sábado, 30 de agosto de 2014

ROBIN WILLIAMS MORRE AOS 63 ANOS



                O ano de 2014 está sendo implacável no mundo dos famosos. Desta vez, foi o ator Robin Williams que morreu, após aparentemente cometer suicídio, de acordo com o laudo pericial da polícia, em sua residência próxima a Tiburon, no Estado da Califórnia. O ator, segundo sua esposa, Susan Schneider, estava nos estágios iniciais do Mal de Parkinson, mas ainda não sofria problemas relevantes por causa disso, e encontrava-se plenamente sóbrio. É fato que Robin Williams há anos lutava contra a depressão, e apesar disso, conseguia manter uma bela carreira artística, tendo feito inúmeros filmes ao longo dos anos. Para muitos, sua veia de comediante era sua maior arma na luta contra a forte depressão que sofria há tempos. O ator tinha 63 anos de idade. Toda a comunidade artística ficou chocada com o acontecimento, sem entender direito o que levou o artista a tirar a própria vida. Ele foi encontrado na sua residência por seu assistente, enforcado com um cinto, no dia 11 deste mês. Após autópsia e velório, o corpo do artista foi cremado, e suas cinzas espalhadas na Baía de São Francisco.
                Nascido na cidade de Chicago em 1951, Robin McLaurin Williams iniciou sua carreira artística nos anos 1970, tendo conseguido grande fama com suas comédias de stand-up, show de humor em que o comediante atua sozinho no palco, geralmente em pé, contando e interpretando os mais diversos textos de humor. Não demorou para ele conseguir trabalho na televisão e no cinema. Para os fãs dos quadrinhos, ele protagonizou duas produções com personagens clássicos. Em 1980, Williams estrelou Popeye, filme produzido pelos estúdios Disney e Paramount. Dirigido por Robert Altman, o artista encarnou o carismático comedor de espinafre criado por Elzie Crisler Segar em 1929. Apesar de possuir uma boa fidelidade às primeiras histórias em quadrinhos do personagem, boa parte do público já não conhecia estas histórias, conhecendo mais o marinheiro pelos desenhos animados, o que fez com que o filme recebesse críticas por parte da maioria de quem o assistiu. Mesmo assim, a produção rendeu cerca de o dobro de seu custo nas bilheterias. Com seu talento característico, Robin Williams conseguiu representar muito bem o personagem, no único filme com atores que Popeye teve até hoje no cinema. O outro filme foi Hook - A Volta do Capitão Gancho, de 1991, onde Robin interpreta ninguém menos do que Peter Pan, o garoto voador que vivia suas aventuras na Terra do Nunca, ao lado da Fada Sininho, e que nunca queria crescer. Na história, Peter deixou a Terra do Nunca, e acabou se apaixonando por uma jovem, cresceu, casou, e criou uma família, esquecendo totalmente seus dias de aventuras. Mas quando seu velho arquiinimigo, o Capitão Gancho, retorna em busca de vingança pelas derrotas do passado, Peter precisa não apenas redescobrir seu passado como recuperar o seu espírito de aventuras, há muito esquecido quando cresceu e virou adulto. O filme, dirigido por Steven Spielberg, apesar de ter tido uma excelente bilheteria, recebeu um vendaval de críticas, e a Tristar Pictures também não tinha ficado satisfeita com os lucros obtidos, de modo que a produção para muitos foi considerada um fracasso.
                Ao longo de sua carreira, Robin Williams estrelou vários filmes de sucesso, como "Bom dia, Vietnã" (1987), onde ganhou o Globo de Ouro de melhor ator; "Sociedade dos Poetas Mortos" (1989); "Jumanji" (1995); "Aladdin e os 40 Ladrões" (1996), onde fez a voz impagável do Gênio; "Gênio Indomável" (1997), ganhando o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante; entre outros filmes. Seu humor contagiante em cena era sempre bem-vindo, embora na vida real o ator tivesse pouca alegria devido à doença da depressão, chegando a ter problemas com álcool durante algum tempo. Recentemente, o ator tinha se internado em uma clínica para melhorar sua capacidade de manter o foco das atividades, e fazia planos de novos projetos até a véspera de sua morte. Sejam quais forem os motivos que o levaram a tirar a própria vida, o mundo artístico perde um grande nome e um comediante nato. Que Robin Williams possa encontrar agora a felicidade que tanto faltou em sua vida. Sentiremos falta de suas comédias e de seu inegável carisma...



Nenhum comentário:

Postar um comentário