segunda-feira, 23 de junho de 2014

EPISÓDIO DE JORNADA GANHA QUADRINIZAÇÃO DO ROTEIRO ORIGINAL ESCRITO PARA A SÉRIE DE TV



                Série de TV mais famosa da história, Jornada nas Estrelas está completando nada menos do que 50 anos de existência. Embora a série tenha estreado oficialmente apenas em 1966 na TV americana, é do ano de 1964 a produção de seu primeiro episódio-piloto, intitulado "The Cage" (A Gaiola, em português), que foi produzido e apresentado apenas aos executivos do estúdio Paramount, que o acharam complicado demais para o público, e exigiram a produção de outro piloto com uma nova história mais simples para que a série pudesse enfim ser aprovada para estrear na TV americana. Criada por Gene Roddenberry, a série original de Jornada durou 3 temporadas, e marcou época por discutir temas delicados escapando da rígida censura em vigor na TV dos Estados Unidos, e a qualidade de suas histórias de ficção científica conquistaram fãs no mundo inteiro. Após o cancelamento da série original, essa popularidade continuou crescendo, com o surgimento de vários fã-clubes, a ponto da série ir parar no cinema, com o lançamento de vários filmes, e ganhar novas produções na TV nos anos 1980, 1990, e 2000, para então retornar novamente aos cinemas, com dois filmes de uma nova releitura das aventuras da série clássica dos anos 1960. E é sobre um dos episódios desta produção de quase 5 décadas atrás que a IDW lançou este mês sua mais nova minissérie de Jornada nas Estrelas em quadrinhos.
                STAR TREK: HARLAN ELLISON'S THE CITY ON THE EDGE OF FOREVER - THE ORIGINAL TELEPLAY será uma minissérie composta de 5 edições mensais, ao preço de US$ 3,99 cada uma. "The City on the Edge of Forever", cujo título em português é "A Cidade à Beira da Eternidade" é considerado o melhor episódio da série original de Jornada, tendo ganho o Prêmio Hugo de ficção científica, além do Writers Guild of America’s Award. Na trama, após sofrer um surto psicótico devido a uma overdose acidental de um medicamento, um alucinado doutor McCoy acaba se teleportando para um planeta desabitado que a tripulação da Enterprise preparava-se para explorar. Seguindo o amigo até a superfície do planeta, para contê-lo e tratá-lo da overdose, Kirk, Spock e mais alguns tripulantes são surpreendidos ao se verem subitamente sem contato com sua nave, após verem McCoy se aproximar de uma estrutura circular de pedra desconhecida, e desaparecer repentinamente dentro dela. Ao se aproximarem da estrutura, esta se apresenta como sendo um portal alienígena do tempo e do espaço, chamado Guardião da Eternidade, permitindo àquele que o atravessar ir para qualquer lugar e época em todo o universo. Eles descobrem que McCoy se transportou para a Terra, na época dos anos 1930, na cidade de Nova Iorque, e imediatamente presumem que seu amigo, inadvertidamente, alterou ao história ao interferir em algum acontecimento ocorrido em nosso mundo naquele tempo. Uma alteração que simplesmente fez com que não apenas a Enterprise, mas a própria Federação Unida de Planetas, nunca viesse a existir. Determinados a encontrar seu amigo, e restaurar a linha temporal, Kirk e Spock embarcam para o passado, onde precisam não apenas encontrar Leonard McCoy, mas também descobrir que fato alterou a linha do tempo. O problema é que a própria intenção deles de restaurar a linha temporal pode muito bem ser até mesmo a origem da interferência que causará sua mudança, e como eles poderão impedir que seus próprios atos desencadeiem o que procuram evitar?
                O roteiro do episódio foi criado por Harlan Ellison, um dos mais renomados escritores de ficção científica. Entretanto, sua história original precisou passar por várias mudanças para ser transformada no episódio da série de TV, o que o levou a se desentender ferozmente com Roddenberry. Pessoa de gênio difícil, Ellison já se desentendeu com muitos outros artistas, e o caso de Jornada é apenas mais um entre tantos outros momentos conturbados de sua carreira de escritor, uma vez que é totalmente contra seus textos sofrerem qualquer modificação. Cientes da fama e da popularidade deste episódio, e pelo fato de sua história originalmente criada possuir vários mudanças e fatos que não foram mostrados no episódio, eis que surgiu o mote para a IDW, atual editora dos quadrinhos de Jornada, enfim trazer para os fãs a história original de "A Cidade à Beira da Eternidade" tal como ela deveria ter sido originalmente exibida, na forma de uma minissérie, cuja primeira edição chegou este mês às comic shops dos Estados Unidos. No roteiro original de Ellison, não é Leonard McCoy que acaba fugindo para o passado, mas outro tripulante da Enterprise, chamado Beckwith, que possui uma característica particular: é um viciado em drogas. Sua fuga e estado alucinado ocorrem por causa da abstinência da droga. A história também possui outros personagens, em especial na parte em que nossos heróis se encontram na Terra durante o período da Grande Depressão, pra não mencionar que passam por um número de apuros bem maior do que na versão que acabou sendo filmada. E agora chegou a chance de os fãs conhecerem na íntegra a história original, e terem a chance de compará-la com o que assistiram.
                A adaptação do roteiro de Ellison para a HQ ficou a cargo de Scott Tipton, e a história terá a arte pintada de J.K. Woodward. As capas terão desenhos de Juan Ortiz, e todas as edições terão opção de uma capa variante. Harlan Ellison supervisionou pessoalmente a adaptação de seu texto para a minissérie, de modo a garantir que o texto não fosse novamente "desvirtuado" na transposição para os quadrinhos, como ocorreu na produção da série de TV. A edição da série ficou a cargo de Chris Ryall, editor-chefe da IDW Publishing, que declarou que "esta vai ser realmente uma aventura de Jornada nas Estrelas diferente de qualquer outra, mesmo para aqueles fãs que têm esse amado episódio memorizado", afirmou, prometendo surpresas no desenlance dos fatos da aventura que os fãs desconheciam totalmente no roteiro original de Ellison. Este, por sua vez, afirma que está muito animado para ver sua história finalmente ganhar vida. "Foi uma imensa alegria em minha longa vida ter trabalhado com Leonard Nimoy, que se tornou meu amigo, e muitos outros em Jornada; e uma alegria igualmente feliz de coração de estar trabalhando com artistas como J.K. Woodward, Scott Tipton e Chris Ryall nesta muito aguardada adaptação da minha (humildemente, digo) brilhante idéia original para uma 'Cidade à Beira da Eternidade'", completou o escritor.
                No Brasil, onde existe uma imensa legião de fãs da série, a Devir Livraria tem lançado recentemente alguns dos materiais de quadrinhos de Jornada publicados pela IDW, geralmente em edições encadernadas trazendo histórias completas, o que alimenta a esperança de que tão logo esta minissérie seja concluída nos Estados Unidos haja a possibilidade de que ela seja lançada no mercado nacional, se não este ano, talvez em 2015, mas por enquanto, não há nada de concreto nesse sentido, apenas uma esperança de que seja lançada aqui, o que certamente faria a felicidade da comunidade trekker nacional. Aguardemos notícias neste sentido, e que as preces dos fãs sejam correspondidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário