segunda-feira, 5 de maio de 2014

HQM LANÇA COLETÂNEA DA DARK HORSE



                Chegou às bancas nacionais neste mês de abril mais uma bela opção de leitura para quem curte HQs alternativas. A Editora HQM, que nos últimos tempos vem publicando no mercado nacional a série em quadrinhos do famoso seriado Walking Dead, além do material da Valiant Comics, lançou a revista DARK HORSE APRESENTA, uma publicação mensal que traz várias histórias curtas produzidas por diversos autores para a editora americana Dark Horse. Com 84 páginas coloridas, em papel couché e formato americano, a edição tem preço de R$ 12,90, e a princípio, será mensal. A editora ainda pretende avaliar as vendas dos primeiros números para verificar a viabilidade da publicação. Não foi divulgado quantos números serão lançados ainda no período de experiência. Para os leitores, é a chance de conferir vários materiais interessantes, que são lançados pela editora americana Dark Horse em seu título "Dark Horse Presents", no qual a edição nacional se espelha.
                A edição foi lançada com duas opções de capas. Em uma delas, o destaque vai para Concreto, personagem criado por Paul Chadwick, e que estréia a primeira história da publicação. Na outra capa, a chamada é para Xerxes, de ninguém menos do que Frank Miller, ligada à saga dos "300" de Esparta, que já ganharam dois filmes no cinema. Entre os demais materiais apresentados temos histórias dos artistas Richard Corben, Carla Speed McNeil, Harlan Ellison, Howard Chaykin, Mike Mignola, e Michael T. Gilbert. Uma variedade de profissionais nada desprezível, em que pese alguns nomes serem completamente desconhecidos do público leitor nacional. Dos autores do mix desta primeira edição, além de Paul Chadwick e seu personagem Concreto, os únicos nomes conhecidos são do já citado Frank Miller, que em tempos áureos foi responsável pela cultuada minissérie "Cavaleiro das Trevas", que redefiniu a imagem do Batman nos quadrinhos, além de uma excelente fase de histórias do Demolidor, incluída aqui "A Queda de Murdock"; e Mike Mignola, ninguém menos do que o criador de Hellboy, que já teve várias histórias lançadas pela Mythos, que vez ou outra lança algum encadernado com o personagem.
                São todas histórias curtas, com desempenhos variados, sendo que algumas delas precisam de mais capítulos para mostrar a que vieram. A idéia da revista é apresentar um material mais diversificado, e fazer com que o leitor conheça materiais que seriam mais difíceis de serem veiculados em séries próprias, mas trazendo sempre algum material mais conhecido para capitanear a publicação e ajudar a garantir sua viabilidade comercial, como foi o caso de Concreto, para exemplificar nesta edição de estréia, além de Xerxes, e de uma história produzida por Mignola. A idéia é combinar materiais de autores conhecidos com novos nomes na área, e ampliar o leque de opções disponíveis para publicação. Resta saber se o título vai ter chance de vingar por aqui, e se o leitor terá a paciência necessária para fazer as histórias apresentadas deslancharem e conquistarem seu espaço.
                A idéia de uma revista coletânea para apresentar novos materiais ao público leitor e explorar personagens mais "alternativos" e de qualidade não é novidade no mercado nacional, que volta e meia já viu outras revistas lançadas neste tipo de conceito. O mais recente lançamento ocorreu no ano passado, quando a Mythos Editora lançou a revista "Dredd Megazine", título mensal, em formatão, trazendo vários materiais da conceituada revista inglesa 2000AD, com destaque para o Juiz Dredd, o personagem mais conhecido por estas bandas. Tendo Dredd como âncora, a revista trazia várias histórias de outros personagens e autores, boa parte deles desconhecidos por aqui. Após um período experimental de 6 edições, em que a Mythos avaliou os resultados de vendas, a revista mostrou que havia um público leitor interessado nas histórias suficiente para sustentar a publicação, e ela continua até o momento firme nas bancas nacionais, já completando 12 edições, para alegria de quem quer curtir quadrinhos fora do binômio "comics" e "mangá".
                A iniciativa da HQM é mais do que bem-vinda, por ampliar a oferta de quadrinhos disponíveis no mercado nacional, e oferecer um material que há tempos era ignorado por aqui. A Dark Horse é uma das principais editoras de quadrinhos do mercado americano, situando-se abaixo apenas da Marvel e da DC Comics, e num nível superior na qualidade de seus materiais em relação à Image, tendo publicado quadrinhos de várias séries de cinema, entre as quais Indiana Jones, Exterminador do Futuro, e Guerra nas Estrelas (Star Wars). A publicação de seus materiais no Brasil, entretanto, sempre foi meio irregular, ficando mais focado em minisséries. Em tempos recentes, os quadrinhos de Star Wars tiveram um bom tempo de publicação regular nas bancas nacionais, pela Pixel, mas a publicação acabou encerrada, sem mostrar todo o vasto repertório produzido pela editora americana nos últimos anos. A revista possui excelente qualidade gráfica, o que compensa o preço de R$ 12,90, e num momento onde os leitores perdem uma opção de leitura com o cancelamento da revista Vertigo, pela Panini, após 51 edições, com seu excelente material adulto, este lançamento da HQM transforma-se desde já em uma excelente opção de substituição, em que pese as temáticas terem abordagens ligeiramente diferentes, mas ainda assim, capazes de satisfazer amplamente o leitor que busca histórias adultas de quadrinhos.
                O fato da Dredd Meganize estar conseguindo se manter nas bancas pode ser encarado como um sinal positivo para a viabilidade desta coletânea da HQM. Mas, como estamos falando de Brasil, e de um mercado que nem sempre responde da maneira como esperamos, é esperar para ver, e torcer para que tudo dê certo e a Dark Horse Apresenta se fixe nas bancas, trazendo sempre novos materiais para o público leitor, que certamente apreciará a oportunidade de ler novas e variadas histórias em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário