sábado, 9 de agosto de 2014

"BATMAN - A MÁSCARA DA MORTE" É LANÇADO PELA PANINI



                Além de ser um dos ícones fundamentais do Universo DC, Batman, o Cavaleiro das Trevas, tem sido, ao longo das décadas, protagonista de histórias das mais variadas temáticas e estilos, sendo escrito e desenhado por uma legião de artistas dos mais variados. Neste início deste mês de agosto, os fãs do defensor de Gotham City terão nova oportunidade de ver seu herói com uma abordagem ligeiramente diferente. A Panini está lançando a edição especial BATMAN - A MÁSCARA DA MORTE, que tem como principal destaque o artista criador da história: Yoshinori Natsume, consagrado mangaká autor de várias séries na Terra do Sol Nascente, entre elas, Togari e Kurozakuro, ambas inéditas por aqui.
                Não é a primeira vez que o Cavaleiro das Trevas tem uma aventura criada por artistas japoneses, utilizando o estilo dos quadrinhos nipônicos. Na década passada, o consagrado artista Kia Asamiya, criador de séries como Dark Angel e Nadesico, também criou uma aventura estrelada pelo justiceiro noturno de Gotham City. Essa aventura, inclusive, já foi publicada no Brasil pela Mythos Editora, em 4 edições, que inclusive foram publicadas aqui antes mesmo até dos Estados Unidos. Agora, a situação é invertida: Batman: Death Mask, seu título original em inglês, foi publicada como minissérie de 4 edições em 2008, e apenas agora, praticamente 6 anos depois, é publicada em nosso país.
                A vantagem do leitor brasileiro é que a minissérie está sendo lançada em um volume único, no mesmo formato dos demais mangás em publicação pela editora, no tamanho 12,7 x 18,8 cm, com capa cartão, lombada quadrada, e miolo em papel pisa brite, com cerca de 204 páginas, ao preço de R$ 12,90. Na trama, há um novo assassino à solta em Gotham, que literalmente arranca os rostos de suas vítimas, promovendo um festival de mortes brutais. Ao mesmo tempo, Bruce Wayne experimenta alguns pesadelos incomuns a tantos outros que vê quando dorme, e isso coincide com a chegada de um ambicioso homem de negócios japonês que deseja estabelecer acordos com a nata dos empresários da metrópole americana, e cuja assistente é idêntica a uma jovem mulher que Bruce Wayne conheceu anos atrás. O Cavaleiro das Trevas se vê então assombrado por seu passado, lembrando de quando treinou no Japão e ficou cara a cara pela primeira vez com o lado sombrio de sua natureza, e que agora está encarnado em um perigoso e violento assassino que o herói não consegue decidir se é realmente um homem, um demônio ou uma manifestação distorcida de seu próprio eu! Conseguirá Batman enfrentar o desafio que está à sua frente, e sobrepujar quem, ou o quê está sendo responsável pela onda de mortes que assola Gotham City?
                Yoshinori Natsume declarou que usou referência de vários desenhistas, tanto ocidentais quanto orientais, para definir o estilo de sua arte para a história, e acredita que conseguiu ser bem-sucedido em adaptar seu estilo de arte para a história, que seria publicada originalmente no mercado americano. E, tal como fez Kia Asamiya quando desenho o cruzado embuçado, Natsume também conseguiu criar uma boa ligação entre o Japão e Batman no contexto da história. É, de fato, uma edição interessante para qualquer fã da arte sequencial, seja ou não fã do Batman; onde podemos ver um grande artista dos mangás trazer sua perspectiva única ao personagem da DC Comics, combinando o estilo dos quadrinhos nipônicos e ao mesmo tempo mantendo a essência dos comics do herói. Com a comemoração dos 75 anos de criação do Batman, o lançamento desta edição vem a calhar, e espera-se que a Panini tenha várias outras idéias para novos lançamentos envolvendo o aniversário de criação do personagem criado por Bob Kane. Os leitores certamente irão apreciar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário