quarta-feira, 17 de setembro de 2014

STAR WARS TERÁ COLEÇÃO DE ÁLBUNS NO BRASIL



                O ano de 2014 está sendo mesmo proveitoso para os fãs da saga de Guerra nas Estrelas no Brasil. Além de ganharem uma "enciclopédia", e terem o prazer de ganhar novamente um título mensal trazendo as aventuras em quadrinhos do universo criado por George Lucas, eis que a partir de outubro, eles terão o lançamento também de uma coleção de álbuns para devoto nenhum da Força duvidar. A editora Planeta DeAgostini, responsável pelo lançamento no início de agosto da coleção THE OFFICIAL STAR WARS FACT FILE, prepara agora para trazer ao mercado nacional a nova coleção COMICS STAR WARS. Basicamente, será uma coleção de álbuns de luxo, no mesmo esquema que a Editora Salvat vem fazendo há um ano lançando no mercado nacional a coleção de Graphic Novels da Marvel, trazendo exclusivamente os quadrinhos de Guerra nas Estrelas.
                Segundo a editora, é hora dos leitores nacionais conhecerem a fundo a saga mais lendária de todos os tempos, agora em quadrinhos, com edições que trarão o melhor de mais de 35 anos de histórias da saga desenvolvidos na arte sequencial, trazendo títulos míticos, com relatos originais e intrigantes, criadas por equipes de autores e roteiristas de muito prestígio, desde as primeiras quadrinizações, produzidas pela Marvel Comics nos anos 1970, até as sagas mais recentes, criadas pela Dark Horse Comics. Nos volumes desta coleção será possível encontrar histórias apaixonantes, verdadeiras Graphic Novels agrupadas por sagas, que permitirão ao leitor mergulhar em relatos interessantes e ao mesmo tempo espetaculares, e conhecer não apenas o universo da saga mostrado nos filmes e animações, mas também de todo o universo expandido de Guerra nas Estrelas. E, conhecendo a importância do universo de Star Wars, trata-se de um lançamento realmente de peso para o mercado nacional de quadrinhos, que certamente vai agraciar de forma nunca vista antes os fãs da criação de George Lucas, e tem tudo para conquistar os demais fãs de quadrinhos e cinema.
                Serão nada menos do que 70 volumes, ao preço de R$ 34,99 cada edição, sendo que cada uma contará com 192 páginas, com direito a capa dura, miolo em papel de excelente gramatura, e impressão de alta qualidade. O lançamento será no mês de outubro, com distribuição setorizada para algumas cidades do país. Assim como a coleção de Graphics Marvel da Salvat, COMICS STAR WARS também terá periodicidade quinzenal, pelo menos nas primeiras 11 edições, sendo que a partir do número 12 a editora promete que a série se tornará semanal.
                Todas as séries de quadrinhos já produzidas estarão presentes na coleção. Assim, teremos os "Clássicos", com as aventuras publicadas pela Marvel Comics, de 1977 a 1986, contando com nomes como Roy Thomas, Archie Goodwin, Carmine Infantino, Bob Wiacek, Terry Austin, e Gene Day. Todas as histórias foram recompiladas e recolorizadas pela Dark Horse Comics; "Cavaleiros da Antiga República"; "Império Negro: Primeira saga de Guerra nas Estrelas produzida pela Dark Horse, que iniciaria uma nova fase nos quadrinhos da saga; "Tempos Negros"; "A Guerra dos Clones"; "Rebelião"; "Academia Jedi", além de muitas outras aventuras.
                A Planeta DeAgostini já anunciou o conteúdo das 4 primeiras edições da coleção. Todas elas trarão as aventuras clássicas criadas a partir do fim dos anos 1970, na primeira série de quadrinhos, lançada pela Marvel Comics. Confiram as sinopses de cada edição:

# Livro: Clássicos 1 - Esta série, publicada pela Marvel a partir de 1977, e que duraria até 1986, assinala o surgimento das personagens de Star Wars no mundo das histórias em quadrinhos. É hora de reviver a emoção das aventuras galácticas originais e conhecer novas personagens e situações que nunca apareceram nos filmes, para deleite dos fãs da saga. Histórias deste volume: "Star Wars"; "Seis Contra a Galáxia"; "A Estrela da Morte!"; "Em Luta Contra Darth Vader"; "Olhem, as Luas de Yavin!"; "Será Este… O Último Capítulo?"; "Novos Planetas, Novos Perigos"; "Os Oito Campeões de Aduba-3"; "Confronto em um Mundo Desolado!"; "O Behemoth do Mundo Subterrâneo"; e "Busca Estelar!".

# Livro: Clássicos 2 - Depois da batalha contra a Estrela da Morte, a Aliança Rebelde envia Luke Skywalker em busca de uma nova localização para a base central. As suas viagens levam-no a combater os Lordes dos Dragões, governadores tiranos e até mesmo piratas espaciais. Há mais a temer na Galáxia, além do Império! Felizmente, o nosso herói pode sempre contar com a tripulação da Millennium Falcon, com a Princesa Leia Organa e com os seus droides leais. Mas será essa ajuda suficiente para sobreviver ao tempo passado na Roda, uma corrupta e extremamente inospitaleira estação espacial? Histórias deste volume: "Doomworld!"; "O Dia dos Lordes Dragão!"; "O Som do Armagedão!"; "Duelo Estelar!"; "O Caçador!"; "A Prova!"; "O Império Ataca!"; "A Aposta Definitiva!"; "Jogo Mortal"; "A Sombra do Lorde Negro!"; e "Até ao Último Gladiador!".

# Livro: Clássicos 3 - O caminho até Yavin está repleto de perigos, mas, por fim, Luke Skywalker e Leia Organa chegam à base da Aliança Rebelde para ajudar a quebrar o cerco do Império. No entanto, esta nova missão poderá ter um custo muito elevado: a vida de Skywalker. Quando o jovem Jedi desaparece, Leia terá de enfrentar um grave dilema: permanecer em Yavin como símbolo da rebelião, ou regressar ao espaço e lutar pela honra de Luke e Han Solo, perdida durante o último confronto com Vader. Será que o mais famoso grupo rebelde da galáxia voltará a se reunir? Histórias deste volume: "Voo Para a Fúria!"; "Deriva Silenciosa"; "O Cerco de Yavin!"; "Missão Condenada!"; "O Retorno do Caçador"; "O Que Aconteceu a Jabba, o Hutt?"; "Encontro Negro"; "Uma Princesa Sozinha!"; "A Grande Perseguição"; "Um Duelo de Águias!"; e "Regresso a Tattoine!".

# Livro: Clássicos 4 - Durante a sua missão para recrutar novos pilotos para a Aliança Rebelde, Luke Skywalker e Han Solo atravessaram o caminho da família Tagge. O Barão Orman Tagge, implacável inimigo de Darth Vader, encara Luke como mais um inimigo a ser destruído para cumprir a sua vingança total contra o Lorde Negro. Para conseguir decide usar a maior invenção do irmão Silas contra a base da Aliança Rebelde: o Gelo Ômega. Será que Luke e Han serão capazes de vencer os frios planos do Barão, obcecado com a vingança? Histórias deste volume: "O Expresso Jawa"; "Choque de Sabres!"; "Trovões nas Estrelas!"; "A Jogada do Lorde Negro"; "A Ascenção da Rainha Vermelha!"; "Em Combate Mortal!"; "Cavaleiros do Vazio!"; "O Império Contra-Ataca: O Início"; "O Império Contra-Ataca: A Batalha de Hoth!"; "O Império Contra-Ataca: Perseguição Imperial!"; e "O Império Contra-Ataca: Para Ser um Jedi!".

                Os livros seguintes não tiveram suas sinopses divulgadas, apenas sua divisão de séries: das edições 5 a 12, teremos mais aventuras da fase "Clássicos". A seguir, a coleção trará 6 volumes com a série "Cavaleiros da Antiga República". Na sequência, teremos um volume intitulado "Guerra Iminente", e então serão mais 7 livros com a "A Guerra dos Clones".  "Tempos Negros" ocuparão 4 volumes, que precederão o volume "O Poder da Força". "Império" terá 5 livros; "Rebelião" serão 2 volumes; o mesmo valendo para as sagas "Contra-ataque", "Herdeiro do Império", "Império Negro", "Império Vermelho", "Academia Jedi", e Invasão". A fase "Legado" ocupará 6 livros, enquanto "X-Wing: O Esquadrão Rebelde" terá 5 volumes. Os vilões também terão sua chance, com "Boba Fett" estrelando 3 volumes, enquanto "Darth Maul" ficará com 2 livros. E 2 volumes serão dedicados a "Dróides". E, finalizando a coleção, "Contos Jedi" ocuparão os últimos 4 volumes.
                No site da editora, no endereço www.planetadeagostini.com.br/assinar/colecionavel/480 já está sendo oferecida a oportunidade de assinatura para a nova coleção, por enquanto restrita às 3 primeiras edições, que poderão ser adquiridas antecipadamente por R$ 57,98, sendo que o assinante ainda terá de brinde miniaturas exclusivas em escala 1:32 de Darth Vader, Yoda + Soldado de Assalto Imperial, e do C-3PO. O preço da oferta e o brinde justificam a opção de assinar as edições ao invés da compra em banca, cujos preços das edições individuais certamente vão pesar no bolso do leitor mais do que o golpe de um sabre de luz, especialmente no período em que os lançamentos forem semanais. Se por um lado isso permitirá uma conclusão mais rápida da coleção, por outro irá penalizar ainda mais o público leitor, que pode não conseguir aguentar o tranco financeiro da coleção.
                Certamente vai ser um momento complicado para o fã de Guerra nas Estrelas, pois a mesma editora está lançando a enciclopédia do universo de Star Wars, e dado o momento delicado da economia brasileira, apesar do lançamento setorizado, muita gente poderá ter de pensar duas vezes sobre estas coleções, que vindo ao mesmo tempo, não dão ao público consumidor a chance de se recuperar financeiramente em tão curto espaço de tempo. E ainda tem o novo título mensal que acaba de ser lançado pela Panini Comics, com as mais recentes histórias em quadrinhos. Para complicar ainda mais o panorama, a coleção de Graphics Marvel da editora Salvat segue a pleno vapor, sendo que as primeiras edições já foram até relançadas, oferecendo ao público leitor de quadrinhos mais uma opção de livros na escolha do que comprar. Seria um momento certamente maravilhoso para o público leitor ter coleções com toda esta qualidade em sua estante, mas infelizmente o momento não é exatamente dos mais propícios.
                A Planeta DeAgostini certamente ganha méritos pelo lançamento desta bela coleção, mas seu sucesso fica ameaçado justamente por oferecer dois produtos considerados de luxo ao mesmo público leitor e ao mesmo tempo. Um público consumidor que potencialmente já tem uma parcela colecionando os álbuns lançados pela Salvat, cuja capacidade de compra de quadrinhos e similares pode acabar sendo forçada além do seu limite. Se a editora tem plena consciência de que as vendas poderão não ser as melhores em virtude deste acúmulo simultâneo de lançamentos, imagina-se que esteja preparada para o pior, e quem sabe, possa redistribuir os volumes mais à frente, em um momento mais oportuno para boa parte do público conseguir adquirir as edições. Mas, a julgar pelo histórico recente das editoras nacionais nesta área, e considerando a reputação que a Planeta DeAgostini tem com o público consumidor de suas outras coleções recentemente lançadas, a expectativa de sucesso não apenas desta coleção de quadrinhos, que é muito merecida de ser lançada em nosso país, mas da sua enciclopédia recentemente lançada, cai consideravelmente. E a última coisa que o leitor que topar colecionar esta série vai querer é que ela seja cancelada no meio do caminho, deixando a coleção incompleta, o que é considerado o maior pecado que uma editora pode cometer, pois significa mal planejamento por parte da editora.
                Os fãs de Guerra nas Estrelas, aliás, torcem para que a coleção vá até o fim, pois desde a primeira publicação dos quadrinhos da série no Brasil, ainda nos anos 1970, e depois dentro das revistas Marvel publicadas pela Abril, nunca teve uma série que durasse muito tempo. O recorde de publicação é da On-Line Editora, que de 2009 a 2011 lançou uma revista trazendo histórias dos vários títulos publicados pela Dark Horse, que durou 32 números. Antes disso, o recorde era da Ediouro, que lançara 12 números de 2005 a 2006. Fora estas duas séries, os leitores tiveram lançamentos de menor duração, quando não muito apenas edições especiais e minisséries. Eles querem um lançamento mais decente e durável, e esperam que o novo título mensal lançado pela Panini Comics fuja dessa sina, assim como esperam que, uma vez lançada, a coleção da Planeta DeAgostini vá até o fim como planejado pelas informações divulgadas pela editora. Mas a missão de colecionar a obra também não vai ser fácil para o leitor, que pode não ter reserva financeira para tanto, se estiver colecionando outras séries.
                Que a Força esteja do lado do público leitor, porque ele certamente vai precisar da força de um Cavaleiro Jedi para aguentar comprar tudo isso ao mesmo tempo. Ambas as coleções de Star Wars valem a pena pelo excelente material que trazem. Mas o bolso da grande maioria dos leitores nacionais infelizmente não terá como resistir por muito tempo. Talvez nem o poder nefasto do lado negro da Força possa ser tão cruel e devastador para com os leitores nacionais neste momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário