sábado, 5 de julho de 2014

TÚNEL DO TEMPO - AGOSTO DE 1996 - II



            Na última sessão "Túnel do Tempo", trouxe a matéria que escrevi em agosto de 1996 enfocando o fenômeno das revistas informativas no Brasil que teve início em dezembro de 1994 com o lançamento da revista HERÓI, cujo sucesso motivou o lançamento de inúmeras outras publicações, para alegria dos fãs de quadrinhos, animes, desenhos animados, seriados, filmes, etc. Mesmo assim, o público leitor ainda ansiava por ver em nosso mercado uma publicação informativa como as que existiam nos Estados Unidos, que deixavam todos os títulos do gênero lançados por aqui parecendo suplementos de revista, e não uma revista propriamente dita, possuindo estrutura e número de páginas muito superior, com cobertura a fundo dos principais momentos e acontecimentos vividos pelo setor. Em agosto daquele ano, os brasileiros enfim teriam a satisfação de ver uma publicação nacional com a qualidade que tanto invejava nos títulos do mercado estadunidense: a Editora Globo, como parte de uma estratégia para reforçar sua participação no mercado de quadrinhos nacional, lançava a edição nacional da WIZARD, considerada à época uma das mais conceituadas revistas informativas do setor de quadrinhos dos Estados Unidos, já conhecida por parte dos leitores nacionais que tinham chance de comprar as edições importadas, à venda nas bancas de determinadas cidades de grande porte. Fiquem agora com o texto que escrevi na época noticiando o lançamento da Wizard nacional, e boa leitura a todos...


A MÁGICA DOS HERÓIS

Chega ao Brasil a mais conceituada revista sobre quadrinhos e tudo ligado ao gênero publicada nos Estados Unidos.

Adriano de Avance Moreno

Capa da edição americana da revista WIZARD: a mais conceituada publicação sobre quadrinhos e tudo ligado ao gênero do mercado estadunidense. E que agora chega ao Brasil.
            Os amantes do gênero super-heróis e quadrinhos em geral que se preparem. Acaba de chegar ao mercado brasileiro a melhor revista especializada sobre o gênero editada nos Estados Unidos: a WIZARD (Magia, em inglês). O lançamento é da Editora Globo, e a edição de estréia já está nas bancas nacionais.
            Em um mercado forte como o americano, tudo o que acontece na indústria dos quadrinhos é devidamente noticiado por publicações especializadas sobre o gênero. É o caso da revista Wizard, que tem como slogan oficial "The Guide to Comics" ("O Guia dos Quadrinhos", em português). É, de fato, a mais conceituada revista do meio, onde também são publicadas inúmeras outras revistas similares, como a Combo, Comics Scene, Advance Comics, entre inúmeras outras.
            Recentemente, o mercado brasileiro viu o surgimento de revistas nacionais destinadas à divulgação das produções de super-heróis e tudo relacionado ao setor, como animação, filmes, quadrinhos, etc (revistas Herói, Animação, Animax, Comics Generation, etc.). Todas publicações de editoras menores do mercado, mas que mostraram existir no Brasil um vasto público em potencial para este tipo de publicação.
            Desde o início do ano já se falava que a revista Wizard teria uma versão nacional, que a princípio seria publicada pela Best News. As negociações, entretanto, não correram bem, mas a Editora Globo, vendo a chance de disputar o novo filão de mercado criado pelas revistas nacionais, aproveitando a estréia dos títulos que licenciou da Image Comics, decidiu entrar na briga, e o resultado está nas bancas.
            A edição nacional é impecável, seguindo o mesmo padrão gráfico da edição original americana. A única diferença mais notada é no número de páginas: enquanto a edição americana tem mais de 200 páginas, a versão nacional tem apenas 100. Mas há uma boa explicação para isso: a edição dos Estados Unidos possui a cotação do mercado de números atrasados das publicações de quadrinhos, onde ao contrário do que ocorre no Brasil, edições antigas valorizam-se com o passar do tempo, dependendo da edição e título, algumas mais, outras menos. Só esta seção tem cerca de 70 páginas completas, o que já explica boa parte da diferença de páginas entre a edição brasileira e a americana.
Capa da edição N° 1 da versão brasileira da WIZARD: estrutura e qualidade da publicação são totalmente fiéis às das edições originais americanas.
            Outro detalhe importante é que a edição americana tem inúmeras páginas de propaganda de quadrinhos das mais diversas editoras do gênero nos EUA, que claramente não seriam utilizados aqui. Por isso, a edição nacional tem o mérito de ser mais "enxuta" do que a original americana.
            Segundo Leandro Luigi Del Manto, editor responsável pela edição nacional da Wizard, a cotação de quadrinhos de revistas brasileiras poderá vir a fazer parte da revista em breve. É só o tempo de se formar um padrão de valor exclusivo para o mercado brasileiro, pois o americano não serve como parâmetro.
            Com este lançamento, a Editora Globo promete causar um rebuliço geral no mercado de revistas especializadas do gênero. A qualidade da nova publicação é excelente, não apenas no visual, extremamente fiel à versão americana, mas também na qualidade das matérias apresentadas, todas de alto nível. E, como não poderia deixar de ser, a revista trará também matérias de produção exclusivamente nacional, focando acontecimentos do mercado de quadrinhos brasileiro, que apesar de não ser tão forte e importante como o americano, tem lá seus momentos que merecem ser devidamente acompanhados e noticiados. Cerca de dois terços da revista deverá trazer matérias traduzidas da versão americana, ficando o restante ocupado por reportagens e textos sobre o mercado brasileiro. Um exemplo é a matéria assinada por ninguém menos do que Mauricio de Sousa contando aos leitores toda a história da criação de seus personagens e de seu estúdio, matéria exclusiva da edição brasileira. Outro material nacional é a seção "Agenda", que traz a divulgação de eventos nacionais ligados ao gênero dos quadrinhos.
            Para completar, a edição de estréia ainda tem uma capa exclusiva produzida por Rogério Cruz, que já desenhou até os X-Men para a Marvel Comics, e que atualmente está desenhando para a editora de Rob Liefeld, a Maximum Press. Além da capa dupla, o leitor também ganha um adesivo da revista para colar onde quiser.

Matéria sobre a minissérie ZERO HORA: reportagem completa sobre os bastidores da história. A qualidade das matérias é de alto nível na WIZARD.

ESTRUTURA DA REVISTA

            Em suas 100 páginas mensais, a Wizard brasileira terá seções fixas, intercaladas com reportagens sobre tudo o que se refere ao gênero dos quadrinhos, sejam super-heróis, infantis, e similares. Entre as seções fixas, temos:
# PALAVRAS MÁGICAS: Seção de cartas para correspondência dos leitores.
# WIZARD NEWS: Um informativo rápido e geral do que anda acontecendo no mundo dos quadrinhos.
# POR DENTRO: Seção onde serão mostrados os bastidores de qualquer assunto importante no gênero dos quadrinhos e similares.
# FANZINE: Indicação de fanzines, publicações amadoras de quadrinhos, de todos os gostos para os leitores.
# CALENDÁRIO: Quaisquer datas importantes relativas ao mês na indústria dos quadrinhos e seus profissionais.
# Q.I.H.Q. : Se você é fera dos quadrinhos, teste seus conhecimentos neste questionário de Quociente de Inteligência de História em Quadrinhos.
# AGENDA: Todos os eventos relacionados ao gênero dos quadrinhos em território brasileiro, mais endereços de gibitecas por todo o país.
# PISTAS DO MÊS: Um resumo geral do que está acontecendo em todas as revistas em quadrinhos editadas no mercado nacional.
# OS 10 MELHORES QUADRINHOS: Cotação das melhores edições, nacionais ou estrangeiras, de um momento recente.
# GUIA DE PREÇOS DOS QUADRINHOS: Cotação de vários títulos importantes na história dos quadrinhos americanos de curiosidade geral.
# VOCÊ MANDA! : Aqui o leitor faz suas opiniões sobre a revista.
# PERFIL: Importantes nomes ligados ao mundo dos quadrinhos relatam sua experiência no setor.
# CURSO DE IMPACTO: Greg Capullo ensina noções de desenho e quadrinhos para os leitores.
# VIDEOTECA: Matérias rápidas sobre filmes relacionados ao gênero dos quadrinhos.
# START GAME: Dicas de lançamento de games.
# ANTENA LIGADA: Notícias de última hora sobre cinema, TV, quadrinhos e animação.
# FALA, JOTA! : Comentários de Jotapê sobre os quadrinhos.
# MAURICIO: Coluna de Mauricio de Sousa, o mais bem-sucedido desenhista nacional de quadrinhos.
            Além de todas estas seções e colunas mensais, há o espaço das matérias especiais. Neste Nº 01, o destaque vai para as reportagens sobre a nova megassaga DC em publicação no Brasil, ZERO HORA; há também os bastidores do conceituado seriado ARQUIVO X; a estréia dos super-heróis da Image Comics no Brasil; a produção do novo desenho animado do Homem-Aranha; os quadrinhos que viraram filmes; além, claro, de entrevistas exclusivas com dois nomes de peso da indústria dos comics de super-heróis americanos: Marc Silvestri, atualmente um dos desenhistas mais conceituados dos EUA; e Stan Lee, que literalmente dispensa apresentações. E a edição ainda traz a cotação dos melhores desenhistas e roteiristas americanos do momento.
            E tudo isso por um preço bem razoável: R$ 4,90. Nem os mais exigentes leitores de quadrinhos poderão reclamar. Se você ainda não é um adepto do gênero dos quadrinhos, em especial das histórias de super-heróis, esta é a hora certa para conhecer este mundo. Basta ir até a banca mais próxima e adquirir a nova publicação. E para quem já é um fâ inveterado do gênero, é a hora de conhecer uma das melhores publicações sobre esta área da indústria do entretenimento existente em todo o mundo.
 
Cotação dos melhores desenhistas e roteiristas de quadrinhos, segundo votação feita pelos próprios leitores da edição americana. Seção também estará presente na edição brasileira.
ATUALIZANDO: Diz o ditado que "tudo que é bom dura pouco", e infelizmente no caso da edição nacional da Wizard publicada pela Editora Globo, isso acabou sendo verdade. Após 15 edições, a revista acabou cancelada pela editora, sem direito nem mesmo a um comunicado de despedida ao público leitor, que só foi saber mesmo que a revista não era mais lançada quando não mais a encontrou nas bancas nos meses seguintes. Segundo Leandro Luigi Del Manto, editor da publicação na época, embora as vendas da Wizard nacional fossem boas, elas não eram suficientes para manter a publicação dentro do esquema de custos da editora, pelo que então a Globo optou por encerrar o título. "A equipe era muito unida e divertida. Havia um ótimo clima de companheirismo entre nós.", afirma Del Manto, sobre o time de profissionais que cuidava da produção da revista na Globo. A Wizard ainda ganharia mais duas versões nacionais posteriormente: primeiro pela editora Hangar 18, que durou apenas um número; e por último pela Panini Comics, que lançou a revista como um título misto de gibi/revista informativa, buscando tornar a publicação mais atraente. Infelizmente, a edição da Panini também foi cancelada, após 53 edições. Mas a primeira edição, lançada pela Globo, ainda é considerada a melhor de todas em termos de qualidade, tanto gráfica quanto de matérias publicadas, e deixou muitas saudades, sendo lembrada com carinho até hoje por muitos fãs da arte sequencial e da cultura pop.



Nenhum comentário:

Postar um comentário