quarta-feira, 14 de maio de 2014

PANINI LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL DE HE-MAN



                Um dos heróis mais cultuados dos anos 1980 está de volta ao mercado nacional de quadrinhos. He-Man, o incansável defensor do planeta Etérnia, cuja série animada ganhou o mundo há aproximadamente 30 anos atrás, acaba de ganhar uma edição especial pela Panini Comics, trazendo o material produzido pela DC Comics. HE-MAN E OS MESTRES DO UNIVERSO - ORIGEM, tem 156 páginas, com capa cartonada, em formato americano, pelo preço de R$ 21,90. A edição compila as edições 1 a 6 da minissérie "Origins", publicada em 2012, como parte do projeto da DC, nova editora do herói nos Estados Unidos, de reapresentar o personagem ao público leitor. Completa o material uma história de uma edição especial ligada diretamente aos acontecimentos mostrados.
                Apesar do nome, a história na verdade trata-se de um "reboot" do personagem, e não sua origem propriamente. No início da história, somos apresentados a um jovem loiro, que vive nas florestas do mundo de Etérnia. Seu nome é Adam e ele é apenas um simples lenhador. Desde que consegue se lembrar, ele tem tido uma vida simples na floresta, onde seu mundo resume-se a seu machado e as árvores que corta com ele. Os terrores além dessas fronteiras são apenas sombras distantes para Adam. Até que o surgimento de um falcão estranhamente familiar muda sua vida para sempre, levando Adam a ser assombrado por lembranças de uma vida diferente. Uma vida repleta de heroísmo, perigo, de bravura, e aventura. Procurando respostas sobre esse passado que nunca conheceu, Adam descobre que sua vida pacata é observada por seres que nunca imaginara, e que agora querem impedi-lo de descobrir o que procura e o assombra. Os seres mais perversos e mortais de Etérnia agora estão no encalço do jovem viajante. Homem-Fera. Aquático. Mandíbula. Maligna. E o senhor da escuridão em pessoa… o Esqueleto. Porque Adam não é o que, ou quem, ele acha que é. Dentro de sua solitária alma, o poder de Grayskull aguarda adormecido, um poder que Adam precisará redescobrir para desvendar sua verdadeira identidade, recuperar seus amigos, e libertar seu mundo da tirania da maior ameaça que ele já conheceu…
                É hora de fazer uma grande jornada, e reencontrar vários personagens que há muito não eram vistos. Os roteiros são de James Robinson, com arte de Keith Giffen, com Philip Tan, Pop Mhan e Geoff Johns completando o elenco de artistas reunidos para trazer de volta ao mundo dos quadrinhos as aventuras do poderoso herói. Servindo de novo ponto de partida, a história vai apresentando aos poucos os personagens, tanto heróis como vilões, até o momento decisivo do renascimento de uma lenda da justiça para o povo de Etérnia, e o início de uma nova leva de aventuras. Com algumas edições especiais e esta minissérie que agora chega ao público leitor brasileiro, a DC iniciou em seguida a publicação de uma série regular com He-Man, com um novo panorama que trará grandes mudanças para os antigos fãs. A série atual do personagem ainda está em publicação pela DC Comics nos EUA, e dependendo da aceitação do público por esta edição, é bem possível que a Panini lance uma nova edição futuramente, assim que houver mais material disponível. Aliás, recentemente a DC publicou um cross-over onde He-Man e seus aliados acabam batendo de frente com a Liga da Justiça, em uma aventura que pode decidir os destinos tanto da Terra quanto de Etérnia, um encontro que pode ser lançado por aqui a qualquer momento, nos mesmos moldes desta primeira edição dos Mestres do Universo. O lançamento de edições especiais encadernadas tem sido uma boa iniciativa da editora, lançando neste tipo de edições algumas séries de personagens que andam sem espaço em alguns títulos regulares tanto da Marvel quanto da DC Comics, conseguindo alcançar melhor os fãs específicos destes personagens.
                No caso de He-Man, o formato é muito convidativo por facilitar aos leitores a aquisição da história completa. Uma pena, contudo, que a editora pecou por não apresentar uma releitura da origem do personagem, mas o seu "renascimento". Talvez tenha sido uma maneira de validar todas as aventuras já criadas, o que não deixa de ser válido, mostrando respeito pelo material produzido anteriormente por outras editoras. Vemos que He-Man e Esqueleto já travaram várias lutas, à medida que descobrimos que os sonhos de Adam não são apenas imaginação sua. Mas fica vários mistérios: como a situação chegou naquele ponto? Como Esqueleto virou o jogo e venceu seu maior inimigo? Como He-Man acabou traído por um de seus aliados? De que modo o Castelo de Grayskull, sede dos segredos do Universo, enfim foi tomado pelo nefasto Esqueleto? Perguntas que ficaram sem respostas, pelo menos nestas histórias que estão sendo lançadas no Brasil.
                É a terceira vez que o personagem ganha uma publicação em quadrinhos nas bancas brasileiras. Nos anos 1980, no auge da fama da série animada produzida pela Filmation, He-Man teve 32 edições lançadas pela Editora Abril, com histórias de qualidades variadas. Na década passada, a Panini lançou por aqui uma das minisséries produzidas pela Image, focadas na série animada produzida em 2002. Agora é a vez da mesma Panini trazer novamente aos leitores as aventuras do personagem, e ficar no aguardo do lançamento de mais histórias em futuro próximo. Mesmo depois de 30 anos de criação, He-Man continua mostrando possuir a "força", com muitos fãs que nunca esqueceram as suas aventuras. E que elas continuem firmes na nova série produzida pela DC Comics. Mas melhor ainda será se os fãs brasileiros continuarem tendo acesso a este material. A Panini deu o primeiro passo. Cabe aos leitores e fãs mostrarem que a iniciativa merece ganhar continuações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário