segunda-feira, 14 de abril de 2014

MYTHOS LANÇA LIVRO COM AS ARTES DE ALEX ROSS



Os amantes da arte do desenhista Alex Ross tem um motivo a mais para comemorar: a Mythos Editora, através do selo Mythos Books, lançou no mês passado no mercado editorial brasileiro uma edição especial dedicada aos belos trabalhos desenvolvidos pelo artista, que causou tremendo impacto no meio dos quadrinhos devido à sua bela arte pintada produzida para a minissérie "Marvels", lançada em 1994 nos Estados Unidos, e que se tornou um dos artistas mais requisitados do mercado de lá para cá, quando o assunto são minisséries e especiais, além de capas alternativas para diversos títulos.
A ARTE EXPLOSIVA DE ALEX ROSS é uma edição primorosa e bem-feita. Com capa dura, e miolo em papel de excelente gramatura, o livro possui nada menos do que 328 páginas, todas coloridas, no formato 23,5 x 31 cm, e traz as interpretações pintadas na exuberante arte realista que Alex Ross fez de diversos super-heróis icônicos, que o tornaram um superastro dentro e fora do mercado americano de quadrinhos, ganhando fãs no mundo inteiro. Na esteira de outros livros consagrados de Ross, como Mythologies e Rough Justice, a Dynamite Entertainment teve o orgulho de reunir inúmeras artes do desenhista com os vários personagens que trabalhou nos últimos 20 anos e apresentar o livro "The Dynamite Art of Alex Ross", título original da obra que agora está disponível aos leitores nacionais com o título "A Explosiva Arte de Alex Ross". O livro foi lançado no mercado americano em dezembro de 2.011, e nem é preciso dizer que deixou os fãs malucos com o material apresentado.
Reunindo todas as ilustrações de capas que o artista fez para a editora Dynamite Entertainment, o livro traz vários outros materiais, como esboços, designs, layouts, trabalhos internos e rascunhos a lápis de vários desenhos nunca publicados, e tudo com comentários do próprio Alex Ross sobre cada um destes trabalhos. Sem dúvida, é um livro que não pode faltar na estante de nenhum fã de quadrinhos que se preze!
Mas há um ponto negativo neste lançamento: o preço! Como já tem sido praxe nos lançamentos feitos no mercado nacional nos últimos anos, com relação a materiais deste quilate e qualidade gráfica apresentada, o valor deste livro infelizmente o tornam acessível a muitos poucos leitores: são R$ 149,90, um valor tremendamente elevado para muitos fãs, que lamentavelmente não terão condições de adquirir uma obra tão elaborada. O lançamento, obviamente, é voltado muito mais para livrarias e comic shops, mas tem aparecido também nas bancas de várias cidades. O lançamento deste tipo de material, que nos velhos tempos era apenas uma ilusão por parte de muitos fãs, que sabiam que o mercado nacional não dava importância a este tipo de material, hoje ficam entre a cruz e a espada: comemoram a mudança de postura das editoras nacionais, que passaram a ver os quadrinhos como algo mais do que entretenimento infantil e voltado apenas para "nerds", mas que por outro lado, ao praticarem preços desta magnitude, ao mesmo tempo que reforçam a gama de lançamentos, também ajudam a "elitizar" cada vez mais este mercado, com efeitos potencialmente danosos, ao restringir o alcance destas obras, e não permitir que mais leitores possam conhecer este belíssimo lançamento.
Nem mesmo o pôster/calendário duplo que vem de brinde ajuda a justificar o preço da edição, que é bem elevado se formos levar em consideração livros com tamanho equivalente e número de páginas similar, apresentando a mesma qualidade gráfica e até melhor. É uma obra ímpar para quem é fã de Ross, certamente, mas para muitos pode ser uma oportunidade perdida em razão do alto preço. Para alguns, o jeito será tentar a sorte em sebos futuramente, mas dificilmente alguém que comprar este livro irá se desfazer dele, o que torna a esperança de comprar em segunda mão algo difícil de ocorrer, embora não impossível.
Nascido em 1970, Nelson Alexander "Alex" Ross causou impacto no mundo dos quadrinhos com sua bela arte pintada e ultrarrealista na minissérie MARVELS, publicada em 1994, com roteiros de Kurt Busiek. O sucesso o levou em 1996 a mais um sucesso, a série KINGDON COME - O Reino do Amanhã, no Brasil, que ganhou há pouco tempo uma bela edição de luxo também no mercado nacional, com argumento de Mark Waid. De lá para cá, Ross se envolveu em vários projetos no mundo dos quadrinhos, como a minissérie TERRA X (Marvel). Nos últimos anos, o artista tem sido sempre requisitado para produzir capas alternativas de várias séries de quadrinhos, sempre mostrando sua arte ímpar, com maior frequência para a Dynamite Entertainment. Entre séries e projetos que ele já ilustrou capas e histórias nesta editora estão Red Sonja, Vampirella, Lone Ranger (Cavaleiro Solitário), Buck Rogers, Tarzan, Green Hornet (Besouro Verde), The Phantom (O Fantasma), e Project Superpowers, entre muitas outras séries. Project Superpowers, aliás, ocupa boa parte deste livro, mostrando diversas capas feitas para a série, além de contar com vários esboços de construção dos diversos personagens da saga, como a Mascarada, o Terror Negro, Demônio Desafiador, entre outros personagens, com capítulos dedicados a cada um deles para suas próprias séries solo. Há capítulos dedicados a Kirby - Genesis, ao crossover Vingadores Versus Invasores (parceria entre a Dynamite e a Marvel), à minissérie sobre o Tocha Humana, além da nova série regular do Homem de Seis Milhões de Dólares; Voltron, e também Flash Gordon.
Sem dúvida, um belíssimo material lançado pela Mythos. Uma pena que não tenha sido oferecida uma versão mais econômica para o público leitor menos abastado. Mesmo uma edição com menos qualidade gráfica ainda permitiria que a belíssima arte de Ross fosse apreciada por um número muito maior de leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário