sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CULT CLASSIC ENCERRA SÉRIE DE FANTOMAS EM DVD



                Os fãs das antigas produções de animação japonesa podem comemorar: a distribuidora Cult Classic, que no ano passado começou a resgatar para o mercado de vídeo nacional várias produções antigas da Terra do Sol Nascente, conclui neste mês de novembro o lançamento de mais uma série em box de DVD. FANTOMAS, O GUERREIRO DA JUSTIÇA - Volume 4, finaliza a série trazendo os 13 últimos episódios estrelados pelo herói cadavérico e sua risada sinistra na luta contra o pérfido vilão Doutor Zero e sua organização criminosa. O preço do box é de cerca de R$ 60,00. As opções de idiomas são em japonês e português (exceto em 2 episódios), com opção de legendas em português.
                Cada box trouxe sempre 13 epísódios, sendo que a série teve um total de 52 episódios produzidos pela Daichi Doga, e exibidos pela Yomiuri Television no Japão. A versão em anime foi produzida cerca de um ano após a produção de um filme com atores mostrando o mesmo personagem. O sucesso do filme live-action incentivou a produção da versão animada, com algumas diferenças. Foram aproveitados detalhes da origem do herói, na Atlântida, além da trilha sonora, e do vilão Doutor Zero. Essa produção live-action já foi lançada no ano passado no Brasil pela própria Cult Classic.
                A distribuidora, aliás, cumpre com este lançamento a promessa de lançar a série de forma completa no mercado nacional, uma vez que a mesma havia sido prometida pela Focus Filmes, outra distribuidora que já havia lançado diversas outras produções nipônicas no mercado de vídeo nacional, como Changeman, Flashman, Jaspion, Jiraya, Jiban, entre outros. Infelizmente a distribuidora perdeu o interesse após fracas vendas de seus últimos produtos, como a série de "A Princesa e o Cavaleiro", que se encontra inacabada até hoje. Para esperança dos fãs, a Cult Classic, cujo foco de mercado são justamente produções antigas, resolveu assumir o desafio, e após lançar alguns outros live-actions japoneses, trouxe ao mercado a série de Fantomas, que cativou muitos fãs em suas exibições na TV brasileira nos anos 1970 e 1980.
                O ponto negativo é a ausência de dublagem em português em cerca de 10 episódios, cujo áudio nacional, produzido na época pela AIC - São Paulo, não foi recuperado. Por ser uma distribuidora pequena, a Cult Classic não providenciou uma nova dublagem para estes episódios, disponibilizando apenas legendas em português. Mas, para os fãs, este detalhe não faz muita diferença, uma vez que agora eles poderão ter acesso a toda a série, antes disponível apenas no acervo de alguns colecionadores que conseguiram gravar os episódios de quando tiveram suas últimas reprises.
                Uma facilidade que a distribuidora estará oferecendo agora aos compradores é a opção de uma caixa reunindo os 4 boxes componentes da série. Trata-se apenas de uma caixa acondicionando todos os 4 boxes, sem nenhum material adicional ao que já foi lançado separadamente, indicada especialmente para quem ainda não comprou nenhum dos boxes individuais já disponíveis. O preço desta caixa com a série completa será de cerca de R$ 240,00.
                Na série, a equipe do Doutor Still, um renomado cientista, é atacada pelas forças maléficas do perverso Doutor Zero, que quer dominar o mundo, ao resgatar a jovem Marie, cujo pai foi morto pelas forças do vilão, eles descobrem o continente perdido de Atlântida, e o esquife de Fantomas, um poderoso defensor da justiça que poderia ser invocado quando o mundo estivesse em perigo. A jovem Marie desperta o poderoso herói ao jogar água em seu corpo inerte, e Fantomas torna-se seu protetor, sempre surgindo para defender a jovem e seus amigos dos planos do Doutor Zero. Mais à frente, na série, Fantomas encontra seu maior inimigo, o Doutor Morte, um ser perverso com poderes iguais aos seus e tão invencível quanto. Ao lado do determinado Doutor Still e seu corajoso filho Terry, de sua amiga Marie, e do atrapalhado Gaby, Fantomas está pronto para enfrentar e frustrar todas as maquinações monstruosas criadas pelo Doutor Zero e sua organização.
                A Cult Classic merece parabéns pela conclusão do lançamento desta série em DVD. Agora é aguardar com expectativa possíveis novos lançamentos de antigas séries de animação pela distribuidora, que já afirmou ter interesse de continuar investindo no segmento, para sorte dos fãs e saudosistas do gênero.

Um comentário:

  1. Ola, vc poderia especificar quais dos 10 episodios NÃO estão dublados? Quais?

    ResponderExcluir