quarta-feira, 10 de setembro de 2014

SAILOR MOON GANHA NOVO LANÇAMENTO PELA VIZ MEDIA



                Enquanto no Brasil o mercado de vídeo dedicado às produções japonesas segue emperrado e quase morto, seja pela falta de vontade e/ou incompetência das distribuidoras brasileiras, seja pela postura irracional de muitos fãs, que chegam descaradamente a apregoar boicote aos produtos oficiais alegando que eles "distorcem" ou "prejudicam" sua série favorita, nos Estados Unidos os fãs tem muito mais sorte, podendo contar com inúmeros lançamentos. E em breve, uma das séries de anime mais famosas da década de 1990 ganhará finalmente um lançamento à altura no mercado estadunidense: Sailor Moon.
                A Viz Media está relançando a série original, que foi ao ar no Japão entre 1992 e 1997, contando com nada menos do que 200 episódios, 3 longas para cinema, e um especial de vídeo, e tudo será lançado agora da forma que se deve, e para mostrar que não está brincando, as aventuras das guerreiras lunares sairão não apenas em DVD, mas também em Blu-Ray. E o primeiro lançamento está marcado para o dia 11 de novembro, quando chegará às lojas e distribuidoras a edição SAILOR MOON: SEASON ONE, PART ONE 1, um um box contendo metade dos episódios da primeira fase da série. Esta caixa, composta de 3 discos, trará os primeiros 23 episódios da série original de Sailor Moon. O preço desta edição é de cerca de US$ 45.
                Mas a coqueluche do lançamento é a edição SAILOR MOON: SEASON ONE, PART ONE 1 LIMITED EDITION que também estará à venda, que será uma edição combo DVD/BD, composto de 6 discos, trazendo não apenas os 3 discos DVD do box convencional, mas também 3 discos Blu-Ray com os mesmos 23 episódios em alta definição, além de trazer junto um booklet de mais de 80 páginas com todo tipo de informações sobre a série. O preço desta edição especial é de cerca de US$ 80.
                Para fazer a alegria dos fãs, este box ainda trará cerca de uma hora de material extra, entre eles making of e bastidores da dublagem da série, galerias de arte, painéis de anúncio e reação dos fãs aos planos de lançamento da série, trailers oficiais de apresentação, além das aberturas e fechamentos com as imagens limpas de créditos. Todos os episódios foram completamente remasterizados para a alta definição, e foi feita uma dublagem inteiramente nova para a série. E o melhor de tudo, nada de cortes e/ou adulterações do conteúdo. O áudio oferecido, logicamente, é em inglês e japonês, com opções de legendas em inglês. Ao todo, serão 510 minutos de duração. O novo elenco de dublagem em inglês traz as vozes de Stephanie Sheh (Usagi Tsukino/Sailor Moon), Kate Higgins (Ami Mizuno/Sailor Mercury), Cristina Vee (Rei Hino/Sailor Mars), Amanda C. Miller (Makoto Kino/Sailor Jupiter), Cherami Leigh (Minako Aino/Sailor Venus), Robbie Daymond (Mamoru Chiba/Tuxedo Mask) e Michelle Ruff (Luna).
                Para 2015 está previsto o lançamento da segunda caixa, que trará outros 23 episódios, completando assim a primeira fase da série clássica de Sailor Moon. Posteriormente, todas as demais fases de Sailor Moon serão disponibilizadas no mercado de vídeo, e a distribuidora lembra que o remake da série atualmente em exibição no Japão, Sailor Moon Crystal, também será lançado, já tendo adquirido os direitos há alguns meses, quando fez o anúncio de que relançaria as aventuras originais de Usagi e suas companheiras na Terra do Tio Sam. A distribuição dos novos discos será feita em parceria com a Warner Home Video, tanto para os EUA quanto para o Canadá, que também irá receber o novo lançamento.
                Os fãs norte-americanos não podiam esperar por nada menos. Sailor Moon, aliás, penou na TV americana nos anos 1990, vítima do puritanismo e da falta de tato das distribuidoras de vídeo naqueles tempos quando o assunto era animação japonesa. Quando da exibição da primeira fase, misturaram com parte dos episódios da segunda fase, exibindo tudo junto sem distinção, além de terem trocado termos e pulado a ordem de episódios. Para complicar, pretensos "defensores da moral e dos bons costumes" crucificaram a série alegando que as heroínas exibiam demais suas pernas. Mas o pior mesmo aconteceria mais à frente, com o surgimento de outras heroínas, Sailor Neptune e Sailor Uranus, que são assumidamente lésbicas. A censura do moralismo bateu forte em cima, e tentando justificar os afagos que as personagens trocavam, enfiaram nos diálogos que ambas eram "primas".
                Enquanto os fãs americanos de Sailor Moon podem comemorar este lançamento, os fãs nacionais não tem nada à vista no horizonte, a não ser curtir a publicação oficial do mangá original, criado por Naoko Takeuchi, em publicação pela JBC Editora. O anime foi bem exibido pela TV Manchete, que mostrou toda a primeira fase, mas que devido à sua crise financeira, não trouxe o restante da série. Anos depois, as demais fases foram exibidas pelo canal pago Cartoon Network, mas com todos os dubladores trocados, para decepção de muitos, além de muitos erros de tradução a princípio, como chamar as sailors guerreiras de "sailor mons". Na TV aberta, a Record chegou a começar a exibir a segunda fase, mas tirou do ar e nunca mais a série pintou na TV aberta, até recentemente, quando a Rede Brasil passou a veicular os primeiros episódios exibidos na Manchete. Na TV paga, a série deixou de ser exibida há cerca de uma década, nunca mais sendo reprisada.
                No mercado de vídeo nacional, Sailor Moon não tem do que se orgulhar. Nos anos 1990, a Flashstar lançou 3 fitas VHS, com os primeiros episódios da primeira fase, mostrada na Manchete, e ficou por isso. Alguns anos depois, a mesma Flashstar lançou 2 DVDs com os primeiros episódios da fase R, com a sofrível nova dublagem da exibição no Cartoon, e também ficou apenas nisso. Mais recentemente, tentou-se um novo lançamento da série, mas começando apenas da fase S, e utilizando a mesma velha dublagem do Cartoon, que tinha melhorado em relação à fase R, por imposição dos japoneses, que teriam sido contra lançar a série do início, além de providenciar uma nova dublagem, segundo alegações das partes envolvidas no projeto. Apesar destas justificativas ridículas, e prevendo que do modo que estava sendo planejado a coisa não seria bem sucedida, os fãs ainda tinham esperanças de que o lançamento pudesse vingar, e permitisse o relançamento de Sailor Moon no Brasil, mas saiu apenas um disco, pela CD & DVD Factory, com 3 episódios, e como já se esperava, não passou disso.
                Pior é que, diante do momento atual da economia brasileira, pra não falar do mercado de vídeo nacional, dificilmente Sailor Moon ganhará um novo lançamento por aqui, e menos ainda um lançamento de respeito e com qualidade, a exemplo do que a Viz Media está fazendo nos Estados Unidos. Virou um círculo vicioso: as distribuidoras não lançam porque os fãs não compram e até pregam boicote, mas os fãs não compram porque as distribuidoras geralmente não lançam direito, os preços por cima ainda são caros, e todos preferem baixar a internet, quando não compram discos piratas. Uma situação que exige mudança de atitudes de todos: das distribuidoras, e do público consumidor, e que atualmente não andam falando a mesma língua, exceto quanto trocam acusações e desculpas.
                Só resta mesmo aos fãs nacionais ficarem com inveja dos norte-americanos, que podem ter lá seus defeitos, mas mostram porque seu país deixa o Brasil no chinelo, e não é apenas na economia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário