sábado, 12 de julho de 2014

REMAKE DE SAILOR MOON ESTRÉIA NO JAPÃO



Conhecida pela sua diversidade e quantidade de produções feitas anualmente, a indústria de animação japonesa já foi a mais efervescente e criativa do gênero em todo o mundo, conquistando todo o planeta com suas séries, muitas das quais viraram verdadeira mania e febre mundiais, sendo lembradas até hoje por verdadeiras legiões de fãs por todo o planeta. Nos últimos tempos, contudo, a criatividade dos estúdios tem deixado um pouco a desejar, reflexo direto de sua indústria de quadrinhos, os famosos mangás, que nos últimos anos tem experimentado uma certa crise de criatividade, com o surgimento de muitas séries adolescentes que abusando do "fanservice" - leia-se aproveitar-se de um leve erotismo das protagonistas femininas para "apimentar" os roteiros, objetivando atrair mais audiência; e do "moe", termo que pode ser utilizado para demonstrar paixão por personagens femininas fofinhas e agradáveis. Tanto em um caso como no outro, os roteiros ficam deixados em nível secundário, diminuindo drasticamente a qualidade da história em favorecimento do visual da série. E menos qualidade das histórias costuma levar a uma diminuição nos níveis de audiência, que começam a afetar as produções em exibição nas emissoras.
Assim, não é surpresa que algumas produtoras tenham buscado em séries clássicas a inspiração, ou criação, de novas aventuras de personagens cujas séries já se encerraram há um bom tempo, com o objetivo de resgatar os índices de audiência de tempos mais distantes perdidos. E quem mais tem feito uso de personagens antigos é a Toei Animation, o maior estúdio de animação do Japão, que nos últimos tempos lançou uma nova série de TV dos Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya Omega), e acaba de lançar um novo longa-metragem feito em computação gráfica com os personagens; além de ter lançado um novo longa de Dragon Ball Z nos cinemas (A Batalha dos Deuses). E agora, acaba de estrear na Terra do Sol Nascente, a nova série animada de Sailor Moon, a graciosa guerreira lunar com traje de marinheiro, que fez a festa da garotada nos anos 1990 no mundo inteiro, Brasil inclusive. Sailor Moon e suas companheiras guerreiras, Sailor Mercury, Sailor Mars, Sailor Jupiter, e Sailor Venus, estão de volta, para felicidade geral dos fãs.
PRETTY GUARDIAN SAILOR MOON CRYSTAL é o nome da nova série, que não é uma continuação da série original, mas na verdade um remake. O principal diferencial em relação à série animada dos anos 1990 é a fidelidade, prometendo seguir fielmente o mangá original criado por Naoko Takeuchi na primeira metade dos anos 1990, e que recentemente foi lançado finalmente no Brasil, após longa espera por parte dos fãs, estando na 4ª edição de um total de 12 volumes encadernados, e que vem fazendo muito sucesso nas vendas no mercado nacional, mostrando a força das guerreiras lunares quase 20 anos depois da série em anime ter estreado na TV Manchete, em maio de 1996.
A produção original, também de autoria da Toei Animation, estreou em março de 1992, poucas semanas após o mangá ter estreado na revista Nakayoshi, da Editora Kodansha. Como a produção do mangá era mais lenta que a exibição da série de TV, a animação sofreu várias mudanças, ganhando personagens que não existem nos quadrinhos, e muitas histórias inéditas, para "esticar" as aventuras. Além de possuir um traço ligeiramente diferente, outro ponto diferente para o mangá foi a abordagem da série: optou-se por um clima mais descontraído, leve, e por sinal, cômico, em diversos momentos. Mesmo com todas estas mudanças, o anime fez um imenso sucesso, chegando à marca de 200 episódios, divididos em 5 fases, além de um especial de vídeo, e alguns longa-metragens para cinema. Quando estreou no Brasil, mais uma mudança: todos os personagens ganharam nomes "ocidentais", numa estratégia utilizada pela Toei para facilitar a veiculação da série. A produção foi encerrada em 1997, tendo feito sucesso por onde foi exibida.
O sucesso de Sailor Moon não parou com o fim do mangá ou do anime: em 2002, comemorando os 10 anos da série original, as guerreiras ganharam uma produção em live-action, com cerca de 50 episódios e alguns especiais, tendo feito relativo sucesso no Japão. Com o retorno dos Cavaleiros do Zodíaco, que ganharam novas produções animadas nos anos seguintes, começou a se cogitar uma nova produção de Sailor Moon, mas o processo demorou para engrenar devido aos desentendimentos corridos entre a autora Naoko Takeuchi com a Toei e a Kodansha, que só recentemente foram solucionados, podendo-se então retomar os planos. A idéia era aproveitar o aniversário dos 20 anos da série original para o relançamento, mas demorou um pouco mais do que se imaginava. Finalmente, no ano passado, saíram as primeiras informações oficiais garantindo que em 2014 sairia uma nova animação. Os fãs comemoraram a notícia da produção de uma nova animação, depois de tanto tempo. Ficava agora a dúvida de como seria essa nova série das guerreiras lunares.
A princípio, imaginou-se por uma continuação da série original, mostrando novas aventuras de Sailor Moon e suas companheiras. Mas logo confirmou-se que a nova animação começaria do zero, e seria uma adaptação mais fiel ao mangá. As poucas imagens, e depois, amostras de vídeo, foram deixando fãs pelo mundo todo ansiosos. As primeiras imagens do character design mostravam que o traço do novo anime seria mesmo bem próximo do mangá. Ficava a dúvida com relação à história, e ao clima do enredo, para não mencionar a personalidade das heroínas.
Usagi Tsukino é uma jovem de 14 anos, meio preguiçosa nos estudos, chorona e medrosa, que ao cruzar com uma gata chamada Lua, acaba intimada por ela a se tornar uma guerreira para defender a cidade, que está sendo alvo de ataques promovidos por seres malignos que tencionam encontrar o misterioso Cristal de Prata, com o qual pretendem dominar o mundo. Ela teria também a missão de encontrar a Princesa da Lua, e defendê-la com a ajuda de outras guerreiras. Meio sem saber o que pensar, ela já acaba se transformando em Sailor Moon com o broche mágico que ganha de Lua, e antes mesmo que possa respirar direito, já tem que salvar sua melhor amiga de ser atacada por um dos tais monstros. Meio no tranco, a nova heroína vence sua primeira luta, com uma ajuda momentânea do misterioso Tuxedo Kamen, que também está à procura do misterioso Cristal de Prata. O nome "Crystal" no remake já é uma referência à busca pela jóia, que será o foco central da aventura.
Fazendo um bom uso das tecnologias atuais de animação, e mantendo impressionante fidelidade aos quadrinhos, a estréia no último dia 05 de julho na TV nipônica conquistou os antigos fãs e tem tudo para fazer uma nova legião de seguidores, ainda que muitos torçam o nariz para o visual excessivamente esbelto das heroínas, ou não curtam a história original da série, preferindo a adaptação original de 20 anos atrás. O uso de CG na animação nova foi razoável, mas ainda pode ser melhor trabalhado. O primeiro episódio mostra por enquanto pouca diferença em relação à sua versão animada original dos anos 1990, mas já dá para perceber um clima mais sério e possivelmente sombrio para as próximas aventuras. É preciso lembrar que os quadrinhos originais possuem uma carga dramática muito maior do que a vista no anime original, que embora tenha mantido a essência da história, ficou muito leve e talvez até infantil demais, características que prometeram riscar do mapa neste remake, algo a ser conferido nos próximos episódios, quando as heroínas enfrentarem pra valer os inimigos que terão pela frente. Por enquanto estão garantidos 26 episódios, cuja exibição será bissemanal, com 1 episódio novo a cada duas semanas, ao invés da tradicional exibição semanal, como costuma acontecer com as demais séries de TV. Não foi informado se todo o mangá será adaptado, ou se apenas a primeira fase será mostrada. Há uma especulação de que o equivalente à antiga fase "R", a segunda da série original, também esteja inclusa neste remake a princípio. Mas por enquanto não há informação oficial neste sentido. Se Sailor Moon Crystal fizer o sucesso que se espera, muito provavelmente as demais aventuras do mangá também ganharão sua chance no remake. Resta esperar para ver o que eles farão.
A nova série já começou a render frutos: a Viz Media, uma das mais importantes distribuidoras e licenciadoras de anime dos Estados Unidos, já anunciou a compra da nova série, que será lançada no mercado de vídeo americano no momento oportuno, e ao mesmo tempo, também anunciou o relançamento em vídeo de toda a série original, na íntegra, sem os cortes e censuras das versões lançadas anteriormente, e tudo com uma nova dublagem, e com versões tanto em DVD quanto em blu-ray, e com vários extras sendo planejados, para nenhum fã botar defeito.
Nos anos 1990, a série original demorou 4 anos para aportar aqui, e ainda graças ao sucesso de Cavaleiros do Zodíaco, que promoveu um verdadeiro "boom" de animações japonesas na TV brasileira. A série ainda ganhou alguns volumes em VHS e em DVD, mas nunca teve um lançamento completo em vídeo por aqui. A TV Manchete exibiu a primeira fase, mas como entrou novamente em crise financeira, foi preciso esperar o Cartoon Network trazer as fases restantes para se poder assistir o restante da série, que teve uma dublagem totalmente diferente no canal pago em relação à exibição da Manchete. Desta vez, não há nenhuma previsão da nova série estrear em nossas TVs, que ultimamente andam torcendo o nariz para quase qualquer animação, tendo varrido de suas grades a maior parte de sua programação infanto-juvenil. E os canais por assinatura, que tantos animes já trouxeram na década passada, parecem ter criado verdadeira aversão às produções nipônicas nos últimos tempos, a ponto de ignorá-las solenemente. A compensação, porém, vem do serviço de streaming Crunchyroll (www.crunchryoll.com/pt), que já está disponibilizando a série para nosso país na internet, com opção de legendas em português. Do mesmo modo, o site Niconico (www.nicovideo.jp), do Japão, também oferece a opção de exibição em streaming com legendas em mais de 10 idiomas, o nosso incluso. Como a grande maioria dos fãs de animes hoje preferem assisti-los no computador, seja nestes sites de streaming, seja através dos arquivos de fansubbers, pode-se afirmar que as opções do Crunchryoll e Niconico devem satisfazer amplamente tanto os antigos fãs de Sailor Moon quanto os mais novos. No caso do site Niconico, já haviam sido contabilizados mais de um milhão de acessos ao primeiro episódio da nova série, em menos de 4 dias após a estréia, com acessos do mundo inteiro. Um número nada desprezível, e que mostra a força que Sailor Moon ainda possui.
Sucesso mundial, Sailor Moon foi uma série que infelizmente foi mal aproveitada no Brasil no que tange à exibição na TV da maior parte de sua duração, tendo uma divulgação decente apenas quando de sua exibição pela finada Manchete. E com lançamentos capengas no mercado de vídeo, que nunca emplacaram, os fãs ficam a ver navios na esperança de que um dia a série tenha um tratamento decente e um lançamento à sua altura no mercado nacional, como já ocorre em outros países. Ser fã de certas séries no Brasil é complicado, infelizmente. E o futuro, infelizmente, não parece muito animador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário