terça-feira, 3 de junho de 2014

OITAVO HOMEM É O NOVO LANÇAMENTO DA CULT CLASSIC



                Os fãs da animação japonesa parecem ter encontrado parcialmente sua redenção na distribuidora Cult Classic. Depois de lançar nos últimos meses várias séries antigas do Japão, tanto em anime quanto em live-action, este mês está lançando no mercado nacional mais um título dos bons e antigos tempos: Oitavo Homem, nada menos do que o primeiro ciborgue da animação japonesa.
                Baseado na série de mangá publicada na revista Weekly Shonen Magazine criada por Kazumasa Hirai, ainda em 1963 ganhou uma versão em anime, produzida pelo estúdio TCJ, e contou com 56 episódios, exibidos na rede TBS do Japão até o fim de 1964. A publicação do mangá encerrou-se em 1966. Na série, o detetive Azuma é assassinado por uma gangue de criminosos, mas o Doutor Tani, um cientista para o qual trabalhava, transfere seu cérebro para um corpo andróide que ele vinha desenvolvendo, tendo acumulado 7 fracassos até aquele momento. A transferência, contudo, dá certo, e agora Azuma possui um poderoso corpo andróide, possuindo diversas habilidades que passa a utilizar no combate aos criminosos, adotando a alcunha de "Oitavo Homem". Contando com a ajuda do Doutor Tani, o único que sabe de sua nova condição, ao lado do chefe de polícia Tanaka, Azuma retoma sua vida, escondendo de todos a sua nova identidade de super-herói, até mesmo de sua namorada. Muitos anos depois, em 1987, o cineasta Paul Verhoeven criaria Robocop, utilizando um enredo com muitas semelhanças à da história do primeiro ciborgue da animação japonesa. Entre os bandidos enfrentados pelo Oitavo Homem, o principal era o Dr. Demon, um cientista perverso pertencente à organização Intercrime, um grupo criminoso que desenvolvia novas maneiras de cometer roubos e impôr seu domínio do crime organizado onde quer que estivesse. Com os sucessivos planos frustrados pelo herói, o Dr. Demon passa a ter fixação em eliminar o Oitavo Homem, que passa a ter no cientista perverso seu maior inimigo. Entre os poderes do herói estão a capacidade de correr em alta velocidade, usar visão de raios infra-vermelhos (permitindo enxergar no escuro), superforça, além de poder se disfarçar em qualquer outra pessoal, assumindo sua aparência.
                Na década de 1990, surgiu no Japão uma continuação da série, com o surgimento de um novo e atualizado Oitavo Homem, enfrentando gangues de marginais com implantes cibernéticos, abusando da pancadaria e violência extremas. "Eight Man After", como ficou conhecida, teve 4 episódios produzidos diretamente para o mercado de vídeo nipônico, e acabou sendo lançada também no mercado brasileiro de vídeo, através da Mundial Filmes, na febre de animações nipônicas desencadeada em nosso país pela série "Cavaleiros do Zodíaco". Posteriormente, foi relançado em DVD pela distribuidora Mundo Mágico. A série original, contudo, depois de algumas reprises na década de 1970, desapareceu do mapa da TV nacional, ficando apenas na memória daqueles que a assistiram, e que agora terão a chance de rever o material, graças à Cult Classic. A série original, entretanto, tem um ponto ótimo para gerar polêmica nos dias atuais: o herói recarregava suas energias fumando um "cigarro" especial, para recompor suas forças enquanto combatia os meliantes. Eram outros tempos, onde o hábito de fumar era visto de forma diferente dos dias de hoje, conferindo glamour a seus praticantes, enquanto hoje em dia o cigarro cada vez mais sofre o preconceito da sociedade, que vê no produto o que ele sempre foi, uma droga legalizada, diferente de outras como a maconha.
                OITAVO HOMEM - O POLICIAL DO FUTURO - Volume 1, traz os primeiros 28 episódios da série, em preto-e-branco, em 4 discos, com o áudio original em japonês, e opção de legendas em português somente. Exibido na TV Globo no fim dos anos 1960 e início dos anos 1970, sua dublagem em português há muito se perdeu, restando somente alguns trechos em mãos de colecionadores, razão pela qual a distribuidora não providenciou áudio em nosso idioma. O preço desta caixa é o padrão adotado para os lançamentos da distribuidora: R$ 79,90. O restante da série será lançado mais à frente, possivelmente ainda este ano, mas sem data ainda definida pela distribuidora. Uma pena a Cult Classic não investir em uma redublagem, pois aumentaria o alcance da série, restrita ao nicho dos saudosistas e fãs mais ferrenhos da animação japonesa. De qualquer maneira, é um lançamento a ser valorizado pelo público que pede pelo lançamento de séries antigas, sejam elas de que país forem, e que conquistaram seu público nas exibições décadas atrás na TV nacional, em épocas onde nossas emissoras tinham mais critério com suas grades de programação, atualmente entupidas com programas de qualidade pra lá de duvidosa, além de um código hipócrita e cretino chamado "classificação indicativa", onde os moralistas atuais definem o que pode ou não ser exibido no famigerado "horário de proteção à criança", entre outras atitudes que ajudaram a acabar com um monte de programas legais.
                Nos últimos meses, a distribuidora tem feito um bom trabalho de resgate de antigas séries da animação nipônica, lançado Fantomas, Judoca, Pirata do Espaço, além dos live-actions Robô Gigante e Vingadores do Espaço. Esperemos que continue proporcionando bons lançamentos no futuro, para alegria dos fãs saudosos de várias séries clássicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário