sábado, 16 de agosto de 2014

TÚNEL DO TEMPO - DEZEMBRO DE 1996 - I



            No momento em que a série de anime Sailor Moon acaba de ganhar um remake na TV japonesa, nada melhor do que recordar os bons tempos de meados dos anos 1990, e trazer este antigo texto que escrevi na época, falando justamente de Sailor Moon. Publicada em dezembro de 1996, a primeira animação do mangá de Naoko Takeuchi havia estreado em maio daquele ano, na esteira do megassucesso nipônico Cavaleiros do Zodíaco, desencadeando a estréia de vários animes na TV nacional. A TV Manchete àquela altura já tinha exibido toda a primeira fase da série, e a expectativa era de que em breve veríamos as novas fases, que provavelmente viriam em 1997. Aproveitem a matéria que fiz na época...


A GUERREIRA DA LUA ATACA

Sucesso no Japão desde 1992, Sailor Moon é o novo hit da animação japonesa na TV brasileira

Adriano de Avance Moreno

Sailor Moon: Sucesso há 5 anos no Japão.
            Seu nome é Serena, uma jovem de 14 anos meio atrapalhada, medrosa, namoradeira, sonhadora, e péssima aluna na escola. Mas ela é mais conhecida como Sailor Moon, a guerreira lunar que defende o amor e a justiça, sempre em defesa do bem. Este é o resumo do que se espera do desenho animado Sailor Moon, em exibição na TV Manchete desde 29 de abril deste ano. Trazida na base do sucesso de outro desenho japonês, os Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon não alcançou tanto sucesso quanto a série dos defensores de Athena, mas das novas séries que estrearam, é de longe o mais divertido e o mais explorado comercialmente. Só para se ter uma idéia da exploração do desenho, basta mencionar que os produtos comercializados com a marca Sailor Moon só perdem para os dos Cavaleiros do Zodíaco em quantidade e variedade.
            Para exemplificar, começamos pelos brinquedos produzidos pela Bandai, a mesma empresa que também fabrica os brinquedos dos Cavaleiros, trazidos por intermédio da Samtoy. Além das bonecas das personagens da série, há inúmeros outros itens, como casas de brinquedo, brincos, etc. Até o cetro lunar usado pela Sailor Moon virou brinquedo. A febre dos brinquedos não atingiu a mesma intensidade dos produtos dos Cavaleiros, mas conseguiu atingir os resultados pretendidos.
            Mas não parou por aí: a Abril Jovem, sentindo o potencial da série, lançou uma revista em quadrinhos das aventuras de Serena & Cia. Só que a revista nada mais é do que uma quadrinização dos episódios da TV, já que foi impossível trazer as histórias em quadrinhos originais (mangás). Também foram lançadas revistas de atividades dos personagens (com figuras para colorir, etc.). Isso sem falar em álbum de figurinhas e outros produtos licenciados na área editorial.
            Longe disso, os personagens da série japonesa também estão presentes em materiais para festas, além de chegarem em breve aos materiais escolares. Nada parece ficar imune à invasão provocada pelas guerreiras lunares, e os pais das crianças que se cuidem, pois o Natal está chegando...

NO JAPÃO

            Sailor Moon surgiu em 1992 no Japão, como mais uma das séries voltadas para o público feminino na revista Nakayoshi, da editora Kodansha, uma das maiores concorrentes da Sueisha, editora que publica a revista Shonen Jump, onde foram publicadas as aventuras dos Cavaleiros do Zodíaco. De autoria de Naoko Takeuchi, a versão animada teve sua estréia praticamente ao mesmo tempo que o mangá, e se tornou um grande sucesso na TV nipônica.
            Com o título original de "Bishoujo Senshi Sailor Moon", que numa tradução literal significa "Graciosa Guerreira Marinheira da Lua". Vale lembrar que o nome "sailor" é uma referência ao uniforme usado pelas heroínas da série, que são baseados nos uniformes escolares que as meninas precisam usar durante o equivalente ao 1º Grau no Japão, que são parecidos com os uniformes dos marinheiros ("sailor" é marinheiro, em inglês).
            Como não poderia deixar de ser, a série, que visava apenas o público feminino, conquistou também os rapazes e marmanjos. Combinando o gênero super-herói com garotas mágicas, com uma boa dose de humor e aventura, Sailor Moon mantém o tom sério mas permite descontrair, sendo uma série de pouca violência, se comparada com Cavaleiros do Zodíaco. Alguns episódios têm um tom romântico, proporcionado pelas protagonistas da série, que como toda garota da idade, andam loucas para arrumar um namorado.
            Enquanto aqui no Brasil só foram exibidos os primeiros 46 episódios da série, no Japão Sailor Moon atingiu a marca de 200 episódios, divididos em várias fases, assim distribuídas:

# Sailor Moon - Episódios 1 a 46
# Sailor Moon R - Episódios 47 a 89
# Sailor Moon S - Episódios 90 a 127
# Sailor Moon Super S - Episódios 128 a 174
# Sailor Moon Stars - Episódios 175 a 200

            Além da série de TV, Sailor Moon ganhou também 3 longas para cinema, e um especial lançado diretamente no mercado de vídeo nipônico, com mais algumas aventuras das guerreiras lunares, sempre defendendo a paz e o amor. Até o momento a Manchete só exibiu a primeira fase da série, mas para 1997 já está praticamente confirmada a vinda da fase seguinte, Sailor Moon R, provavelmente para estréia entre abril e maio. E, possivelmente ainda no ano que vem, possa vir também a fase Sailor Moon S, mas isso ainda é incerto.
            Ao contrário de outras séries como Shurato e Samurai Warriors, Sailor Moon é a primeira série de longa duração que estreou este ano, além de Dragon Ball, e promete seguir em frente, apresentando bom sucesso entre o público brasileiro, depois de ter sido exibida em vários países de língua espanhola.
            Só para citar, no Japão, Sailor Moon, em número de episódios, só perde para a série Dragon Ball (em exibição desde 1986), Gundam (contabilizadas suas várias séries), e Doraemon (em exibição ininterrupta desde o fim dos anos 1970). E, de acordo com a Alien International, a série deverá vir na íntegra para o Brasil. Os fãs que se preparem. Quem não quiser esperar e quiser curtir em vídeo, já foram lançadas 3 fitas VHS, pela Flashstar Home Video, com os primeiros episódios da fase inicial, exibida pela Manchete.
As demais fases da série trazem novos personagens e novas heroínas.


A HISTÓRIA

            Séculos atrás, existia na Lua um reino místico conhecido como Milênio de Prata, onde reinavam a paz e a prosperidade, sob o comando de Selenia, a Deusa da Lua, e rainha daquele local. Selenia tinha uma filha, a princesa Selenite, que de tanto admirar a Terra e suas belezas naturais, apaixonou-se por um terráqueo, o príncipe Endymion. Havia também no reino lunar um grupo de jovens garotas guerreiras adolescentes chamadas Sailors, dotadas de superpoderes, que compunham a elite da tropa de defesa do Reino do Milênio de Prata.
            Tudo transcorria bem até que o mal existente na Terra aglomerouse em um amálgama vivo conhecido como Negaforça, que passou a dominar as almas dos habitantes de nosso planeta. Uma terráquea chamada Beryl assumiu a chefia das forças do então criado Reino do Negaverso. Sedenta de poder, Beryl e o Negaverso invadiram o Reino Lunar, atrás do poder do Cristal de Prata, que estava em posse da rainha Selenia. O ataque destroçou por completo o Reino do Milênio de Prata. Todas as Sailors foram mortas impiedosamente em combate contra o poder da Negaforça, assim como a princesa Selenite e Endymion, que tentou defendê-la. No último instante, a rainha Selenia usou o poder do Cristal de Prata junto com seu Cetro Lunar, e expulsou por completo as forças do Negaverso, confinando-o no Inferno. Mas já era tarde: todo o reino fora destruído, restando apenas ruínas.
            Usando suas últimas forças, Selenia usou novamente o poder do Cristal de Prata, e resgatou as almas de todos aqueles que haviam sido mortos pelo Negaverso, enviando-as para a Terra, para que pudessem renascer no futuro em uma época de paz. Lua e Artémis, os gatos guardiães lunares, foram colocados em cápsulas de estase, ficando em animação suspensa até o momento em que Selenite e as guerreiras lunares renascessem no futuro, para que continuassem com a missão de proteger o legado do Reino do Milênio de Prata. O ato exauriu completamente as forças de Selenia, que morreu logo em seguida.
            Nos dias atuais, o Negaverso conseguiu se libertar de sua prisão infernal, e começou a planejar a conquista do mundo presente. Lua e Artémis acordaram de seu longo sono e começaram a procurar as Sailors guerreiras renascidas, bem como a princesa Selenite, que haviam retonado como garotas normais. Sailor Venus foi a primeira sailor a ressurgir, seguida por Serena, que se tornou a Sailor Moon. Depois vieram as reaparições de Sailor Mars, e por fim, Sailor Jupiter. Unidas, as garotas passam a enfrentar e combater as forças do Negaverso, recebendo por vezes a providencial ajuda de Texudo Mask, um misterioso jovem mascarado muito hábil e corajoso. Em meio aos combates, veio a verdade: Serena, a Sailor Moon, era a reencarnação da princesa Selenite; e Texudo Mask (na verdade Darien, em sua identidade secreta), era a reencarnação do príncipe Endymion. Todas as demais sailors também tiveram conhecimento de suas vidas anteriores como guerreiras do Reino do Milênio de Prata.
            Mais batalhas seguiram-se, sendo que Texudo Mask acabou sendo capturado e hipnotizado pelo Negaverso, passando a lutar pelo lado do mal. Após vários confrontos, o Negaverso acabou finalmente vencido, Darien foi libertado, e a Negaforça, extinta para sempre, mas o custo foi alto: todas as sailors, mais Texudo Mask, e a princesa Selenite, acabaram perdendo a vida, mas graças ao poder do Cristal de Prata, e ao último desejo de Serena de retornar à sua vida normal de antes, conseguiram renascer em suas vidas atuais, mas sem lembranças de terem sido um dia heroínas da justiça, ou de suas heranças lunares, voltando a viver como pessoas normais.
            Isto foi o que se passou nos 46 episódios da fase inicial da série, apresentada até o momento pela TV Manchete. Mas novos perigos surgirão, e as Sailors voltarão a combater as forças do mal, em defesa do bem e da justiça. Assim terá início a fase Sailor Moon R, que espera-se possa estrear em pouco tempo na TV Manchete.

PERSONAGENS PRINCIPAIS DA SÉRIE

Sailor Moon, a heroína principal da série.


# Sailor Moon: Serena (Usagi, no original), 14 anos - Líder das Sailors guerreiras e reencarnação da princesa Selenite. É medrosa, sonhadora, e péssima aluna na escola. Golpes principais: Tiara Lunar, Cura Lunar.
# Sailor Mercury: Amy (Ami, no original), 14 anos - Excelente aluna na escola, é a mais inteligente das Sailors guerreiras. Principal golpe: Borbulhas de Mercúrio.
# Sailor Mars: Raye (Rei, no original), 14 anos - Tem um temperamento explosivo, e vive arrumando brigas com Serena. Principal golpe: Fogo de Marte.
# Sailor Jupiter: Lita (Makoto, no original), 14 anos. Pratica artes marciais e é a mais forte fisicamente do grupo. Decidida e corajosa. Principal golpe: Trovão de Júpiter.
# Sailor Venus: Mina (Minako, no original), 14 anos. Primeira sailor a ressurgir, é a mais experiente e madura integrante da equipe. Principal golpe: Raio Crescente de Vênus.
# Texudo Mask: Darien (Mamoru, no original), 17 anos. Reencarnação do príncipe Endymion, e galante auxiliar das sailors em combate. Em sua identidade normal, adora chamar Serena de "cabecinha de vento".
# Lua e Artémis: Gatos guardiões lunares, passam-se por mascotes de Serena e Mina. Costumam passar por maus pedaços por causa da infantilidade das garotas em alguns momentos.
            Para o futuro, nas fases seguintes da série, outras sailors irão surgir. Segue-se a relação delas, com seus nomes originais em japonês:
# Sailor Uranus: Haruka Tenoh, 16 anos.
# Sailor Neptune: Michiru Kaioh, 16 anos.
# Sailor Saturn: Hotaru Tomoe, 13 anos.
# Sailor Pluto: Setsuna Meioh, 21 anos.
# Sailor Chibimoon: Usagi, 7 anos.

Serena na fase final da série, Sailor Stars, como Eternal Sailor Moon.

CURIOSIDADES

# Naoko Takeuchi, a autora de Sailor Moon, é formada pela Universidade de Química de Kyoritsu, tendo diploma de farmacêutica.
# A música original de abertura da série chama-se "Moonlight Densetsu" (A Lenda da Lua), e foi interpretada por Takanori Arisawa, ganhando o concurso musical de TV mais respeitado do Japão, o Kohaku Utagassen, em 1993.
# Sailor Moon não foi a primeira heroína do grupo a surgir, e sim a Sailor Venus. Nos quadrinhos, Sailor Venus estreou como "Codename Was Sailor V", na revista trimestral Run-Run, edição de verão de 1991, enquanto Sailor Moon só estreou no ano seguinte. Mesmo com a estréia de Sailor Moon na revista Nakayoshi, as aventuras solo de Sailor Venus continuaram saindo na revista Run-Run, ambas da editora Kodansha.
# Sailor Moon talvez tenha sido o mangá que mais rápido ganhou versão em anime. O primeiro capítulo foi publicado na edição de fevereiro de 1992 da revista Nakayoshi. E no dia 7 de março, estreava sua versão animada na TV japonesa, produzido pela Toei Animation.
# Nos Estados Unidos, Sailor Moon teve sua exibição suspensa após 65 episódios. A série foi crucificada por críticos que alegavam que o desenho das estudantes ginasias era ofensivo à moral e aos bons costumes, afirmando que as heroínas ficavam com as pernas muito expostas...
# Algumas diferenças entre o mangá e a versão animada de Sailor Moon: na animação, o humor é muito mais pronunciado, enquanto nos quadrinhos, o clima é mais sério e romântico. Os quadrinhos também mostram uma história mais enxuta e coerente, ao contrário do anime, que em alguns momentos estica a trama até onde é possível. Fora alguns outros detalhes, não existem diferenças substanciais.

Gibi de Sailor Moon, lançamento da Abril Jovem: quadrinizações dos episódios do anime.

 
ATUALIZANDO: Havia otimismo e razões para crer que em breve veríamos novos episódios de Sailor Moon. Apesar da série não ter feito um sucesso estrondoso como Cavaleiros, as guerreiras lunares cativaram muitos fãs, e tinham tudo para continuarem a ser exibidas na TV nacional. Mas a TV Manchete voltou a seus dias de incertezas financeiras, e com isso, as estréias de novos animes acabaram, restando aos fãs apenas contar com a nova série Yu Yu Hakusho, que apesar de ter feito também sucesso, não conseguiu evitar que a emissora carioca afundasse ainda mais em sua crise. Foi preciso esperar vários anos, até que Sailor Moon voltasse à TV nacional, agora apenas na TV por assinatura, com o Cartoon Network a exibir as fases restantes do anime, mas com uma dublagem completamente diferente da vista na fase inicial mostrada na Manchete, além de vários erros de tradução. A TV Record chegou a exibir alguns episódios da segunda fase, mas sem conseguir destaque, a série acabou tirada do ar em definitivo na TV aberta. Já o Cartoon, após algumas reprises, também tirou o anime de sua grade de programação, para nunca mais voltar até hoje. Este ano, enfim, os fãs puderam ter a satisfação do mangá original ser lançado no Brasil, pela JBC Editora, após uma espera de longos anos pela série. Até então, o máximo que os leitores tiveram fora justamente a revista publicada pela Abril, que usava cenas do desenho para contar as histórias, que durou apenas 9 edições, publicada entre 1996 e 1997.

Sailor Moon e seu aviso: "Punirei você em nome da Lua". Malfeitores, estejam avisados...




Nenhum comentário:

Postar um comentário