sábado, 30 de agosto de 2014

COLEÇÃO STUDIO GHIBLI GANHA SEGUNDO BOX EM SETEMBRO



                Dando prosseguimento a um dos melhores lançamentos do ano no mercado nacional de vídeo, a distribuidora Versátil Home Vídeo, que no mês de maio disponibilizou ao público consumidor a COLEÇÃO STUDIO GHIBLI, com nada menos do que 3 produções do renomado estúdio de animação fundado por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, prepara-se para soltar o segundo box agora no mês de setembro, trazendo mais 3 filmes para o público amante não só das animações nipônicas, mas de qualquer produção animada. Os títulos que compõe o segundo volume são "Porco Rosso", "O Serviço de Entregas de Kiki", e "O Castelo do Céu" (Laputa). Novamente, o segundo box terá opções tanto em DVD quanto em Blu-Ray, e a exemplo da primeira caixa, a venda será exclusiva da Livraria Cultura, parceira da Versátil neste lançamento, estando ambas as versões já disponíveis em pré-venda no site virtual da empresa, no endereço www.livrariacultura.com.br, com previsão de entrega a partir do dia 12 de setembro. A Versátil já tinha anunciado que seria lançado uma segunda caixa ainda em junho, embora à época ainda não tivesse anunciado a data exata de seu lançamento, o que significa que as vendas do primeiro box foram bem-sucedidas.
                Os preços dos boxes são os mesmos de quando foram anunciados para o Volume 1 da coleção: a caixa em DVD terá preço de R$ 99,90, enquanto a versão em Blu-Ray custará R$ 149,90. Apesar do preço meio salgado, vale a pena, pela qualidade do material, e a julgar pelas vendas da primeira caixa, as chances de pintar mais volumes em breve, dando prosseguimento à coleção, são boas. Aliás, segundo depoimento de funcionários da Livraria Cultura, a procura da primeira caixa superou todas as previsões, chegando até a atrasar o envio dos pedidos, muito superiores ao estoque planejado inicialmente, sendo necessária uma reposição para atender a todas as encomendas. Um bom sinal de que este novo volume muito provavelmente também irá ser bem-sucedido na sua aceitação por parte do público consumidor. Para quem não tem a carteira forte, entretanto, há um detalhe ruim: ao contrário do que aconteceu com a primeira caixa, cujos filmes podiam ser adquiridos tanto em box quanto separadamente, desta vez não haverá venda individual dos filmes. Quem quiser adquirir as produções deste Volume 2 só terá a opção de compra do box inteiro, o que pode pesar no bolso de alguns.
                Dos filmes que compõe este segundo box, apenas O Castelo do Céu (Laputa), é inédito no Brasil. Porco Rosso já havia sido lançado em VHS pela distribuidora Flashstar na década de 1990, e O Serviço de Entregas da Kiki já havia sido exibido na TV por assinatura, nos canais da Disney. Por isso mesmo, e para felicidade dos mais nostálgicos, as respectivas dublagens em português destes dois filmes estarão disponibilizadas neste segundo box. Tal como haviam feito com o primeiro box, a exemplo de Nausicaa, Laputa infelizmente não terá opção de áudio em português, dispondo apenas do original em japonês, por ser inédito no Brasil, uma vez que a distribuidora não providenciou a dublagem do filme. Pode-se dizer que é o único ponto negativo do segundo box. Ao menos a Versátil aproveitou todas as dublagens existentes nesta segunda caixa, uma vez que na primeira, o filme "Meu Amigo Totoro" foi disponibilizado apenas com áudio em japonês, sem aproveitarem a dublagem do lançamento em VHS da Flahstar, alegando que a nova versão tinha minutos a mais, quando poderiam ter editado o aúdio existente para suas cenas, deixando em japonês apenas os minutos a mais da nova versão. Todos os filmes terão opção de legendas unicamente em português, extras inclusos.
                Como não poderia deixar de ser, todos os filmes trarão também alguns materiais extras para fazer a felicidade dos fãs do Studio Ghibli: foram anunciados vídeos promocionais (13 minutos), Clipe musical (5 minutos), Trailers japoneses (25 minutos), "O quadro de Ursula" (2 minutos), e uma entrevista com Toshio Suzuki (3 minutos). As versões em Blu-Ray ainda terão mais um extra exclusivo, mostrando os Storyboards originais das produções (num total de 319 minutos). Até o fechamento desta matéria, ainda não haviam sido divulgadas as capas individuais dos filmes, apenas dos boxes, em suas versões DVD e Blu-Ray, mas a julgar pelo excelente trabalho realizado com os filmes da primeira caixa, podemos esperar novamente por um belo visual que fará juz à excelente qualidade do material oferecido.

                Laputa, o "Castelo do Céu", é o primeiro filme "oficial" do Studio Ghibli, tendo sido lançado em 1986. O Serviço de Entregas de Kiki foi lançado em 1989, enquanto Porco Rosso data de 1992. Com este segundo volume, a Versátil já oferece ao público nacional nada menos do que 6 produções do renomado estúdio de animação japonês, e, no que depender das vendas, ainda tem material para lançar confortavelmente mais algumas caixas. Mais adiante, contudo, a tarefa ficará mais complicada, pois algumas produções do Ghibli foram lançadas por outras distribuidoras nacionais, como por exemplo Ponyo (Playarte), O Mundo dos Pequeninos (Califórnia Filmes), e A Viagem de Chihiro (Europa Video). Nada que preocupe no momento, pois ainda há um bom material inédito no Brasil para se trabalhar, e se tudo correr tão bem nas vendas agora quanto nas do primeiro volume, os fãs certamente terão motivos para comemorar o provável anúncio do lançamento de novas caixas no mercado de vídeo. Mais uma vez, a Versátil merece os devidos parabéns pela iniciativa de lançar esta bela coleção de filmes em nosso país, para felicidade de todos aqueles que apreciam uma boa história, seja ela em desenho animado ou não.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário