sábado, 30 de agosto de 2014

MORRE DEODATO BORGES, CRIADOR DO FLAMA



                Os quadrinhos brasileiros perderam neste mês de maio um de seus pioneiros. No último dia 25, faleceu Deodato Taumaturgo Borges, aos 80 anos. O artista, que vinha lutando contra um câncer nos rins, acabou não resistindo a uma operação de hemodiálise realizada poucos dias depois de uma cirurgia para retirar um dos rins.
                Nascido em Campina Grande, no interior do Estado da Paraíba, Deodato Borges logo descobriu sua vocação para o jornalismo, tendo atuado tanto na imprensa escrita quanto falada. E foi no rádio, em 1960, que ele criou o Flama, uma série de aventuras vividas pelo personagem-título, que pode ser considerado um dos primeiros super-heróis brasileiros da Paraíba. O Flama era um detetive que usava capa e máscara no combate ao crime, tal qual o famoso herói Spirit, de Will Eisner. Em 1963, o artista lançaria a revista "As Aventuras do Flama", trazendo as histórias do personagem agora em quadrinhos.
                O título impresso, apesar do sucesso da série no rádio, durou pouco: foram apenas 5 edições, lançadas naquele ano. Hoje, são itens de colecionador extremamente raros, de um momento pioneiro da criação de super-heróis brasileiros no mercado editorial nacional, o que pode ser considerado um feito, dadas as dificuldades de se publicar tal tipo de material. Chegou a ser criado até um fã-clube do herói, tamanha sua fama da série de rádio.
                Mas a contribuição de Dedodato Borges para os quadrinhos não se resumiu às aventuras do Flama. Em 1963, nasceu Deodato Taumaturgo Borges Filho, que seguiu os passos do pai na criação de histórias na arte sequencial, e tornou-se um dos desenhistas de maior prestígio do mercado americano de comics atualmente, sob o pseudônimo Mike Deodato Jr., tendo desenhado séries de vários personagens para editoras como a Image (Glory), DC (Mulher Maravilha), e Marvel Comics (Elektra, Hulk, Vingadores, etc), entre outras. Como editor, incentivou vários artistas no ofício dos quadrinhos, entre eles Emir Ribeiro, criador da heróina Velta, abrindo sempre espaço para tiras e hqs nos veículos em que trabalhou na imprensa escrita.
                Deodato foi enterrado no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa. Descanse em paz, velho pioneiro. Todos sentirão sua falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário