terça-feira, 7 de outubro de 2014

BERSERK E YU YU HAKUSHO GANHAM RELANÇAMENTOS



                Apesar do grande número de lançamentos presente nas bancas nacionais, o mercado de mangás em nosso país deu uma pequena esfriada nos últimos tempos. As editoras, antes mais ousadas e agressivas, passaram a adotar mais cautela e moderação em seus lançamentos. Se por um lado isso mostra uma certa falta de confiança e talvez até estagnação do mercado consumidor, por outro lado é benéfico ao evitar um acúmulo exagerado de títulos nas bancas, cujas vendas poderiam ficar pulverizadas demais e ajudar a derrubar as vendas necessárias para manutenção de vários títulos.
                O ponto negativo é que, se por um lado há menos lançamentos, as editoras passaram a apostar com mais força nas republicações de títulos já lançados. Com o formato tankhon já firmado em nosso mercado, as republicações apostam nas vendas no formato original para continuarem cativando o leitor, uma vez que suas publicações originais foram no formato meio-tankohon, adotado no início da publicação dos quadrinhos nipônicos na década passada para torná-los mais acessíveis e populares. E dois novos títulos acabam de ganhar sua segunda chance nas bancas.
                Berserk foi o mais novo relançamento da Panini, cuja primeira edição da nova versão chegou às bancas neste mês de setembro. De autoria de Kentaro Miura, a série está em publicação no Japão há mais de 20 anos, mas o autor, às voltas com as atividades do dia-a-dia, entre seus outros compromissos, vive interrompendo a produção do mangá. A série continua sendo lançada no Brasil pela Panini em sua publicação original, já contando com 74 edições, que correspondem aos 37 volumes originais da série disponíveis até agora na Terra do Sol Nascente. A publicação encontra-se pausada, aguardando o lançamento de novos volumes, e continuará sendo lançada no formato meio-tankohon, permitindo aos leitores que já acompanham a série manterem a padronização de suas coleções. A nova publicação, em formato tankohon, terá distribuição setorizada e periodicidade bimestral, com preço de R$ 16,90, formato 13,7 x 20 cm, com cerca de 240 páginas cada volume, com miolo em papel offset, com direito a capas com acabamento especial, além de uma tradução inteiramente revisada.
                A história mostra a jornada de Gutts, conhecido como o Espadachim Negro, um combatente que usa uma espada imensa para eliminar quem cruza o seu caminho, em sua busca de vingança contra um grupo conhecido como "Mãos Divinas", cujos atos eliminaram a maioria de seus amigos em um grupo mercenário conhecido como Grupo do Falcão, que também foram traídos por aquele que chegou a considerar o seu melhor amigo. Uma tarefa complicada, pois o solitário combatente carrega um estigma marcado em seu corpo que atrai todo tipo de demônio e fera sobrenatural, ávidos para tentarem devorá-lo, os quais ele dilacera sem dó nem piedade com sua espada ou metralha com sua besta encaixada no que restou de seu braço esquerdo. A série é extremamente violenta, e os combates travados por Gutts raramente são suaves. O mangá ganhou uma série de TV e alguns longas para cinema mostrando a primeira fase da série, todos inéditos no Brasil até hoje, e sem perspectiva de serem exibidos ou lançados em vídeo por aqui.
                A outra série que ganha republicação é Yu Yu Hakusho, pela Editora JBC, e cuja nova edição chega este mês às bancas nacionais. A nova edição da obra criada por Yoshihiro Togashi virá nos mesmos moldes aplicados nas republicações de Card Captor Sakura, Love Hina, e Rurouni Kenshin: formato tankohon, tamanho 13,5 x 20,5 cm, com cerca de 200 páginas em papel off-set, pelo preço de R$14,90. Composta de 19 volumes, publicados entre 1990 e 1994 no Japão, e entre 2002 e 2004 no Brasil pela mesma JBC, a série terá periodicidade mensal, com direito a evento de lançamento junto aos fãs no dia 18 de outubro no espaço de eventos da livraria Saraiva Megastore do Shoping Center Norte, em São Paulo, capital. Assim como Berserk na Panini, a republicação de Yu Yu Hakusho também terá uma tradução revisada por parte da JBC.
              Na história, ao salvar um garoto de ser atropelado por um carro, o delinquente e encrenqueiro juvenil Yusuke Urameshi acaba morrendo, mas por seu gesto nobre, ganha a chance de ressuscitar se aprovado em alguns testes pelo Mundo Espiritual. Aos trancos e barrancos, Yusuke ganha sua chance de voltar à vida, mas isso não sai de graça para o rapaz. Ele terá de desempenhar a função de Detetive Espiritual, e cumprir missões do além na defesa da humanidade contra demônios e espíritos malignos. Contando com a ajuda de seu rival de briga de longa data, Kazuma Kuwabara, do demônio redimido Kurama, e de Hiei, outro ser sobrenatural, ele passa a ter de encarar e investigar vários acontecimentos, acompanhado pela gracinha Botan, a Deusa da Morte, na defesa de nosso mundo. As aventuras de Yusuke e seus amigos ganharam versão animada, que foi exibida no Brasil pela finada TV Manchete nos anos 1990. Na década passada a série de TV foi reprisada pelo Cartoon Network e lançada em DVD pela Playarte. O Cartoon ainda exibiu o longa para cinema da série, mas o OVA da série continua inédito até hoje no Brasil.

                Com praticamente uma década desde a conclusão de seu primeiro lançamento no Brasil, Yu Yu Hakusho merece voltar às bancas, dando a chance de novos leitores conferirem a série e comprar as novas edições. Berserk, em que pese ainda não ter sido finalizado até hoje no Japão, por encontrar-se há considerável tempo sendo lançada no nosso país, desde 2005 pela Panini, tem-se agora a oportunidade de novos leitores colecionarem a série, uma vez que já se tornou difícil encontrar as edições iniciais, mesmo em sebos. E fiquemos firmes na expectativa de novos títulos continuarem chegando firme ao mercado nacional, permitindo aos leitores nacionais curtirem boas séries dos quadrinhos nipônicos, tanto pela Panini quanto pela JBC, assim como pelas demais editoras que apostam no segmento, como New Pop e Nova Sampa.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário