso, os fãs americanos que se preparem para esta lindíssima coleção, que merece um lugar fixo em qualquer estante de um fã de quadrinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário