terça-feira, 7 de outubro de 2014

ABRIL LANÇA COLEÇÃO TEMÁTICA DO PATO DONALD



                Com 80 anos de criação completados em junho último, um dos mais icônicos personagens do mundo dos quadrinhos, o famoso Pato Donald, estava merecendo algumas edições especiais para comemorar a data. E a Editora Abril, apesar de algum atraso, começa a se redimir este mês, com a chegada às bancas das mais novas edições temáticas de sua linha de quadrinhos Disney, agora dedicadas integralmente ao pato mais famoso dos quadrinhos. Serão 4 edições especiais que sairão mensalmente até o fim do ano, todas elas com histórias completamente inéditas, para alegria dos fãs.
                AS MUITAS VIDAS DO PATO DONALD, título das edições, terão 308 páginas cada número, com capas envernizadas com detalhes em alto relevo, ao preço de R$ 16,00 cada edição. A distribuição será setorizada, primeiro para a região Sudeste e depois nas demais regiões do Brasil. Cada edição dará destaque a uma das várias facetas do personagem. Nesta primeira edição, o enfoque é na vida de aventureiro. A segunda edição trará sua vida em família, enquanto a edição três enfocará o perfil de herói do Donald. E, fechando a coleção, a vida profissional será o tema da edição 4. Uma grande mostra da versatilidade do pato, que se mete praticamente em  todo tipo de situação desde que foi criado, no início dos anos 1930. A fim de situar o leitor, a primeira edição traz dois textos de Marcelo Alencar, falando sobre os primórdios do personagem, e um resumo de todas as histórias apresentadas na edição.
                O personagem apareceu pela primeira vez como coadjuvante na história "A Galinha Sábia", desenho animado lançado em junho de 1934, que logo ganhou versão em quadrinhos. Com uma aparência ligeiramente diferente, o pato já ostentava seu inconfundível traje de marinheiro, e de personagem secundário, logo começou a ganhar histórias próprias, criadas pelos artistas Ted Osborne e Al Taliaferro. Mas a fama de Donald decolaria mesmo a partir de 1942, quando ganhou as primeiras aventuras criadas por Carl Barks, que desenvolveria todo um universo de personagens ao lado do raivoso pato e seus três sobrinhos, chegando a "fundar" uma cidade inteira onde todos viveriam, Patópolis. E Donald ganharia também seu parente mais próximo, o pão-duro e quaquilionário Tio Patinhas, que alçaria fama própria, tão grande quanto a do próprio sobrinho.
                No Brasil, Donald teve a honra de dar início às publicações de quadrinhos da Editora Abril, em 1950, e do seu título, a empresa, fundada por Victor Civita, viraria um império empresarial, publicando revistas de diversos assuntos e tendo sido, até o fim dos anos 1990, a principal editora de quadrinhos do país, ao lado da já então finada Ebal. E o mais impressionante de tudo é que sua revista continua sendo publicada até hoje, 64 anos depois, mostrando um fôlego invejável, e uma prova inequívoca da popularidade do personagem em nosso país, que teve, em sua longa trajetória de publicação pela Abril, uma verdadeira avalanche de aventuras produzidas aqui mesmo, ajudando a aumentar a sua versatilidade.
                Por vezes atrapalhado, teimoso, irritadiço, Donald cativou fãs em todo o mundo onde foi publicado. Não é qualquer personagem que chega aos 80 anos, e como afirma Marcelo Alencar no texto de resumo das aventuras da primeira edição, Donald tem fôlego para durar outras 8 décadas de histórias e aventuras, divertindo e entretendo leitores de todas as idades e nacionalidades. Esta coleção de 4 edições é apenas o início dos planos da Abril para comemorar os 80 anos do Donald: estão previstas edições especiais para os próximos meses, com destaque para a edição "Os 80 Anos do Pato Donald por Seus Principais Artista", com direito a capa dura e artes dos vários desenhistas que ilustraram aventuras de Donald em todos estes 80 anos de histórias.
                Um aniversário que merece certamente ser bem comemorado, e com direito a muitos "quacs". E a Abril começa fazendo bonito com esta coleção temática de 4 edições. Que venham outras, que Donald merece bastante...



Nenhum comentário:

Postar um comentário